Que empresa não quer aumentar suas vendas? Vender mais é o sonho para qualquer empreendedor que almeja aumentar o seu faturamento e obter resultados de forma muito mais rápida e eficiente, mas, por mais que esse possa ser o principal objetivo, nem sempre ele é fácil de ser alcançado.
Afinal, conseguir vender seus produtos ou serviços não é como realizar o descarte de lixo eletrônico, que costuma sempre ter “data e prazo de validade”, o setor comercial muitas vezes é imprevisível, em um dia você pode vender vários produtos, enquanto é possível ficar uma semana sem praticamente não ter movimento algum na sua loja.
De fato, ninguém quer passar por essa instabilidade, muitas empresas por sinal, querem resultados concretos e que cheguem de forma rápida, sem falsas promessas ou um processo longo. Se você também possui esse desejo, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos algumas dicas para aumentar suas vendas de forma rápida e eficaz, bora conferir? Então vamos lá!
O marketing é na atualidade, a principal estratégia dentro do setor comercial, principalmente quando falamos do digital. Ele é capaz de atrair novos clientes, gerar visibilidade para sua marca, fidelizar consumidores, ganhar autoridade e reconhecimento, e muitos outros fatores imprescindíveis no mundo das vendas.
Ele é crucial para pequenas, médias e grandes empresas, independente do segmento e da forma como atua no mercado, um bom marketing pode estar diretamente relacionado às suas vendas, e quanto mais você investe recursos nessa estratégia, maior a probabilidade de alcançar o sucesso.
O up-sell e o cross-sell são duas estratégias populares para quem trabalha com vendas, o primeiro se baseia em apresentar um produto melhor daquele que foi ofertado, por exemplo, se o usuário procura uma mesa de madeira de 4 lugares, você pode oferecer algo melhor, como uma mesa rustica de madeira de 6 lugares, o preço será mais elevado mas é como se fosse uma evolução daquilo que foi solicitado, sendo benéfico para ambos os lados.
Já o cross-sell ou venda cruzada, se baseia no complemento da venda, no caso anterior, talvez oferecer um conjunto de cadeiras junto com a mesa pode ser uma alternativa atraente para o consumidor. Ambas estratégias, combinadas ou não, possuem uma enorme chance de trazer sucesso.
Se você quiser outro exemplo mais comum de up e cross sell basta lembrar da sua ida ao Mc Donald’s, ao trocar sua bebida média por grande, acabou realizando um up-sell, enquanto complementou seu lanche com uma batata, então ocorreu o cross-sell.
Você não pode se preocupar apenas com o que acontece dentro da sua empresa, é preciso também, ficar de olho na movimentação e nas tendências que ocorrem no mercado externo de forma geral, principalmente na sua precificação.
Fique de olho nos preços que os produtos que você vende estão sendo vendidos pela sua concorrência, saiba se você está sendo justo, se está acima ou abaixo do mercado, muitas vezes o preço pode ser o motivo de suas vendas andarem tão devagar, lembre-se sempre de estar se atualizando.
Quem não gosta de uma promoção? Todo brasileiro adora quando aquela peça de roupa que estava namorando a meses fica com um desconto legal e atrativo, se você quer vender rápido, não existe nada mais eficiente do que realizar ofertas sazonais, uma queima de estoque com produtos que estão parados, aproveitar alguma data comemorativa, ou simplesmente realizar um desconto geral pode te ajudar bastante nas suas vendas.
Outra saída são os famosos brindes e cupons de desconto, levar alguma coisa grátis ou ter um desconto progressivo sempre pode acabar saindo como um atrativo, além é claro de cupons e até mesmo cartão fidelidade, na locação de geradores, quando completar um certo período, o consumidor pode ganhar um desconto ou até mesmo uma locação gratuita, isso sempre incentiva, vende bem, de forma rápida e eficiente.
O atendimento é a chave para aumentar as vendas de qualquer empresa, muitos consumidores se incomodam mais com a forma como são atendidos do que na qualidade ou no preço dos produtos, sendo assim, treine sua equipe, utilize chatbots, e cobre um atendimento totalmente caprichado.
Além disso, também é importante focar nos clientes antigos para fidelizá-los, alguém que já consumiu produtos de sua loja tende a comprar com mais facilidade e de maneira mais eficaz, fora os custos que costumam ser mais baratos, mantenha o contato no pós-venda e sempre procure a fidelização de seus clientes.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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