Vendas

Como as cores impactam as vendas?

As cores podem despertar diversos sentimentos nos seres humanos. Johann Wolfgang von Goethe foi um estudioso alemão que constatou que as cores têm grande influência nos sentimentos das pessoas e desencadeiam gatilhos mentais. Estes gatilhos podem ser utilizados comercialmente, a fim de impactar vendas. 

Se aplicado ao marketing, todo detalhe pode interferir (de maneira positiva ou negativa) nos resultados de suas vendas. Por isso, o cuidado a ser tomado deve ser o mesmo ao realizar uma dobra de chapa, é preciso ter materiais e estrutura para uma boa execução das tarefas. Confira cores e o que elas proporcionam: 

Amarelo

O amarelo pode significar alegria, sabedoria, otimismo e verão… utilizar essa cor pode transmitir ideias de refrescância, felicidade e melhoria. algumas marcas que utilizam essa cor trazem em seu branding o tom de alegria e diversão, como o Mc Donalds, Snapchat… além disso, como dito anteriormente, a refrescância também é retratada, como é o caso da Lipton, empresa de chás gelados.

Azul

A cor azul transmite tranquilidade, fé, estabilidade, conservadorismo, segurança, limpeza e tecnologia, entre outros. Se a sua empresa tem algum destes valores, utilizar a cor azul faz com que eles sejam transmitidos de forma indireta. 

Algumas marcas como a Oral-b (limpeza), Paypal (segurança), Dell (estabilidade) utilizam esta cor para transmitirem seus ideais. Se você trabalha com segmentos de organização, como Personal Organizer, segurança, como alarmes de monitoramento, ou manutenção, como manutenção predial, a cor azul transmite o que você vende.

Branco

O branco transmite paz, positividade, pureza, simplicidade, limpeza, paz e frio. Por isso, o branco é utilizado em identidades visuais de marcas com esses conceitos e por ser uma cor “limpa” algumas marcas utilizam o branco para estabelecer um contraste com outras cores.

Preto

O preto é o contrário do branco, mas também pode transmitir poder, sofisticação, estilo, elegância, riqueza, mistério, entre outros. As marcas que utilizam o preto querem transmitir, normalmente, poder e sofisticação. 

É o caso da Chanel, grife famosa por suas bolsas e perfumes, traz além de poder e sofisticação, riqueza e elegância. Outra marca com identidade visual na cor preta é a Jaguar. Os carros de alto padrão transmitem  muito poder. 

Utilizar cores relacionadas à mensagem que você deseja transmitir com a sua marca é o primeiro passo para atrair clientes que buscam o que você oferece. Sendo assim, as cores mostram para o seu cliente o que ele precisa e aumenta o potencial de vendas de caixa de pizza personalizada, por exemplo

É como se, mesmo que de uma maneira inconsciente, o seu cliente visse um caminho traçado pela sua identidade visual, ligando a empresa e seus valores. Isso é, um mapa que mostra onde está o que ele procura, assim como um Projeto de instalações elétricas detalha onde estão os pontos de eletricidade de uma construção.

Portanto, utilizar as cores de maneira intencional no seu negócio favorece suas vendas e proporciona uma  filtragem de clientes, além de transmitir de forma mais eficaz o que a sua empresa oferece. Este conteúdo te ajudou? Leia mais sobre vendas e desenvolvimento de identidade visual por aqui! Até mais.

Vanessa Andrade

View Comments

Published by
Vanessa Andrade

Recent Posts

Como a Personalização de Conteúdo Aumenta a Conversão em Campanhas

No cenário competitivo do marketing digital, a personalização de conteúdo emergiu como uma estratégia essencial…

1 semana ago

Link Building para E-commerce: Estratégias que Realmente Funcionam

Nos dias de hoje, ter um e-commerce é apenas o primeiro passo para o sucesso…

1 semana ago

Automação de Marketing para E-commerce: Otimizando a Jornada do Cliente

No mundo digital atual, a automação de marketing se tornou uma ferramenta imprescindível para e-commerces…

1 semana ago

Técnicas de Otimização para Melhorar a Taxa de Conversão no E-Commerce

Nos dias de hoje, a presença digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio,…

1 semana ago

Como Impulsionar a Produtividade e Sustentabilidade na Indústria

Nos dias de hoje, a indústria enfrenta um panorama desafiador, no qual a rentabilidade e…

1 semana ago

Impacto Econômico das Chuvas Fortes: Danos e Recuperação

As chuvas intensas são um fenômeno natural que, embora crucial para a manutenção do equilíbrio…

1 semana ago