Abrir uma empresa no Brasil nunca é uma tarefa fácil, afinal todos estão cientes das burocracias e de toda dificuldade que é investir em seu próprio negócio, desde a documentação até mesmo a administração da empresa, tudo é considerado extremamente delicado e complicado de se lidar.
Porém, por mais que uma empresa de balas personalizadas, por exemplo, possa ser complicada de se empreender, o setor industrial acaba contando com uma leve ajuda dentro do contexto geral, afinal, 65% do PIB vem de serviços, o que faz com que esse segmento seja considerado atrativo por muitos empreendedores.
Por outro lado, sempre encontramos poucas informações para aqueles que desejam começar o seu empreendimento industrial, o que nos faz pensar se realmente vale a pena abrir a sua própria indústria.
Se você também possui essa dúvida instaurada na sua cabeça, nós vamos te ajudar, no texto de hoje vamos mostrar se realizar o empreendimento industrial vale ou não a pena, tenha uma ótima leitura!
Por que empreender no setor industrial?
A primeira dúvida que vem à nossa cabeça e deve ser respondida é: afinal, vale a pena empreender no setor industrial? Essa é uma pergunta que vale a pena ser analisada, pois em um empreendimento comercial ou voltado para os serviços, você tem uma variedade enorme de opções e pode atuar dentro do varejo, com contato direto com o público, enquanto o industrial possui diversas diferenças.
Bom um dos maiores motivos para empreender em uma indústria é justamente a sua importância dentro do mercado, dificilmente um produto será produzido sem passar pelo setor industrial, o que faz com que ele seja relevante e até certo ponto crucial para qualquer negócio.
A procura e o relacionamento entre uma empresa e uma indústria é um dos pontos que mais chamam a atenção, faturar com a venda de uma plataforma niveladora de doca é algo extremamente plausível desde que você tenha as parcerias certas.
O mercado B2B está crescendo e com a retomada econômica pós pandemia, a procura por serviços e pela produção está cada vez maior, então de certa forma podemos afirmar que empreender no setor industrial tem lá suas vantagens, além é claro de uma competitividade ligeiramente menor.
Quais são as diferenças entre o empreendimento industrial e o comercial?
São várias as diferenças entre o um empreendimento industrial e comercial, a primeira é a necessidade da coleta e do tratamento da matéria prima, fator que não precisa ser feito dentro de uma empresa comum, outro ponto a ser levado em consideração é as instalações e a montagem de uma indústria.
Diferente de um negócio que trabalha com algum tipo de serviço como conserto de portão automático, por exemplo, ao abrir uma indústria você precisa conhecer as legislações, questões ambientais e todas as regras da região onde você irá atuar, podendo ser um processo extremamente burocrático que demore até dois anos para ser aprovado.
Por fim, outro fator bem diferente é a forma de vender, afinal, as vendas pelo B2B não serão feitas com divulgações em redes sociais, ou simplesmente esperar o cliente chegar até você, hoje em dia grande parte delas são realizadas de maneira online, onde você negocia todos os detalhes por e-mail.
Afinal, vale a pena fazer um empreendimento industrial?
Bom, depois de tudo isso você deve estar se perguntando, mas e aí, vale ou não a pena fazer um empreendimento industrial? Bom, tudo vai depender de suas vontades, desejos, sonhos e necessidades.
O empreendimento industrial é uma solução diferente e que foge do senso comum do comércio, com um mercado em expansão, crucial dentro da nossa economia, com uma alta procura e até certo ponto, uma concorrência bem menor.
Porém, a burocracia para abrir uma indústria, muitas vezes o monopólio de apenas uma indústria dominar determinado setor e a diferente forma de venda B2B podem influenciar a sua escolha, coloque tudo isso na balança e veja se para você, vale a pena ou não mergulhar nesse mercado.
O que achou do texto de hoje? Acredita que investir em um empreendimento industrial possa valer a pena? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso curtiu, até a próxima!