Quando falamos de marketing e captação de clientes, automaticamente pensamos em criar estratégias para isso, mas há técnicas específicas que ajudam um cliente a conquistar mais público, com o funil de vendas.
No entanto, além do funil tradicional que muitos já conhecem, uma nova forma surgiu para ajudar de uma forma ainda mais assertiva, o funil de vendas em Y.
Por ser algo novo que está ganhando espaço no mercado de forma gradativa, é comum que tenham dúvidas sobre o que se trata. Para isso, preparamos este artigo para ajudá-lo a entender.
O funil de vendas em Y é aquele que envolve duas estratégias de captação de clientes, bastante conhecidas, mas que sempre foram usadas separadamente, o inbound marketing e outbound marketing.
O inbound marketing são as estratégias com foco em atrair e converter clientes, usando o Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais como aliados para trazer os benefícios para sua empresa, como:
Neste caso, podemos usar como exemplo a divulgação da manutenção predial que a empresa oferece. Com o inbound, a campanha focou em mostrar ao público que o serviço único, que apenas a sua empresa oferece esse tipo de experiência.
Já o outbound marketing tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. Ou seja, o foco é a venda e não necessariamente reter esse cliente.
Por exemplo, se você trabalha com a venda de dobra de chapa, serviço que oferece a chapa de aço moldada em diferentes formas, ao invés de você cativar o consumidor explicando que seu material difere dos outros, com outbound seu método de venda é o uso de campanhas promocionais.
Apesar de manter o foco no marketing tradicional, possui alguns benefícios, como:
Agora que você já sabe como diferenciar as estratégias, como colocá-las em prática no funil de vendas em Y? Apesar de serem modalidades distintas, o funil em Y tem a função de unificá-los, conduzidos pelos mesmos times de Marketing e Vendas.
Ou seja, se um projeto de instalações elétricas precisar ser adotado ações de marketing, não precisará ser gerenciado de forma separada, pois elas acabam tendo tratamento semelhante, além de oferecer vantagens.
Neste caso, é importante ressaltar que a união permite focar no aumento do topo do funil de forma contínua, no entanto, é necessário manter de forma precisa o acompanhamento dos resultados. Desta forma, para dar certo é preciso seguir os seguintes passo a passo:
Gostou deste artigo? Esperamos que tenham sido úteis para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.
As transformações na estrutura familiar são cada vez mais frequentes. Mudanças como a chegada de…
Gestão de riscos desempenha um papel crucial ao considerar como abrir offshore nos Estados Unidos.…
Morar com os avós pode ser uma experiência enriquecedora, tanto para os mais jovens quanto…
Ao pensar em transformar um ambiente residencial ou comercial, é comum que a prioridade recaia…
As janelas amplas têm se tornado um elemento arquitetônico cada vez mais valorizado em projetos…
Campinas é um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil. A cidade, com seus…