Só de ver a palavra promoção, os olhos de muitas pessoas já começam a brilhar, e o desejo de comprar alguma coisa, atrelada com o valor de compra mais baixo do que o convencional, faz com que na maioria das vezes, ocorra um verdadeiro sucesso de vendas.
E é exatamente isso, que grande parte das empresas buscam, independente de qual for o segmento, seja ele até algo mais específico como a comercialização de outsourcing de impressão, conseguir vender mais e atrair mais clientes, é o sonho de todo empreendedor.
Por este motivo, fazer uma promoção pode ser tão importante para aumentar os números, ganhar popularidade, e tirar seu negócio do marasmo movimentando seu estoque e dando um novo ânimo no seu fluxo de caixa.
Mas é claro que, para isso dar certo, é preciso que sua promoção de vendas seja boa, e tenha um planejamento correto, por conta disso, separamos 5 dicas que vão te ajudar a criar uma boa promoção do zero.
A primeira coisa que você tem que fazer é definir qual será o objetivo principal da sua campanha de vendas, fazer uma promoção só por fazer pode ser algo descartável, é preciso de um incentivo, algo que demonstre ser especial, se não, as pessoas irão se acostumar com o preço baixo sempre.
Você deseja aumentar a publicidade de sua loja? Tem um lançamento de um produto novo? Possui alguma data comemorativa da empresa como aniversário de fundação?Alguma outra sazonalidade? Quer fazer queima de estoque? Voltar os produtos antigos ao destaque? Enfim, todas essas são opções que devem ser analisadas e definidas.
Existem diversos objetivos em uma promoção, só lembre-se sempre de se guiar baseado na meta que você traçou, é através dela que você vai conferir se está tendo resultado ou não e como está sendo o desempenho de suas vendas promocionais.
Antes de começar a colocar tudo pela metade do preço, é preciso saber para quem você quer vender, ou seja, qual será o seu público-alvo. Se você já possui um negócio que trabalha com a emissão do laudo avcb, a anos, talvez já tenha uma base sólida de clientes e de pessoas que consomem produtos e serviços do seu negócio.
Se esse for o caso, você precisa identificar a persona ideal de sua empresa, isso vale também para novos empreendimentos. É preciso que você saiba qual é a faixa etária, sexo, localização geográfica, hábitos de compra, hobbies, gostos pessoais, profissão, educação, e por aí vai.
Quanto mais você analisar e conhecer o público que consome seus produtos de forma geral, melhor você vai conseguir divulgar a sua promoção. É interessante saber em quais canais e veículos essas pessoas estão presentes, talvez em redes sociais? Rádio? Televisão? Enfim, busque estudar e saber exatamente como chegar até as pessoas.
É preciso saber qual o formato de promoção que você irá colocar em prática, existem vários diferentes, como por exemplo compre 1 leve 2, cupom de desconto, desconto progressivo, 10% ou 20% off, e por aí vai. Então é preciso que você defina qual dessas opções você vai escolher para o seu negócio.
Depois de escolhido, você precisa estruturar sua promoção, separar os produtos, e veja um preço acessível tanto para os seus clientes quanto para o seu negócio, nada de fazer loucuras, mas também é preciso colocar um preço atrativo.
Épocas promocionais, tendem a ter um fluxo muito maior de pessoas, até mesmo em produtos mais específicos como detergente clorado, por exemplo, então é preciso treinar muito bem sua equipe, mostrar quais são os produtos promocionais, a abordagem com o público, como irá funcionar os descontos e etc. Colaboradores bem treinados têm mais chance de obter sucesso nas suas vendas.
Também é importante investir na divulgação, lembra quando citamos os canais que seu público-alvo está presente? Então, é nessa hora que você investe e vê exatamente onde você pode fazer propaganda de suas promoções, os canais digitais, como redes sociais, são uma ótima alternativa para divulgação.
Por fim, se você realizou cada etapa que destacamos anteriormente, chegou a hora de sentar, e mensurar os resultados das campanhas. É preciso fazer uma análise detalhista e ver principalmente, se a sua campanha alcançou o objetivo que você determinou lá no começo de nossa jornada.
Caso a resposta seja negativa, é possível fazer algumas pequenas mudanças, como baixar ainda mais o preço, ou estender a promoção por mais alguns dias. Lembre-se de ficar sempre atento, e entenda que mudar e se adaptar faz parte do processo.
Fazer uma boa promoção pode servir para alavancar suas vendas e dar um ânimo novo caso o seu negócio esteja muito parado ou obsoleto, é uma ótima alternativa para movimentar o mercado, e chamar a atenção do público, aumentando suas vendas e gerando um maior faturamento no seu negócio.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.
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