Quando pensamos em vendas automaticamente associamos a resultados, mas para ter um bom resultado é preciso convencer o consumidor de que vale a pena efetuar o negócio. Para isso, existem técnicas usadas para a venda e persuasão do público, que o ajudarão a ter um contato mais efetivo.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que o ajudarão a sair do clichê e causar uma boa impressão. Confira!
Pode até parecer óbvio, mas conhecer o seu produto vai muito além das informações básicas sobre para o que serve e quais os benefícios. Isso porque isso envolve perguntas que o empresário não espera receber e, caso não receba, pode até usar a informação como um diferencial no momento de dialogar.
Suponhamos que sua empresa é especializada em talha elétrica 1000kg, você e o cliente já sabem para o que serve. No entanto, como aquela máquina foi construída e quais materiais foram usados são informações complementares que fazem diferença na divulgação.
Este tópico pode parecer um grande clichê, mas oferecer benefícios vai muito além da compra do produto. O cliente quer um produto de qualidade, mas também quer entender o porquê ele deve escolher o seu.
Neste caso, muitos fatores são considerados, como peso da marca no mercado, os valores da empresa e o atendimento. O principal motivo disso é a preocupação que os consumidores estão sentindo em relação aos impactos sociais.
A terceira e última dica de venda é que você conheça o seu público além dos dados que já possui. Um dos fatores que influenciam na decisão de compra é o cliente perceber que você quer agradá-lo, mas isso não está relacionado à venda em si.
Ou seja, é preciso que você demonstre que o objetivo é deixar o cliente feliz, independente de fazer a compra ou não, mas isso está ligado à primeira dica de persuasão. Por isso, você precisa conhecer o seu consumidor e entender de fato qual é o problema que ele precisa resolver.
Uma dica que todo cliente gostaria de dizer ao vendedor é que ele precisa ouvir mais. No mercado é comum ver pessoas em busca de um número de vendas e isso reflete diretamente na forma em que os consumidores são recepcionados.
Neste caso, o ideal é esconder essa preocupação e mostrar que está ali pronto para ouvi-lo e ajudá-lo. Tente também não contradizer ou interromper a pessoa, isso pode dificultar o diálogo.
Suponhamos que sua empresa venda imã de ferrite e um consumidor passou em sua loja para pesquisar o valor. Ao invés de interrompê-lo diversas vezes, ouça o que ele tem para falar e entenda qual é a necessidade, para assim você oferecer soluções. Para isso, incentive-o a falar e seja atencioso.
A última dica é para persuadir aquele tipo de cliente que ainda tem dúvidas sobre a compra. Desafie-o a dar o seu melhor e tentar independente do resultado, isso o deixará empolgado e provavelmente dará uma resposta positiva.
Por exemplo, a pessoa foi à procura de estruturas metálicas para construir um móvel novo, mas está com receio de não ser um investimento vantajoso por nunca ter feito nada parecido antes. Neste caso, mostre que você o ouviu e entendeu a ideia, e com isso o convença de seguir com o sonho.
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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