Dicas para definir as métricas de vendas

Métricas de vendas podem ser definidas como métricas digitais, que são usadas para acompanhar o desempenho da força de venda de uma empresa. Assim, conseguindo obter os resultados, facilitando para que metas e caminhos possam ser estabelecidos.

Como em uma empresa que presta serviços de TI para empresas, que ao definir e estabelecer suas métricas de venda, o acompanhamento e monitoração em relação aos resultados e todas as metas traçadas, conseguiu uma evolução dentro do cenário.

A importância de monitorar os resultados

Ao mensurar seus resultados, é possível verificar se a equipe está se desenvolvendo e, assim, formular ações para atingir as metas. Optando pelas opções e formas de crescimento, através de todos os resultados obtidos por meio desta métrica.

Além disso, essas ferramentas ajudam a sinalizar aos vendedores onde eles podem melhorar seu trabalho para obter resultados eficazes, fazendo com que os vendedores possam observar os principais pontos de melhora e evolução durante todo este processo.

Como em um curso de capacitação online, onde ao utilizar e fazer o uso frequente desta ferramenta, observa-se pontos para que este curso tenha a evolução necessária e consiga alcançar mais clientes e inscritos, para que aconteça da melhor forma possível.

No entanto, existem várias métricas de vendas disponíveis, e é importante saber que cada uma delas foi projetada para analisar um problema nesse processo. Portanto, não é recomendado usar apenas uma.

Assim, tendo a atenção necessária e o conhecimento sobre a maior parte destas ferramentas, para que justamente se faça a melhor escolha ao utilizar o método para o seu negócio ou empresa.

Com isso em mente, as melhores métricas para o seu negócio são aquelas que respondem à sua pergunta. Ou seja, aquelas ferramentas que conseguem trazer a solução para o problema encontrado, fazendo com que a empresa cresça através deste uso.

Entenda o funcionamento das métricas de vendas

Conforme mencionado anteriormente, as métricas de vendas ou KPIs de vendas são ferramentas utilizadas para analisar os resultados de negócios de uma empresa para determinar se as expectativas estão sendo alcançadas. 

Traçando metas através destes dados e visando sempre uma melhora e evolução através de tudo que é observado, destacando pontos de melhora e evolução em diversos setores da empresa ou negócio.

Como uma espécie de backup para empresas, fazendo com que através dos dados e de tudo que é extraído desta plataforma, a empresa se reinvente e, de fato, traga consigo mudanças e metas estabelecidas.

Dessa forma, esses KPIs também ajudam a medir outros pontos no processo de vendas, como receita obtida, número de oportunidades abertas e perdidas, taxas de conversão e muito mais.

Ou seja, fazendo uma análise completa dos mais diversos dados da empresa, gerando cada vez mais resultados positivos e pontos a serem observados, para que se tenha uma melhora nos itens específicos que compõem a empresa.

Assim, tendo um desenho e melhoria de processos, para que justamente faça valer o uso da ferramenta e consiga através de toda a análise, ter uma organização e praticar hábitos que façam a diferença no crescimento constante da empresa.

Portanto, seu uso é parte importante de qualquer planejamento estratégico empresarial, pois somente essas métricas podem medir se a equipe de vendas está produzindo os resultados esperados.

Sendo a análise principal do mercado e conseguindo se obter através de todos os benefícios que a plataforma carrega consigo, algo totalmente diferente do meio em que a empresa está inserida, fazendo com que se tenha destaque e que se torne referência.

Assim, gerando benefícios como um alto nível de uma equipe de vendas, através desta rotação, para que o funcionamento sempre continue o mesmo, além de um sistema de gestão de ativos, entre outros diversos benefícios que está métrica permite a empresa.

Além disso, os números derivados das métricas de vendas ajudam os gerentes a determinar quais pontos e abordagens estão funcionando e quais precisam ser ajustados para melhorar o desempenho da equipe.

Conseguindo através destas possibilidades, estabelecer uma nova forma de trabalho e abordagem no dia a dia da empresa, visando sempre a inovação e o destaque no meio em que a empresa está inserida.

Assim, buscando sempre melhorias e praticidades para o dia a dia, como um cartão de acesso por proximidade, além de toda facilidade para que o empenho e os resultados da equipe sejam obtidos frequentemente de forma positiva.

