A tecnologia tem possibilitado diversas mudanças no cotidiano do homem, incluindo na rotina de trabalho. O processo que antes demoraria horas ou talvez dias, vem sendo facilitado por conta dessa evolução, principalmente no setor de vendas.
Por conta disso, uma das ferramentas que tem sido aplicada de forma contínua e tem obtido bons resultados é o bot de vendas, também conhecido como Chatbots. Eles são responsáveis por simular uma conversa humana, facilitando um processo que antes era repetido e cansativo.
Ou seja, um cliente está em busca de informações sobre uma porta corta fogo que precisa comprar, mas não possui tempo disponível para ir até uma loja. Desta forma, opta por usar os canais digitais para tirar essa dúvidas e, por ser perguntas que a loja recebe com frequência, é respondida por chatbot que já possuía a resposta em cadastrado.
No entanto, mesmo sendo considerado como um facilitador do trabalho humano, ainda há dúvidas se deve ou não investir na ferramenta. Pensando nisso, separamos 5 vantagens que irão te convencer a implementar a técnica no atendimento de sua empresa. Confira!
Como cliente sabemos que a qualquer momento podemos ficar interessados em adquirir algo novo ou sair em busca de informações sobre determinado produto. No entanto, as lojas físicas possuem um horário de funcionamento e podem não ser compatíveis com a necessidade do público.
Por conta disso, os chatbots facilitaram muito a relação das empresas com os clientes, visto que o horário de atendimento é 24 horas por dia, sem deixar alguém esperando por horas por uma resposta ou precisarem se locomover até um local que o atendimento seja presencial.
Além disso, através da interação com o cliente, dados podem ser coletados e uma análise pode ser feita em relação ao poder de decisão e satisfação do consumidor. Isso porque durante a conversa o cliente está disposto a responder o que for necessário para que sua dúvida sobre determinado produto, como display de acrílico seja sanada.
Por exemplo, se o consumidor busca um detergente concentrado que seja eficaz na limpeza de automóveis, suas respostas podem ajudar a empresa a entender o que seu maior público são pessoas que trabalham no ramo automobilístico.
Completando a lista temos o aumento da produtividade da equipe. Com os chatbots responsáveis por sanar as dúvidas do consumidor no chat online, os funcionários que antes ficavam boa parte do tempo focados apenas nessa função têm a opção de investir o tempo em outros setores ou em áreas complementares.
Se em uma empresa de bomba centrífuga, que antes deixava todos os funcionários reféns do atendimento, investir nos bots, é possível colocar alguns funcionários em áreas voltadas a finalização de vendas ou até mesmo o setores que complementam o serviço, tudo dependerá do pré-requisitos desejados.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Agora é só colocar em prática. Para saber mais sobre esse e outros assuntos bastas continuar acompanhando nossos conteúdos.
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