Vendas

Como alavancar suas vendas com automação de marketing?

Mesmo com a tecnologia crescendo diariamente a todo o vapor, a automação de marketing ainda é uma estratégia pouco utilizada no mundo inteiro, de acordo com pesquisas, apenas 5% das agências de marketing utilizam esse recurso nos Estados Unidos, enquanto no Brasil, o número cai pela metade. 

Isso mostra que, a empresa que optar por usar essa estratégia, vai ter uma vantagem considerável dentro do mercado, afinal, através dela, realizar a venda de um serviço como manutenção predial, por exemplo, é algo muito mais fácil e efetivo. 

Para quem não conhece, a automação de marketing consiste em tornar tarefas manuais mais práticas e efetivas, e conseguir fazer com que sua empresa monte soluções muito mais escalonáveis e personalizadas, visualizando melhor o seu lead e montando estratégias voltadas para eles. 

Ou seja, através do uso de softwares e plataformas tecnológicas, você consegue obter dados e automatizar todo o seu processo para alcançar as pessoas de forma muito mais efetiva, prática e assertiva. Parece ser interessante, certo? Mas então como alavancar suas vendas utilizando essa estratégia? Bom no texto de hoje, separamos um passo a passo que vai te ajudar nessa jornada, está preparado? Então vamos lá!

Defina a estratégia e as métricas de sua campanha de automação

Se você quer que sua automação de marketing seja bem executada, é fundamental começar com seu planejamento, saiba qual é o objetivo da sua campanha, se quer atrair mais leads ou vender mais seus produtos como faca a laser

Faça uma análise sobre como alcançar as pessoas, de que maneira e qual o tipo de automação você irá implementar dentro do seu processo. Definir a maneira e o objetivo que tudo será executado, é o ponta pé inicial para que essa estratégia de fato gere resultados. 

Escolha o melhor software/ferramenta que se adapte ao que você precisa

Depois de definir todo o seu planejamento saiba qual será a ferramenta ou software que irá utilizar, faça uma pesquisa de mercado e saiba quais são os melhores modelos e opções para o seu negócio, veja quais se adaptam melhor aquilo que você busca tanto em termos financeiros, quanto de funcionalidade e resultados. 

Defina como o lead entrará no seu funil

O terceiro passo é definir qual a forma que o lead entrará dentro do seu funil e fará parte da sua estratégia de automação, ou seja, como uma pessoa fará parte de todo o seu processo, será com alguma interação com a sua empresa? Alguma pesquisa realizada? Uma visita na sua página? Enfim, separe de forma coerente, como a pessoa fará parte da automação. 

Decida como será sua interação e qual o tipo de conteúdo você irá oferecer em cada etapa

Definindo como a pessoa entrará dentro do seu funil, é hora de decidir qual será a interação que sua empresa terá com ele e qual o tipo de conteúdo que estará disponível em cada etapa. Essa é uma das partes mais cruciais em todo o processo de automação, pois é aqui que você define e segmenta melhor, cada pessoa que está dentro do funil. 

Tente personalizar de forma interessante, cada etapa para que a pessoa compre os fios e cabos elétricos que você está disponibilizando, tenha uma abordagem individualizada em cada uma delas, e tente alcançar seu público de maneira assertiva, com o conteúdo já definido e criado, é hora de começar a colocar a mão na massa. 

Implemente o fluxo de nutrição e mantenha seu lead sempre atualizado

Então é exatamente no quinto passo que você começa a colocar sua automação para, de fato, começar a rodar, deixe seus processos rodando automaticamente de acordo com tudo aquilo que você planejou nas etapas anteriores, faça com que, cada uma delas seja executada com maestria e ocorra de acordo com seu pensamento. 

Isso vai fazer com que você mantenha um fluxo de nutrição de seu lead e mantenha todos sempre atualizados, personalizando sua comunicação sem a necessidade de abordar um por um de maneira individual, prática, simples e muito eficaz, fazendo com que você otimize seu tempo e seu dinheiro. 

Meça seus resultados e faça ajustes pontuais

Por fim, meça como estão indo seus resultados e faça ajustes pontuais caso necessário, entenda se estiver ocorrendo qualquer tipo de problema e faça correções, veja se a sua automação está em pleno funcionamento e continue tocando o barco até alcançar os resultados que você tanto planejou. 

Agora que você já sabe como alavancar suas vendas utilizando uma estratégia de automação de marketing, que tal seguir o nosso passo a passo e começar a implementar essa estratégia na sua empresa? Conte para gente nos comentários abaixo o que achou da ideia e não se esqueça de compartilhar esse texto caso tenha curtido, até a próxima. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

Published by
Vanessa Andrade

Recent Posts

Quais mudanças considerar antes de morar com os avós

Morar com os avós pode ser uma experiência enriquecedora, tanto para os mais jovens quanto…

13 horas ago

Por que pensar em proteção antes da decoração?

Ao pensar em transformar um ambiente residencial ou comercial, é comum que a prioridade recaia…

2 dias ago

O efeito das janelas amplas na rotina familiar

As janelas amplas têm se tornado um elemento arquitetônico cada vez mais valorizado em projetos…

2 dias ago

Onde encontrar um fornecedor de Sistemas de Segurança em Campinas?

Campinas é um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil. A cidade, com seus…

2 dias ago

Tudo sobre conexões PEAD: guia completo

As conexões PEAD são componentes essenciais para sistemas de condução de fluidos que exigem resistência,…

2 dias ago

Como transformar estratégia em vendas reais no marketing digital

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing digital não garante vendas automáticas com poucos…

3 dias ago