Há uma máxima do marketing que diz que ele cria necessidades, ou seja, cria o desejo do consumidor de comprar um produto que nem mesmo cogita, que pode ser desde um item de valor significativo, como impressora 3D, ou de custo mais acessível, como um display de acrílico.
Essa espécie de “mágica” acontece por meio de estratégias que visam fazer com que ele seja convencido que precisa de determinado produto ou serviço. Isso tem muito haver com o funil de vendas.
Compreenda o que é e quais as etapas de processo tão difundido no meio de marketing que gera resultados em conversões de venda quando bem desenvolvido. Prossiga a leitura!
O funil de vendas é um recurso de marketing baseado no método de acompanhamento do consumidor quando ele passa pelas etapas até a aquisição de produtos e serviços. Ele se inicia no primeiro contato e após, novas estratégias para estreitar esse relacionamento e possibilitar a conversar.
Além de ser uma tática que ajuda a potencializar as vendas, o funil é também um meio que permite realizar análises do comportamento do consumidor em cada estágio, informações altamente relevantes tanto para a formulação de estratégia de marketing quanto para as equipes de vendas.
O funil é válido para empresas que se relacionam com o consumidor e para organizações que possuem um processo de venda mais lento e complexo, como é o caso de fabricantes de disco de abrasivo, que lidam com outras empresas.
E quais as etapas do funil de vendas? São três:
No topo do funil de vendas os contatos ainda não estão preparados para a compra. É a fase em que há maior quantidade de prospects, mas que ainda não são qualificados.
Esse processo pode ser iniciado com os times de vendas que criam uma lista de contatos para serem abordados e com a criação de estratégias de marketing digital para a captação de leads, os potenciais clientes.
Nessa fase o consumidor já foi abordado por meio de contatos e conteúdos direcionados e tem conhecimento sobre a marca e o que ela vende.
O meio de funil é uma fase bem importante para levar o potencial cliente à próxima etapa. Por isso, é fundamental que ele perceba as vantagens.
Por exemplo, se a empresa é especializada em blister embalagem, item usado no armazenamento de cápsulas de remédios, entre outros, é hora de explorar ao máximo os diferenciais tanto do produto quanto da empresa, como:
Se comparamos com a jornada de compra, outro conceito de marketing, o meio de funil é o reconhecimento e a consideração da compra.
O fundo de funil, mais uma vez se compararmos com a jornada de compra, é a decisão do cliente, a aquisição de fato, já que ele conhece a marca, as vantagens, reconhece a necessidade e valor da compra.
Por essas razões, o fundo de funil geralmente é um processo mais ágil, mas que exige capacidade do time de vendas de convertê-lo em casos de dúvidas e objeções que podem aparecer.
Esse foi o nosso artigo sobre todas as etapas de um funil de vendas. Se gostou compartilhe nas suas redes para que mais pessoas possam entender esse conceito importante para vendas e nos siga para mais conteúdos sobre marketing.
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