Iniciar um e-commerce ou expandir uma loja física para um ambiente virtual é algo que requer muito cuidado e atenção. Infelizmente, muitas pessoas acham que vender online é uma tarefa simples, fazendo com que ela ignore muitas coisas importantes e que poderiam fazer toda a diferença para evitar problemas.
Para entender melhor como isso funciona, imagine uma pessoa que deseja dar uma festa ao ar livre, mas como era em uma época de pouca chuva ela optou por não alugar tendas para eventos. No dia, uma garoa fraca e repentina cai na cidade. Essa simples variação climática é capaz de destruir a decoração, estragar os alimentos e espantar os convidados.
Essa situação hipotética foi levantada para mostrar que a mais simples decisão pode causar impactos negativos se não for avaliada com cuidado. Por isso, o planejamento e a gestão de uma loja virtual nunca devem ser esquecidos, especialmente no que diz respeito às finanças e à logística.
Agora que você já tem essa base, vamos para o que realmente importa nesse conteúdo: como vender mais na internet! Continue acompanhando esse artigo e descubra detalhes para otimizar as vendas!
1. Entenda o seu público-alvo
Não existe venda sem cliente, desse modo, o primeiro passo para aprender a vender mais na internet é conhecendo a parte mais importante de um processo de compra: o consumidor! Para entender o seu público-alvo, é ideal que você colete algumas informações básicas, como idade, sexo, localização, poder aquisitivo, formação educacional, etc.
Ademais, você deverá criar personas, que consistem em personagens fictícios que te ajudarão a entender os hábitos de consumo do público-alvo, bem como encontrar as lacunas deixadas pela sua concorrência, que permitirão que você entenda com mais precisão as dores do seus potenciais clientes e saiba como “tratá-las”.
Um outro jeito eficaz de entender esse tópico é por meio dos 4Cs do marketing: cliente, custo, conveniência e comunicação, que permitirão que você consiga entender o consumidor em sua totalidade e planejar as melhores estratégias para eles, o que fará com que você consiga vender mais na internet!
2. Tenha um site funcional e informativo
Você compraria um forno elétrico de embutir que está caindo aos pedaços? Tenho certeza que não, pois se fizer isso estará comprometendo a sua própria segurança e a de todos que circulam próximo ao local de circulação. Evidentemente, um site não é um equipamento, mas pode impactar na escolha de uma pessoa fechar ou não uma compra!
Sendo assim, se você deseja vender mais na internet, precisa investir na criação de um site funcional, que deverá ser responsivo, se adaptando a qualquer tamanho de tela, rápido, carregando em no máximo dois segundos, e que tenha um certificado SSL, protegendo a troca de informações confidenciais.
Não obstante, ele precisa dispor de um carrinho de compras, facilitando a experiência do cliente, e ser informativo. Sobre esse último item, é fundamental que absolutamente todos os produtos ofertados contem com uma descrição clara, objetiva e verdadeira. Em adicional, um blog de conteúdo com as normas de SEO também pode ajudar muito nas vendas!
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3. Não limite os canais de venda e divulgação
Quer saber como vender mais na internet? Pois bem, nunca limite os seus canais de venda e de divulgação! Se você pesquisar por mesa rústica de madeira ou vários outros produtos no Google ou em qualquer outra ferramenta de busca de sua preferência, verá que existem muitos marketplaces em destaque, como o Mercado Livre, a Amazon e a OLX.
Comumente, essas plataformas são excelentes janelas de divulgação, que podem fazer com que um pequeno negócio tenha mais visibilidade, consiga tráfego qualificado, tenha um baixo investimento e uma excelente taxa de conversão. Em razão desses benefícios, os “shoppings centers virtuais” são recomendados até para quem tem site próprio.
Já com relação à divulgação, é importante que você saiba que não basta se limitar aos canais de venda e achar que está tudo caminhando para obter o sucesso. Um cliente quer saber quem realmente é você e como você atua, o que faz com que a expansão do seu e-commerce para as redes sociais seja indispensável!
Apesar das plataformas de comunicação e interação social serem muito benéficas, é ideal que os populares correios eletrônicos não sejam esquecidos. Apresentando um Retorno sobre Investimento (ROI) de 3800%, o e-mail marketing é uma estratégia que aumenta a confiança do consumidor e fortalece o nome de uma marca no mercado.
Visando provar isso com estatísticas, a Campaign Monitor identificou que o e-mail marketing é 40% mais efetivo para a captação de novos clientes do que outras redes sociais, inclusive o Facebook. Já a Convince & Convert verificou que os consumidores que adquirem produtos promovidos por newsletters gastam 138% a mais. Surpreendente, certo?
4. Não esqueça os anúncios patrocinados
Conseguir vender mais na internet de forma orgânica é muito bom, mas aquele empurrãozinho extra nos negócios também é bem-vindo. É aí que os anúncios patrocinados, que são modelos de publicidade paga que podem ser contratadas em diversas versões, tais como as de:
- CPC (Custo por clique): pagamento feito por cada clique que direciona ao site do anúncio;
- CPM (Custo por impressões): pagamento feito todas as vezes que um anúncio é apresentado, mesmo que o usuário não clique por mais informações;
- CPA (Clique por ação): pagamento feito quando um usuário clica no anúncio e realiza uma ação pré-determinada;
- Entre outros.
Vale ressaltar que os anúncios patrocinados também podem ser solicitados para diferentes plataformas e locais de divulgação. No Google Ads, por exemplo, o cliente tem a opção de anunciar na rede de display, na rede de buscas, no YouTube e no Shopping. Já nas redes sociais as opções são ainda maiores, pois variam de acordo com a plataforma!
5. O atendimento é a alma do negócio
Preste muita atenção na frase a seguir: se você oferecer um péssimo atendimento ao cliente, o cumprimento das quatro dicas anteriores não servem de nada! Ninguém realiza uma compra em dúvida ou em um local em que foi destratado. Sabendo disso, nunca esqueça de estar sempre disposto a tirar as dúvidas específicas dos clientes.
É crucial reforçar que os canais de divulgação, como as redes sociais e o correio eletrônico, podem fazer parte do SAC (serviço de atendimento ao cliente). Não só eles, o telefone e o próprio site do e-commerce também podem ser utilizados. Sobre esse último, a introdução de uma caixa “fale conosco” é a opção mais simples.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.