O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, sempre que um consumidor realiza uma busca online, ele se depara com uma infinidade de empresas que fornecem uma solução para seu problema. Não importa se a busca é por serviços complexos como painel elétrico industrial ou simples como comprar material escolar.

Sabendo que o público tem à disposição uma grande variedade de opções de escolha, é preciso que as empresas deem a devida atenção para seus processos de atração, retenção e fidelização de clientes.

Talvez você esteja preocupado com o quão complexas são as ações necessárias para melhorar esses resultados no seu negócio. Fique tranquilo, pois é possível gerar resultados positivos com ações simples. acompanhe este artigo e descubra.

ATRAÇÃO

A primeira etapa de um processo de vendas é a atração de clientes, resumidamente o principal objetivo é conseguir leads, ou seja, contatos de consumidores em potencial. Nessa fase podem ser usadas diferentes abordagens, dentre elas:

MARKETING DE CONTEÚDO

É possível explorar a criação de conteúdo para gerar valor para seu público alvo e consequentemente atrair possíveis compradores. Um exemplo prático seria de uma empresa de impermeabilização de lajes que passa a produzir conteúdo sobre seus serviços para as redes sociais.

Pessoas interessadas pelo tema irão criar uma conexão com a empresa aumentando as chances de contratarem ela e não outras, no momento que precisarem do serviço.

ANÚNCIOS

Parte importante para a atração de clientes, porém devem ser realizados a partir de dados concretos e não achismos, portanto é preciso apostar em pesquisa.

Para que seu investimento seja bem aplicado é preciso conhecer seu público alvo e entender seus hábitos, desejos e dúvidas. Dessa forma será possível segmentar os anúncios de maneira assertiva garantindo que impactem pessoas que de fato tenham potencial de compra para seu produto, como porta de aço, por exemplo.

RETENÇÃO

Após atrair os clientes é preciso concentrar esforços para mantê-los engajados e realizando negócios com a marca. Essa fase é importante pois possibilita aumentar a margem de retorno sobre o investimento realizado para a captação do cliente.

Cada modelo de negócio vai encontrar diferentes estratégias de retenção, mas a seguir apresentamos algumas alternativas a serem utilizadas.

PÓS VENDAS

O período pós vendas é fundamental para o processo de retenção do cliente, portanto merece atenção. É preciso lembrar que cada vez mais os consumidores estão em busca de experiências de compra melhores, então invista em ações de pós vendas que gerem impacto positivo no cliente.

ATENDIMENTO

Cada ponto de contato com o cliente é uma oportunidade para obter informações relevantes sobre sua experiência e expectativas. Isso gera material valioso para criar novas soluções e até mesmo novos produtos.

FIDELIZAÇÃO

A fidelização vai um passo além da retenção e nesse ponto o objetivo é fazer com que o cliente se torne um fã de sua empresa, um cliente fidelizado defenderá a marca.

RELACIONAMENTO

Para conseguir fidelizar um cliente não basta ter um ótimo produto ou serviço, lembra que falamos que as pessoas buscam por experiências? É preciso se conectar com os clientes gerando um relacionamento de confiança com eles.

PROGRAMAS DE BENEFÍCIO

As pessoas gostam de sentir-se parte de um grupo exclusivo e de obter vantagens, portanto a criação de grupos vip com acesso a condições diferenciadas, ou então programas de descontos progressivos costumam ser boas estratégias para fidelizar clientes.

Atrair novos clientes na maioria dos casos representa alto investimento por parte das empresas e por isso aplicar estratégias voltadas para retenção e fidelização destes é tão importante para as finanças de uma empresa.


Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.