Vendas

Como alavancar suas vendas com automação de marketing?

Mesmo com a tecnologia crescendo diariamente a todo o vapor, a automação de marketing ainda é uma estratégia pouco utilizada no mundo inteiro, de acordo com pesquisas, apenas 5% das agências de marketing utilizam esse recurso nos Estados Unidos, enquanto no Brasil, o número cai pela metade. 

Isso mostra que, a empresa que optar por usar essa estratégia, vai ter uma vantagem considerável dentro do mercado, afinal, através dela, realizar a venda de um serviço como manutenção predial, por exemplo, é algo muito mais fácil e efetivo. 

Para quem não conhece, a automação de marketing consiste em tornar tarefas manuais mais práticas e efetivas, e conseguir fazer com que sua empresa monte soluções muito mais escalonáveis e personalizadas, visualizando melhor o seu lead e montando estratégias voltadas para eles. 

Ou seja, através do uso de softwares e plataformas tecnológicas, você consegue obter dados e automatizar todo o seu processo para alcançar as pessoas de forma muito mais efetiva, prática e assertiva. Parece ser interessante, certo? Mas então como alavancar suas vendas utilizando essa estratégia? Bom no texto de hoje, separamos um passo a passo que vai te ajudar nessa jornada, está preparado? Então vamos lá!

Defina a estratégia e as métricas de sua campanha de automação

Se você quer que sua automação de marketing seja bem executada, é fundamental começar com seu planejamento, saiba qual é o objetivo da sua campanha, se quer atrair mais leads ou vender mais seus produtos como faca a laser

Faça uma análise sobre como alcançar as pessoas, de que maneira e qual o tipo de automação você irá implementar dentro do seu processo. Definir a maneira e o objetivo que tudo será executado, é o ponta pé inicial para que essa estratégia de fato gere resultados. 

Escolha o melhor software/ferramenta que se adapte ao que você precisa

Depois de definir todo o seu planejamento saiba qual será a ferramenta ou software que irá utilizar, faça uma pesquisa de mercado e saiba quais são os melhores modelos e opções para o seu negócio, veja quais se adaptam melhor aquilo que você busca tanto em termos financeiros, quanto de funcionalidade e resultados. 

Defina como o lead entrará no seu funil

O terceiro passo é definir qual a forma que o lead entrará dentro do seu funil e fará parte da sua estratégia de automação, ou seja, como uma pessoa fará parte de todo o seu processo, será com alguma interação com a sua empresa? Alguma pesquisa realizada? Uma visita na sua página? Enfim, separe de forma coerente, como a pessoa fará parte da automação. 

Decida como será sua interação e qual o tipo de conteúdo você irá oferecer em cada etapa

Definindo como a pessoa entrará dentro do seu funil, é hora de decidir qual será a interação que sua empresa terá com ele e qual o tipo de conteúdo que estará disponível em cada etapa. Essa é uma das partes mais cruciais em todo o processo de automação, pois é aqui que você define e segmenta melhor, cada pessoa que está dentro do funil. 

Tente personalizar de forma interessante, cada etapa para que a pessoa compre os fios e cabos elétricos que você está disponibilizando, tenha uma abordagem individualizada em cada uma delas, e tente alcançar seu público de maneira assertiva, com o conteúdo já definido e criado, é hora de começar a colocar a mão na massa. 

Implemente o fluxo de nutrição e mantenha seu lead sempre atualizado

Então é exatamente no quinto passo que você começa a colocar sua automação para, de fato, começar a rodar, deixe seus processos rodando automaticamente de acordo com tudo aquilo que você planejou nas etapas anteriores, faça com que, cada uma delas seja executada com maestria e ocorra de acordo com seu pensamento. 

Isso vai fazer com que você mantenha um fluxo de nutrição de seu lead e mantenha todos sempre atualizados, personalizando sua comunicação sem a necessidade de abordar um por um de maneira individual, prática, simples e muito eficaz, fazendo com que você otimize seu tempo e seu dinheiro. 

Meça seus resultados e faça ajustes pontuais

Por fim, meça como estão indo seus resultados e faça ajustes pontuais caso necessário, entenda se estiver ocorrendo qualquer tipo de problema e faça correções, veja se a sua automação está em pleno funcionamento e continue tocando o barco até alcançar os resultados que você tanto planejou. 

Agora que você já sabe como alavancar suas vendas utilizando uma estratégia de automação de marketing, que tal seguir o nosso passo a passo e começar a implementar essa estratégia na sua empresa? Conte para gente nos comentários abaixo o que achou da ideia e não se esqueça de compartilhar esse texto caso tenha curtido, até a próxima. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

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Vanessa Andrade

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