Mix de marketing: as quatro ferramentas de marketing explicadas

O Mix de marketing descreve todas as atividades e medidas que são implementadas para atingir as metas de marketing. O Mix é dividido em quatro subáreas: política de produtos, política de preços, política de praça e política de promoção. 

O objetivo é coordenar essas quatro ferramentas de marketing entre si para alcançar os objetivos principais juntos. Uma vez que os objetivos tenham sido definidos, você deve determinar quais ferramentas de marketing você pode usar para alcançá-los.

Portanto, os instrumentos e medidas utilizados também podem diferir significativamente de empresa para empresa, caso tenham objetivos diferentes. 

Mix de marketing: os 4Ps explicados

Para fornecer uma visão mais detalhada das subáreas individuais, queremos apresentá-las separadamente. É importante lembrar que todos os Ps estão relacionados e interdependentes.

Política do produto 

Trata-se do seu produto ou serviço que você deseja vender ou oferecer, por exemplo, um par de calçados femininos ou um serviço de limpeza. A política do produto diz respeito a todas as decisões e atividades diretamente relacionadas ao produto.

Trata-se essencialmente da seleção e desenvolvimento de seus produtos ou serviços. Isso, portanto, afeta as decisões sobre o design, qualidade, funcionalidade, quantidade e basicamente o tipo de produto. 

Neste ponto, você deve se fazer as seguintes perguntas: Como meu produto difere dos outros? Que inovações posso mostrar? Para que serve o produto? Qual é a minha marca? 

Como exatamente meu serviço se parece? Qual é o benefício para o meu grupo-alvo? Como é a embalagem? Que estilo de vida o produto representa? Por serem questões fundamentais, a política de produtos é vista como o pilar mais importante dentro do mix de marketing.

Política de preços 

Outra parte importante é a política de preços . Isso é sobre preços e custo-benefício. O preço aqui significa o valor que o cliente paga ao adquirir o produto ou serviço. 

Então, neste ponto, você precisa decidir quanto pode cobrar para ganhar dinheiro suficiente, mas ainda assim fazer com que o cliente sinta que está pagando um preço justo. 

Existem diferentes abordagens que você pode usar para fazer isso. Cabe a você oferecer os preços mais baixos possíveis com a estratégia de penetração, oferecer os preços mais altos possíveis e exclusivos com a estratégia de skimming ou calcular preços diferentes com a estratégia de diferenciação de preços. 

Mais importante ainda, essa decisão deve estar alinhada com a política do seu produto. Assim, surgem aqui as seguintes questões: A que preço estou vendendo meu produto ou serviço? Quais são as condições de entrega e pagamento aqui? 

Política de praça 

O terceiro pilar do mix de marketing é ferramenta essencial de marketing é a política de distribuição. É aqui que você determina como seus clientes podem comprar seu produto ou serviço.

Aqui, também, você tem várias opções e deve escolher aquela que se adapta perfeitamente ao seu produto e ao preço. 

O cliente deve poder comprar seu produto diretamente de você e sem intermediários? Ou faz sentido operar seu produto por meio de intermediários para que você possa se concentrar apenas na produção? Mas talvez a estrutura multicanal também seja interessante para você, onde você tem vários canais para registrar e, assim, projetar caminhos diretos e indiretos. 

As questões centrais são as seguintes: Posso armazenar bem e com facilidade meu produto? Qual canal se adequa ao meu grupo-alvo? O meu produto requer explicação e, portanto, deve ser demonstrado por pessoal especializado? Quais canais de distribuição a concorrência usa?

Política de promoção 

Vamos ao último pilar do mix de marketing: a política de promoção. Só porque está listado por último não significa que não seja importante. Pelo contrário, porque seus clientes devem, em última análise, aprender sobre seu produto ou serviço.

E é exatamente disso que se trata: como você comunica seu produto? Porque você nunca deve ver a comunicação como uma via de mão única, mas sim como uma troca possível. 

E para isso é preciso pensar em canais de comunicação adequados, que por sua vez correspondem ao restante das ferramentas de marketing e, sobretudo, ao seu público-alvo. E com todas essas considerações, você não deve esquecer de considerar também a comunicação interna. 

Por isso, neste momento surgem questões como: Como chegar a todos os stakeholders? Que mensagem quer transmitir? Qual canal é adequado para qual mensagem? E quais canais meu grupo-alvo está usando? O que eu quero alcançar com minha promoção?

Conclusão

Agora deve estar claro para você o que é importante em um conceito de marketing holístico. O importante a lembrar aqui é que tudo tem que ser coordenado e adaptado. 

Por exemplo, você não deve oferecer uma capa brilhante para smartphone por um preço alto em uma loja online e comunicar essa oferta com panfletos publicitários.

Por mais louco que este exemplo possa parecer – deixa claro que todas as quatro ferramentas de marketing não são coordenadas entre si. 

Porque com este produto não atingirá o seu público-alvo através das medidas de marketing selecionadas. Portanto, trata-se de formular metas de antemão e alcançá-las usando um Mix de marketing bem pensado.

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