O atendimento ao cliente é um dos pontos mais exigidos dentro de qualquer negócio na atualidade, garantir que aquela pessoa seja bem atendida, suas necessidades sejam cumpridas e todas as suas dúvidas sanadas, é um requisito crucial para qualquer negócio, como aqueles que vendem toldo articulado.
Afinal, oferecer um bom atendimento significa ter um enorme diferencial competitivo, de acordo com pesquisas 87,20% das pessoas já desistiram de uma compra se tiverem mais de duas experiências ruins em relação ao atendimento, enquanto 61% dos clientes acreditam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade de um produto ou serviço.
Isso só reflete o quão crucial é a realização de um bom atendimento ao cliente, mas você sabe como oferecer um? Como fazer com que as pessoas se sintam confortáveis e satisfeitas entrando em contato com sua empresa? No texto de hoje separamos 5 dicas para você conseguir oferecer um bom atendimento ao cliente. Então, vamos conferir!
Quando o assunto é atendimento o cliente sempre deve vir em primeiro lugar, então, para conseguir fornecer a melhor experiência possível, é crucial que você conheça e escute tudo que ele tem a te dizer.
Busque saber quais são as preferências de seus clientes, colete dados que podem ser importantes durante o atendimento, busque escutar suas reclamações, feedbacks ou elogios, quando mais voz você der ao seu consumidor e mais conhecimento dele você demonstrar ter, mais confortável ele se sentirá de abrir uma conversação e passar por um atendimento de alto nível.
Muitas pessoas não querem esperar para receber a resposta sobre uma informação de um produto comprado como um oxigênio medicinal, com um mundo cada vez mais dinâmico, as pessoas querem tudo para ontem, e por este motivo é fundamental estar sempre a disposição.
Conte com a ajuda de chatbots e da inteligência artificial para se colocar à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, isso vai fazer com que os clientes não fiquem esperando e consigam estabelecer uma comunicação constante, se tem uma coisa que irrita os consumidores é demora no atendimento ou indisponibilidade, então busque um atendimento rápido e sempre disponível.
De nada adianta você oferecer um produto X para uma pessoa que quer comprar um produto Y, para que seu atendimento realmente seja bem visto é crucial que ele seja totalmente personalizado, procure saber sobre os gostos pessoais da pessoa e colete dados e informações relevantes sobre ela, isso traz um sentimento de que ela se sinta única e especial.
Além disso, a personalização também ajuda a fidelizar os clientes, quanto mais único for o tratamento que você der para cada usuário, sabendo todas as suas necessidades, desejos e soluções, mais efetivo será o seu atendimento e maior a chance de fidelização.
Um bom atendimento conta com uma equipe por trás para que consiga trazer bons resultados, geralmente, existem vários funcionários de setores até diferentes responsáveis pelo atendimento, então é imprescindível que todos sejam capacitados e muito bem treinados para fornecer o melhor ao seu público.
Invista em treinamentos e faça com que todos os colaboradores conheçam sobre seus produtos e serviços de manutenção de elevadores, por exemplo, também é preciso cobrar inovação, busque por trazer sempre ferramentas novas de atendimento mudando sua dinâmica e chamando a atenção do cliente sempre de formas diferentes.
Por fim, a paciência é uma das maiores virtudes que sua equipe de atendimento precisa ter, por mais estressante que possa ser aquele dia, ou por pior que seja a situação com o cliente, é fundamental respirar fundo, manter a educação e respeito e dar a volta por cima, além disso, como já citamos acima, é sempre importante buscar sair da “casinha”.
Procure por outros canais de comunicação para conversar com seus clientes, seja criativo e proativo no diálogo que você quer estabelecer, quanto mais diferente você for e correr atrás, melhor será seu atendimento.
O que achou do texto de hoje? Acredita que agora pode fornecer um atendimento melhor aos seus clientes? Deixe sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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