Power skills: Saiba mais sobre essa tendência nas empresas

O mercado está em constante mudança, ainda mais com toda a situação que vivemos atualmente. Por conta da pandemia, muitas funcionalidades mudaram, e grande parte das pessoas tiveram que se adaptar às novas cobranças e exigências das empresas, como as que trabalhavam com a confecção de toldo articulado

Entre essas novas tendências do mercado, existe uma que vem chamando cada vez mais atenção das pessoas: as Power skills. As empresas estão começando a cobrar e observar cada vez mais esse conceito em cada um de seus funcionários, funcionando quase como um pré requisito para eles desenvolverem. 

Mas você sabe o que power skills significa? Ou por que ele se tornou uma tendência dentro das empresas? Se ainda não conhece sobre esse conceito fique tranquilo que no texto de hoje iremos mostrar tudo para você, bora conferir? Então vamos lá!

O que significa Power skills?

Antes de mais nada, precisamos destrinchar um pouco mais e entender o que esse conceito significa, Power Skills, ou em uma tradução livre para o português, habilidades de poder, é um conceito que veio substituir o antigo soft skills, que se baseia nas capacidades comportamentais que favorecem o desenvolvimento profissional de cada pessoa. 

Ou seja, esse termo não se refere a habilidades como diplomas, certificados ou estudos, e sim, a conhecimentos únicos e individuais, que não podem ser colocados à prova em testes ou certificações, e sim, tem um relacionamento mais próximo com o lado comportamental. 

Inovação, comunicação, inteligência emocional, criatividade, relações interpessoais, são alguns exemplos de power skills, tudo aquilo que um colaborador pode desenvolver que não seja relacionado a sua educação pode se enquadrar nessa área, esqueça suas habilidades com embalagem plástica ou sua pós-graduação, o power skills vai além e pega muito mais no pessoal. 

Qual suas diferenças para o hard skills?

Como o próprio nome já indica, hard skills são aquelas habilidades difíceis, consideradas mais técnicas, ou seja, é tudo aquilo que uma pessoa vai adquirindo ao longo da sua vida, com diplomas, certificados, graduações, trabalhos feitos, testes, cursos, e tudo aquilo que compõe o seu currículo em termos técnicos. 

Bem diferente do power skills, que se baseia totalmente no oposto, na parte mais individual e comportamental de uma pessoa. Ambos são importantes para qualquer ser humano, porém, enquanto o hard pode ser visto como uma base, o power é aquele diferencial, e por este motivo, vem se tornando uma grande tendência entre as empresas. 

Qual a importância do power skills?

Com um mercado cada vez mais competitivo, as pessoas precisam encontrar diferenciais para se destacarem dos demais, e é justamente através das power skills que isso pode ser possível. 

Utilizar esse conceito significa desenvolver habilidades únicas, exclusivas, que só você tenha. Um certificado, diploma ou trabalho, pode ser algo visto como uma base, mas o grande diferencial, será justamente na sua power skill, sem ela, é difícil você se destacar e mostrar o motivo de ser a pessoa certa para aquele tipo de trabalho. 

Como desenvolver power skills?

Como você pode observar acima, o power skills é algo muito importante para qualquer pessoa que deseja construir uma carreira de sucesso, afinal, as empresas pedem cada vez mais originalidade e diferenciais, dois pontos que o power pode fornecer de sobra para as empresas. 

Existem diversos cursos que miram desenvolvê-lo e fazer com que essas habilidades sejam expostas pelas pessoas, mas é algo que também pode ser treinado e aprimorado aos poucos de maneira individual, existem alguns pontos que devem ser focados e que são mais solicitados pelas empresas nos dias de hoje. 

A autogestão, empatia, proatividade e a comunicação, podem te ajudar a conseguir uma vaga naquele negócio que trabalha com bobina de papel que tanto sonhou, desenvolver essas áreas pode ser crucial até mesmo para seu lado pessoal, mas principalmente, no seu crescimento profissional. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu? Não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE