Como a inteligência artificial pode ser usada para fornecer experiências mais imersivas

À medida que a tecnologia continua a evoluir, as expectativas do consumidor para a experiência de compra vão se tornando cada vez mais inovadoras, e a inteligência artificial é um bom exemplo nessa questão.

As empresas que querem oferecer aos seus clientes experiências cada vez mais imersivas e personalizadas sabem que a inteligência artificial é a tecnologia ideal para isso.

E isso não é surpreendente, afinal o tamanho do mercado global de tecnologia imersiva foi avaliado em US$ 21,66 bilhões em 2021, e deve atingir aproximadamente US$ 134,18 bilhões até 2030.

Se você quer saber e entender detalhadamente como a inteligência artificial pode tornar a experiência do cliente da sua empresa de empilhadeira elétrica, por exemplo, mais realista, continue lendo este artigo.

O que são experiências imersivas, afinal?

O cenário atual no mundo dos negócios exige cada vez mais ações inovadoras para atrair e captar clientes em potencial e aumentar o engajamento.

Com base nisso, as experiências imersivas são elementos tecnológicos que permitem aos usuários mergulhar em um ambiente virtual ou aumentado, assim como ultrassonografia obstétrica, mas em outros meios, fornecendo assim uma forte sensação de realidade.

Geralmente, esse é um caminho que permite que os consumidores se envolvam totalmente com a marca e aumentem sua satisfação e fidelidade, de forma que se torne até mesmo defensor dela.

Basicamente, as experiências imersivas podem ser estruturadas através de soluções em TI, apresentando uma combinação de tecnologias avançadas, como:

  • Realidade virtual (RV);
  • Realidade aumentada (RA);
  • Realidade mista;
  • Design criativo;
  • Conteúdo imersivo.

Todas essas tecnologias vêm da inteligência artificial e permitem aos consumidores explorar e interagir com a marca de maneira única e gratificante, promovendo uma melhor experiência de compra.

Por exemplo, uma empresa de higienização de estofados pode promover em seu site vídeos e conteúdos em 3D mostrando todo o processo tecnológico de seus serviços, mostrando a tecnologia de ponta utilizada.

Um outro exemplo de experiência imersiva é o uso de óculos de realidade virtual para jogar ou assistir a filmes.

Além desses exemplos, temos a realidade aumentada para visualizar como ficariam os móveis de um ambiente, seja de uma casa ou de um escritório de contabilidade, por exemplo, antes de comprá-los.

Ademais, é uma tecnologia que pode ser utilizada também para mudar as cores das paredes antes de escolher a cor certa, como fornecem várias empresas de tintas.

Isso significa que as experiências imersivas trazem vários benefícios para usuários e empresas, como:

Melhor experiência do cliente

Certamente, esse é o negócio principal obtido com a inteligência artificial e experiências imersivas, porque elas permitem que os usuários se sintam mais engajados e presentes na realidade virtual, aumentando sua satisfação e bem-estar.

E isso funciona tanto para uma empresa de chocolate sem glúten como para uma loja de itens de decoração.

Aprendizado e treinamento aprimorados

Pode ser usado para fornecer treinamento mais eficaz e envolvente que ajuda os usuários a aprender e reter informações com mais eficiência.

Aumento da eficiência e produtividade

Pode ser usado para melhorar os processos de trabalho, como visualizar projetos em AR antes da construção, aumentando a eficiência e produtividade.

Oportunidades de negócios

Abrem novas oportunidades de negócios, como a criação de novos produtos e serviços baseados em realidade virtual e aumentada.

De acordo com uma pesquisa da Accenture Interactive, quase metade dos consumidores pagariam mais por um produto que pudesse personalizar e experimentar por meio de experiências imersivas.

No tópico a seguir, vamos conferir mais algumas das principais tendências incríveis para 2023, assim você pode implementar e estruturar as melhores estratégias de imersão para o seu negócio.

Principais tendências imersivas para 2023

As tendências das experiências imersivas estão mudando constantemente, e cada vez mais promete ser cheio de inovação.

Segundo pesquisas do setor, a tecnologia será a mola propulsora dessa inovação, criando novas formas de oferecer experiências ainda mais personalizadas e diferenciadas aos clientes. As principais tendências incluem:

Personalização em tempo real

A personalização em tempo real permite que as empresas ofereçam experiências altamente personalizadas a seus clientes com base em seus interesses, histórico de compras e preferências.

