Falta pouco para que mais um ano seja encerrado, mas antes dele acabar, aproveitar as sazonalidades trazidas pelas festividades do Natal e Ano Novo pode ser uma ótima oportunidade de alavancar as suas vendas, finalizando o ano e começando o outro com o pé direito.
Essa é a época do ano que mais costuma ter movimentação dentro do varejo, são cerca de 100 mil vagas abertas, além de um aumento nas vendas de cerca de 81,9% em determinadas categorias, sendo assim, essa é uma ótima oportunidade de ampliar as vendas na sua loja e fazer sucesso com a comercialização dos seus produtos.
Tudo está propenso para o aumento das vendas, mas para concretizar esse sucesso é necessário ter uma estratégia bem estruturada, não adianta esperar que os clientes sejam atraídos por um Eletroimã gigante sem que você faça nada, é crucial seguir algumas dicas e pensar em algumas estratégias que possam te auxiliar.
E é justamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje, nós separamos 7 dicas para aumentar as suas vendas no final de ano e fazer com que o seu comércio faça sucesso aproveitando ao máximo as sazonalidades, bora conferir como? Então vamos lá!
As sazonalidades de final de ano são cruciais para aumentar as suas vendas, e para aproveitar ao máximo essas datas é sempre interessante montar boas promoções de final de ano que sejam específicas e atrativas para os seus consumidores.
Fique de olho em produtos que estão sendo muito procurados, acompanhe o preço médio da sua concorrência e até mesmo a movimentação mercadológica, procure fazer descontos criados sob medida para atrair novos clientes e fazer com que eles escolham a sua empresa para concretizar uma compra, lembre-se, não seja desesperado, selecione os produtos certos e faça boas promoções conforme as demandas.
O estoque durante o ano é um e em datas sazonais é outro completamente diferente, a demanda tende a ser muito maior durante o final de ano, então o seu preparo deve ser intenso, a sua Impressora fiscal tende a trabalhar muito mais, assim como a movimentação dentro do seu estoque, e cá entre nós, não existe pesadelo maior para uma empresa do que ter todos os seus produtos esgotados e não conseguir vender mais, perdendo clientes e consequentemente, dinheiro com aquilo.
Mas é claro que você também não quer ver seus produtos no estoque acumulados e pegando poeira, certo? Então o meio-termo de tudo isso é justamente o controle consciente do estoque, tome cuidado com os produtos que você compra e armazena, fique de olho no seu fluxo de vendas e tenha total noção daquilo que está acontecendo.
O estoque é uma parte delicada e fundamental dentro das suas vendas de final de ano, então é necessário controlá-lo da maneira correta, com muita atenção, sem excessos ou demandas negativas.
Para conseguir vender mais no final de ano as pessoas precisam entender melhor sobre a sua empresa, conhecer suas ofertas e saber o que você está comercializando, para isso, é necessário criar um bom planejamento de marketing e divulgação de maneira antecipada.
Procure montar campanhas na internet e fazer propagandas de maneira prévia, um ou até dois meses antes, já divulgue suas promoções e mostre mais sobre a sua empresa, invista pesado na sua publicidade e faça com que seu marketing seja incisivo.
Essa é uma parte importante para o aumento das suas vendas, então capriche bastante em todo o seu planejamento e faça com que mais pessoas conheçam a sua empresa e o que você vai vender no final de ano.
Um dos grandes empecilhos para muitos é justamente a jornada de compra nessas datas sazonais, muitas pessoas desistem de comprar em certas lojas devido a suas filas gigantes ou até mesmo por conta da lentidão do site, então procure acabar com essas adversidades, facilite a compra trazendo um ambiente leve e realmente eficaz.
Também fique de olho nos métodos de pagamento, mesmo que você seja daqueles que só possui uma maquininha para vender seu Disco Diamantado, procure ampliar suas opções, aceite Pix, PicPay, transferência, dinheiro, crédito, débito, entre outros, quanto mais diversidade, maior probabilidade de aumentar as vendas.
Encarar as vendas de final de ano não é uma missão fácil e nem deve ser concentrada apenas no líder da empresa, essa é uma missão que deve ser divida em toda a sua equipe, então é necessário um treinamento prévio para atender toda a alta demanda que está por vir.
Treine seus colaboradores, faça com que a equipe de marketing e de vendas estejam em sintonias, explique sobre o aumento da demanda e peça um certo esforço extra durante esse período, o trabalho tende a ser cansativo, a jornada exaustiva, mas ela é recompensadora, então prepare a sua equipe, contrate funcionários temporários caso necessite e esteja pronto para atender uma alta demanda.
Mesmo que as pessoas queiram comprar mais e mais produtos no final do ano, as opções são extremamente variadas, então não basta apenas vender, é preciso se destacar. Para isso, procure trabalhar com vales-presentes e alguns outros elementos considerados atrativos para os seus clientes.
Um vale-presente é uma boa forma de fazer com que as pessoas tenham o que dar para aquela pessoa difícil de ser presenteada, também é interessante montar algumas abordagens de fidelidade, desconto progressivo e até frete grátis.
Procure por algo diferente e que faça com que a sua Chapa De Acm, por exemplo, consiga se destacar da concorrência, quanto mais atrativo você for, maior a probabilidade de melhorar suas vendas.
Por fim, o atendimento é outro ponto que merece um carinho especial nessa época do ano, sabemos que muitas vezes, a demanda acaba sobrecarregando esse setor, mas é necessário saber lidar com isso caso você queira de fato ter sucesso.
Instale chatbots, dobre os números de funcionários, esteja presente em diversos canais diferentes, como e-mail, Whatsapp, redes sociais, chat de sites, telefone e presencialmente, e procure sempre manter uma interação com seus clientes.
O que achou do texto de hoje? Já está preparado para aumentar suas vendas de final de ano? Então comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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