Como fazer a precificação dos produtos corretamente?

Definir os preços certos para seus produtos pode ser tão complexo quanto usar uma batedeira industrial sem saber como manuseá-la. Um preço baixo nem sempre é o ideal, já que, com isso, o produto pode gerar pouco ou nenhum lucro. 

Da mesma forma, quando um produto tem um preço alto, um varejista pode ter menos vendas e, consequentemente, perder o posicionamento no mercado.

Gestores de qualquer setor devem considerar fatores como: custo de produção, tendências de consumo, metas de receita e preços do concorrente. Porém, mesmo com todas estas variáveis, definir um preço para um novo produto não é apenas matemática simples.

Quer saber mais e melhor a respeito? Então, vem com a gente!

Entenda os custos

Se chegou até aqui, é porque tem interesse em descobrir sua estratégia de preços, certo? Portanto, coloque sua luva de vaqueta e saiba que: você precisará somar os custos que teve para trazer seu produto à loja. 

Precisa saber quanto custa cada unidade para avaliar qual foi o lucro referente aos produtos vendidos.

Se você mesmo criar seus produtos, deve determinar os gastos com as matérias-primas. Então, pergunte-se: 

  • Quanto custa um pacote de determinado material? 
  • Quantos produtos faço com esta quantidade de material? 

Além do mais, leve em consideração o tempo gasto em seu negócio. Alguns custos recorrentes são:

  • Tempo de produção;
  • Embalagem;
  • Materiais promocionais;
  • Envio (principalmente para e-commerce);
  • Custos de curto prazo, como reembolsos e devoluções.

Definir objetivo comercial

Pense no seu objetivo como se fosse um guia de preços da sua empresa, pelo qual você deve ter muito apreço e guardá-lo com cuidado dentro de uma caixa de papelão. Isso o ajudará nas decisões e o manterá na direção certa. 

Pergunte a si mesmo: Qual é o meu objetivo final para este produto? Identifique isso e mantenha sempre em sua mente ao determinar o valor.

Identifique seus clientes

Não adianta apenas identificar uma margem de lucro saudável e não conhecer a fundo as dores e necessidades de seu público alvo. Afinal, seu trabalho árduo será perdido se você não tiver clientes em potencial.

Considere a renda disponível que seus clientes têm. Por exemplo, alguns podem se preocupar mais com a compra de roupas, enquanto outros ficam felizes em pagar um preço maior por produtos específicos.

Encontre sua proposta de valor

O que torna sua empresa realmente diferente? Já se perguntou? Para se destacar entre seus concorrentes, você deve encontrar uma estratégia de preços que reflita seus valores.

Por exemplo, a marca de colchões oferece tais produtos em alta qualidade a um preço acessível. Sua estratégia de preços ajuda a torná-la uma marca conhecida. Tudo porque foi capaz de preencher uma lacuna dentro de um nicho específico.

Estratégias de preços comuns para pequenas empresas

Depois de avaliar e entender os itens acima, vai querer escolher uma estratégia de preços, certo? As estratégias comuns incluem:

  • Preços de custo acrescido;
  • Preços competitivos;
  • Valor baseado em preços;
  • Preço de entrada.

Gostou deste conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM