Como escolher os melhores canais de venda para o seu negócio

Vender pela internet passou a ser algo extremamente comum nos últimos anos, com o crescimento do mercado digital, o comércio eletrônico tornou- se uma verdadeira tendência, e atualmente, milhares de empresas e novos empreendimentos surgem e fazem sucesso no universo virtual. 

Você pode achar de tudo um pouco na internet, desde algo mais simples até mesmo, algumas estruturas metálicas, esse é considerado um mercado grande que vem se expandindo cada vez mais. 

Mas, antes de você começar a sair vendendo pela web, é preciso conhecer alguns fatores importantes, entre eles, talvez um dos mais fundamentais sejam os canais de venda. 

Os canais de vendas não só são importantes no mundo virtual, como também fazem parte do universo físico, afinal, é preciso conhecer suas opções e saber como e onde veicular seus produtos da maneira mais eficiente possível. 

No texto de hoje, vamos te mostrar como escolher os melhores canais de vendas para o seu empreendimento, bora conferir? Então vamos lá!

Conheça todas as opções dos canais de vendas

O primeiro ponto para escolher os melhores canais de venda para o seu negócio é fazer uma análise criteriosa, e conhecer um pouco mais cada uma das opções disponíveis dentro do mercado.

Em termos de canais de vendas temos dois lados principais: o online e o offline. O primeiro acaba sendo o mais popular, onde se concentram as vendas digitais, entre os mais populares temos o e-commerce, e-mail marketing, marketplace, programa de afiliados, redes sociais e o Google Ads. 

Já o offline são aqueles mais tradicionais, já presentes em empresas mais padronizadas como as que vendem armário de aço 2 portas, entre os canais temos o PDV (Ponto de Vendas), venda direta e o telemarketing. 

Avalie todos eles de maneira individual, conheça e estude sobre cada um, veja seus pontos positivos e negativos e liste aqueles que mais chamaram sua atenção, não esteja presente em todos, mas também, não recomendamos que use um só, cerca de 3 a 5 canais é considerado um bom número. 

Saiba onde o seu público está inserido

Após conhecer todos os canais e opções que você possui é hora de pensar onde o seu público está inserido, de nada adianta escolher um canal que te agrada mas que você não vai conseguir vender justamente pela ausência dos seus clientes dentro dele. 

Procure pelo canal onde as pessoas que consomem seus produtos vão visualizá-los e provavelmente, efetuar uma compra, talvez um público mais jovem esteja focada nas redes sociais ou no e-commerce por exemplo, enquanto mais velho possa se concentrar em um PDV. ou e-mail marketing. 

Estude seu público-alvo e saiba com exatidão quais canais eles ficam disponíveis e que você possa alcançar o sucesso. 

Considere os produtos ou serviços que você vende

Além do público, outra coisa que você deve colocar na balança são os produtos e serviços que você vende, alguns podem ser melhores serem veiculados somente em canais digitais, enquanto outros podem ter uma mescla. 

Dificilmente algum produto será vinculado apenas no offline, porém, verifique quais os meios mais eficientes que você vai ter para vender seus conectores elétricos

Uma loja de roupas, por exemplo, pode utilizar o PDV, divulgação em redes sociais, loja virtual e o Google Ads para fazer sucesso. 

Análise custos e veja o que se enquadra melhor para a sua empresa

Por fim, também é importante levar em consideração os custos, o retorno e o que se enquadra melhor com o perfil da sua empresa. Veja o quanto você gasta mantendo seu canal de venda e se o retorno está sendo positivo para o seu negócio. 

Também fique de olho se aquilo se encaixa com suas estratégias e se os seus produtos combinam com aquele canal, muitas vezes, ele pode ser deslocado e não representar exatamente a mensagem que sua empresa quer transmitir. 

O que você achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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