Vendas

Payback: Como calcular e para que serve?

Se você é investidor ou empreendedor, há dois cálculos que você precisa saber que irá ajudar no dia a dia. O Payback, que em português significa retorno, é o cálculo que permite saber em quanto tempo o seu investimento em gerenciamento de resíduos, por exemplo, levará para se pagar. 

Vamos usar como exemplo a compra de etiquetas adesivas para rotular os produtos de sua empresa. Você retirou do caixa uma quantia para comprá-las, mas quando você irá recuperar este valor? O cálculo dará a resposta para essa pergunta.

Ou seja, a fórmula mostrará quanto tempo os seus lucros levarão para cobrir o valor que foi aplicado anteriormente.  Mas como fazer esta conta? Há formas diferentes para descobrir, são elas: payback simples e o payback descontado.

Para te ajudar, separamos o passo a passo de cada cálculo. Confira:

Payback simples

Se você é iniciante, pode começar com o payback simples, no entanto, ele é uma opção limitada. Essa modalidade não considera variáveis, o que a longo prazo pode interferir no dinheiro. 

Para fazer o cálculo, precisa pegar o valor investido e dividi-lo pelo fluxo médio do período escolhido para a análise (Payback simples = Investimento inicial / Saldo médio do fluxo de caixa no período).

Por exemplo: Sua empresa investiu em uma locação de gerador de energia, no valor total de R$ 15 mil. A previsão é que com o uso da máquina o lucro mensal seja de R$ 3 mil em receita.  

Payback simples = 15.000 / 3.000

Payback simples = 5

Ou seja, com base neste cálculo, a empresa saberá levará cinco meses para o investimento ser pago. Lembrando que se a fórmula for usada bons ganhos mensais, o resultado também será em meses, for feita com base em ganhos anuais, será em anos.

Payback descontado

Diferente do simples, payback descontado adiciona uma taxa de desconto aos lucros, com isso é possível ter um cenário mais real no cálculo. Por considerar os descontos, o prazo que a empresa levará para recuperar o investimento será maior que no payback simples.

Para calculá-lo, é preciso saber de dois novos conceitos: Taxa mínima de atratividade (TMA) e Valor presente líquido (VPL). A TMA é usada como parâmetro de definição da rentabilidade, usando a taxa SELIC como base. E a VPL representa o valor atual do fluxo de caixa, já descontado a TMA.

É importante ressaltar que antes de calcular o payback descontado, como o de uma usinagem de peças, é preciso descobrir o VPL usando a seguinte fórmula: VPL = Fluxo de caixa (FC) / (1 + TMA)¹. Após obter o resultado do cálculo acima, o valor deve ser aplicado à fórmula do payback descontado: 

Payback descontado = investimento inicial / VPL

Lembrando que o cálculo do payback é ainda mais fácil e útil para a empresa quando há ferramentas que ajudam a controlar o fluxo de caixa. Gostou deste artigo? Esperamos que tenham sido úteis para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.

Vanessa Andrade

Published by
Vanessa Andrade

Recent Posts

Quais mudanças considerar antes de morar com os avós

Morar com os avós pode ser uma experiência enriquecedora, tanto para os mais jovens quanto…

13 horas ago

Por que pensar em proteção antes da decoração?

Ao pensar em transformar um ambiente residencial ou comercial, é comum que a prioridade recaia…

2 dias ago

O efeito das janelas amplas na rotina familiar

As janelas amplas têm se tornado um elemento arquitetônico cada vez mais valorizado em projetos…

2 dias ago

Onde encontrar um fornecedor de Sistemas de Segurança em Campinas?

Campinas é um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil. A cidade, com seus…

2 dias ago

Tudo sobre conexões PEAD: guia completo

As conexões PEAD são componentes essenciais para sistemas de condução de fluidos que exigem resistência,…

2 dias ago

Como transformar estratégia em vendas reais no marketing digital

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing digital não garante vendas automáticas com poucos…

3 dias ago