Você já ficou horas e horas ou até mesmo dias esperando para aquela empresa responder a mensagem que você mandou no chat sobre a válvula de retenção que comprou? A demora foi tanta que você até desistiu e simplesmente queria cancelar a compra, ou a resposta foi cheia de enrolações, falando sobre outros assuntos que não te interessavam naquele momento?
Acredite, isso é algo normal de se acontecer e causa irritação em grande parte do público que busca um atendimento rápido e efetivo.É exatamente aí que entram os famosos chatbots. Eles vem dominando o mercado e se tornando uma ferramenta crucial para a comunicação entre a empresa e o cliente.
No texto de hoje separamos um guia completo para que você entenda o que é o chatbot e como ele funciona, pronto para conhecer mais sobre ele? Então vamos lá! Tenha uma ótima leitura.
O que é o chatbot?
O chatbot é nada mais nada menos do que um software programado para manter uma conversa natural com algum usuário que entre em contato seja por o chat de um site, uma rede social, aplicativos de mensagens ou qualquer outra plataforma digital.
O principal objetivo dos chatbots é estabelecer um atendimento e uma comunicação com o usuário, de uma forma extremamente rápida, prática e assertiva, sendo programado para responder determinadas questões ou até mesmo se adaptar a situações e estabelecer uma conversa totalmente natural com o cliente.
Se você tem uma empresa de descarte de resíduos, por exemplo, pode utilizar os chatbots para responder possíveis dúvidas, que variam desde horário de funcionamento, localização, até mesmo questões mais específicas como a funcionalidade de um serviço, tudo de forma natural e eficiente.
Qual a importância e os benefícios dos chatbots?
Você sabia que mais de 85% das interações entre empresas e clientes são feitas através de máquinas? O atendimento robotizado já se tornou extremamente comum e a tendência é que cresça ainda mais nos próximos anos, isso porque, o contato entre um negócio e o seu público precisa ser efetivo, rápido e agradável.
80% das pessoas afirmam que a comunicação é até mais importante que a qualidade dos produtos e serviços, o que torna quase obrigatório um atendimento limpo e eficaz, que é justamente o que os chatbots podem fornecer dentro de uma empresa.
Através dos chatbots, você consegue estar disponível 24 horas por dia, respondendo todas as dúvidas e estabelecendo um contato em tempo integral, além de ter respostas muito mais objetivas e práticas, sem enrolações, tudo isso colabora de maneira direta para aumentar a satisfação dos clientes.
Além disso, você consegue otimizar todos os seus processos e reduzir os custos, fazendo com que seus funcionários se esforcem em outras áreas mais importantes e menos repetitivas, por fim, ainda consegue ter a escalabilidade no atendimento, podendo lidar com uma demanda muito maior de clientes de forma simultânea sem nenhum problema.
Como o chatbot funciona?
Se você se interessou pelo chatbot e acredita que essa possa ser uma boa estratégia para a sua empresa de envasadora de líquidos, separamos como ele funciona para que você entenda melhor e consiga utilizá-lo com mais efetividade.
Os chatbots funcionam através de uma inteligência artificial e são formados por 3 elementos: o canal onde ele será implementado ( como whatsapp, chat no site e etc), conteúdo ( recursos utilizados na conversa como emojis, textos e arquivos) e software ( o programa que dita as regras da conversa).
Eles não possuem limitações de horários ou mensagens, funcionando 24 horas por dia 7 dias por semana em tempo integral, ele pode atuar apenas através de regras pré estabelecidas, como responder a um comando ou palavra específica ou fornecer opções para que o usuário escolha a melhor ou utilizando a IA, se adaptando a situações da conversa e estabelecendo um diálogo natural e muito mais efetivo.
O que achou do texto de hoje? Acredita que os chatbots podem ser bons dentro do dia a dia da sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto, até a próxima.