De acordo com o referido estudo, cerca de 69% dos consumidores dizem que a personalização é importante nas suas decisões de compra.

Um exemplo de empresa que se destaca nesse quesito é a Amazon, que utiliza dados sobre o comportamento do cliente para recomendar produtos personalizados.

Outro exemplo é a Netflix, que usa o histórico de exibição do usuário para recomendar programas e filmes personalizados.

Interação conversacional

As empresas estão usando cada vez mais a interação conversacional como meio de apoiar seus clientes e fornecer informações relevantes sobre seus produtos e serviços.

Essa interação é uma forma de os humanos conversarem com computadores, onde as mensagens trocadas estão na forma de uma conversa comum.

O objetivo é simular uma conversa e permitir que os indivíduos interajam com os sistemas de forma natural e intuitiva, como se estivessem conversando com outra pessoa.

Na tecnologia, a interação conversacional é implementada por meio de chatbots, assistentes virtuais e outras tecnologias de comunicação natural, que podem ser utilizadas em empresas que vendem iluminação para piscina online ou mesmo lojas de roupas.

De acordo com várias pesquisas, cerca de 61% dos consumidores preferem usar um chatbot para responder a perguntas básicas, como status da entrega e informações sobre o produto.

Experiências omnichannel

Uma experiência de cliente omnichannel envolve a criação de uma jornada de compra integrada e consistente para os clientes, independentemente do canal que eles escolherem para se comunicar com sua empresa.

Isso significa que todas as interações do usuário são coerentes e complementares, independentemente de serem feitas por telefone, e-mail, mensagens, chat, redes sociais ou lojas físicas.

Além disso, um estudo da Harvard Business Review descobriu que aproximadamente 73% dos clientes preferem comprar por meio de vários canais.

E uma pesquisa da Invesp concluiu que empresas com fortes estratégias de engajamento omnichannel retêm uma média de 89% de seus clientes em comparação com 33% daquelas com métodos fracos.

A figura mostra as taxas de retenção de clientes para empresas com estratégias omnichannel fortes (89%) e fracas (33%).

Inteligência artificial e automação

Assim como em outras tendências, a inteligência artificial (IA) e a automação serão amplamente utilizadas para personalizar e otimizar a experiência do cliente.

A IA permite que as empresas coletem e processem grandes quantidades de dados para entender melhor o mercado e trazer mais assertividade para a tomada de decisões.

A automação, por outro lado, permite que a inteligência trazida pela IA crie eficiência e qualidade nas interações com os clientes.

Por exemplo, a automação pode ser usada para garantir que as respostas de suporte sejam rápidas e precisas, reduzindo o tempo de espera das chamadas e garantindo consistência nas respostas.

Portanto, uma combinação dos dois permitirá que você economize tempo e recursos e libere seus funcionários e líderes para tarefas mais estratégicas e valiosas.

Design centrado no ser humano

 O design centrado no ser humano é uma abordagem que coloca as pessoas no centro do processo, levando em consideração suas necessidades, desejos e comportamentos ao projetar produtos, serviços e experiências.

De um modo geral, o foco no cliente ajuda a criar soluções que resolvem problemas reais e realmente melhoram a vida das pessoas.

Mas para isso as empresas precisam entender como os clientes se relacionam com seus produtos e serviços e como desejam interagir com cada um deles.

Nesse sentido, a Apple é uma empresa conhecida por seu design centrado no ser humano, que oferece produtos e serviços intuitivos e fáceis de usar, que garantem a satisfação do público e a fidelidade à marca.

Privacidade e segurança

Com preocupações crescentes sobre a privacidade dos dados pessoais, as empresas devem garantir que suas práticas de coleta, armazenamento e uso de informações confidenciais sejam seguras e transparentes.

Independentemente se é uma empresa que fornece sistemas hidráulicos para outras empresas ou uma loja de materiais escolares, é importante garantir essa segurança dos dados dos clientes, principalmente se a empresa utiliza sites para captar dados.

Sem contar que hoje em dia isso se tornou obrigatório de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que foi aprovada em agosto de 2018, mas começou a valer apenas dois anos depois.

Dessa forma, políticas claras de privacidade são essenciais para manter os dados dos clientes protegidos contra vazamentos, invasões e uso não autorizado.

Isso é fundamental para criar confiança com seu público e garantir que eles se sintam seguros ao compartilhar informações pessoais e financeiras em ambientes remotos, especialmente na era digital atual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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