Em outras palavras, essas métricas são fundamentais para uma boa gestão de vendas, pois fornecem uma visão clara, completa e precisa de como o processo de vendas de uma empresa está evoluindo.

Não abrindo espaço para que dúvidas possam surgir durante esta análise, mostrando clareza e precisão em todo o processo, e em todos os dados obtidos nas mais diversas áreas que compõem a empresa, por exemplo:

  • Os funcionários que trabalham no mezanino de ferro;
  • Os funcionários do RH;
  • Os funcionários da área de comunicação;
  • Os funcionários da área financeira;
  • Entre outros.

Entretanto, é importante reforçar que existem várias métricas de vendas que você pode usar. Cada uma tem um propósito e pode ajudar a empresa de maneira diferente. Desse modo, saber qual delas usar depende do diagnóstico que você deseja ter.

Dicas para definir as métricas de vendas

Dentre as dicas que realmente devem ser utilizadas para que as empresas e os mais diversos negócios possam ver os resultados e toda e melhora em seu dia a dia, podemos citar as principais, que são as seguintes:

Oportunidades criadas

Esta métrica é utilizada para que se tenha ideia de todos os contatos estabelecidos, e os resultados através destes contatos, visando a melhora e eficácia na abordagem da equipe, conseguindo observar através deste ponto a forma de contato com seu público.

Buscando uma melhora e uma crescente para o negócio, estabelecendo contatos que realmente possam ser feitos de uma forma eficaz e que gerem cada vez mais lucros e resultados para a empresa.  

Oportunidade desperdiçadas

Assim como citado, as oportunidades desperdiçadas seguem o mesmo caminho, mas tendo o foco em que a empresa melhore sua forma de abordagem e tenha atenção aos motivos para que estas oportunidades foram desperdiçadas.

Ou seja, buscando uma melhora nestes pontos, para que essas oportunidades possam ser transformadas em potenciais clientes e pessoas que consomem seu negócio.

Ticket Médio

Essa é uma técnica muito utilizada nos mais diversos meios, principalmente para que a empresa tenha em dados quanto cada vendedor rendeu em lucros com as suas vendas ou negócios fechados.

Como em um exemplo prático, pense em uma empresa de detector de fumaça, que ao realizar o ticket médio da empresa, conseguiu ter ideia dos valores e das vendas de cada um que compõe sua equipe, tendo noção de todas as vendas e resultados.

Custo de aquisição por cliente

Está métrica demonstra o quanto um cliente custa para a empresa, levando em consideração todos os investimentos gastos para que este cliente seja alcançado, e para que se ganhe a atenção dele até o momento de efetivação da compra.

Assim, conseguindo trazer diversos fatores à tona, bem como melhorar todo o lado financeiro e a lucratividade da empresa, para que seja retido os gastos e tenha um melhor alcance do cliente neste processo.

Tempo de venda

É importante que se tenha atenção no tempo de venda, para que seja visto o método em que a equipe trabalha, todo o tempo de realização de uma venda e o tempo para que realmente o cliente seja convencido de realizar esta compra e consumir seu negócio.

Mostrando eficácia no processo, ou diversos fatores que podem ser melhorados, para uma abordagem mais objetiva e para um convencimento maior durante todo o processo de vendas do dia a dia.

Retorno sobre os investimentos

Esse cálculo é feito para mensurar os investimentos da empresa, e todo o retorno e vantagens durante todo este processo estabelecido, filtrando todas estas movimentações e ações para que se tenha os retornos planejados.

Ciclo de venda  

Este ponto tem total foco e atenção no cliente, preocupando-se com a forma de abordagem em todo o processo, com os gastos e o tempo investido no cliente e em toda sua movimentação dentro do seu negócio ou plataforma.

Facilitando ao máximo todo este contato, gerando uma conexão e um contato único, tendo ideia realmente de toda intenção e a forma de como o cliente consome seu negócio, demonstrando a importância de alcançá-lo de forma mais prática.

Considerações finais

A utilização das ferramentas e métricas são fundamentais para que se tenham os resultados obtidos em uma empresa, visando sempre uma melhora e a utilização da métrica de forma objetiva e prática.

Portanto, tenha atenção em todas as dicas citadas e faça a utilização da ferramenta certa para o seu negócio, conseguindo de fato alcançar as metas estabelecidas e fazer com que sua empresa se torne referência no meio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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