Nos últimos anos, mais especificamente durante o período de pandemia que o mundo todo vivenciou, as finanças de uma empresa e vida pessoal, foram diretamente afetadas. Isso impacta diretamente no dia a dia e pode fazer com que os resultados sejam negativos e cada vez mais o engajamento e comprometimento das pessoas sejam afetados.
A pergunta que fica é: como fazer diante de uma situação tão complicada como essa? Nesses momentos, vender alguns produtos que tiveram diminuição na sua procura, como imã de ferrite, torna-se um desafio, mas com as estratégias certas e usando a internet e avanços tecnológicos, fica muito mais fácil.
Por que reduzir custos e qual a importância de organizar as finanças
Antigamente para organizar o orçamento mensal, uma pessoa utilizava um caderno e anotava todas as suas finanças bem como seus gastos mensais. Hoje é possível fazer isso usando apenas um telefone celular. A tecnologia tornou-se aliada do mundo em um contexto geral.
Sabemos que com a chegada da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas perderam seus empregos, empresas precisaram reduzir o seu quadro de funcionários, famílias que passaram a sobreviver apenas com um salário mínimo e comprar somente os itens básicos para dispensa. Diante deste cenário, o pagamento de multas contas foram sendo postergados e isso impacta muito no dia a dia.
É olhando para este contexto, que vemos a importância de organizar as finanças, fazer um controle das contas e identificar o que é prioridade. Pensando nas empresas, desperdícios precisam ser evitados. Vamos citar um exemplo, um negócio que vende catalisador para tinta, adquire um estoque grande e que fica parado, com poucas compras, ele pode vir a vencer e com isso ser descartado o que gera perda nos lucros.
Reduzir custos vai muito além de verificar orçamento e cortar aqueles itens que podem ser deixados para depois, redução de funcionários e economia no uso de água e luz, é saber quais são os produtos necessários, o que realmente é preciso para que desperdícios não aconteçam e impactem diretamente os custos das empresas.
Como colocar em prática a redução de custo?
O que você deve se perguntar antes de fazer a redução de custos, é para que ela está sendo feita? Qual a sua finalidade? É porque os resultados estão sendo impactados, por que quer atingir uma nova estratégia de vendas?
O que em hipótese alguma pode acontecer é as suas vendas serem impactadas por causa da redução de custos, como por exemplo, sua empresa precisar de materiais para confeccionar uma mesa rústica de madeira que é vendida em sua loja virtual. Isso pode afetar a demora de entrega e até mesmo o cancelamento de uma compra.
– Reduzir custos é analisar todo o contexto dos seus negócios, todos os seus processos, como ele é administrado, para que não ocorram desperdícios como citamos acima.
– Algumas formas de administrar um negócio podem impactar nos seus resultados e obrigar um empreendedor a optar pela redução de custos.
– Análise, avalie com cautela as estratégias que estão sendo usadas para crescimento do seu negócio, tenha um controle com a quantidade de funcionários, quais são as atividades desenvolvidas por eles e quanto sua empresa tem vendido, assim como a quantidade de insumos que estão sendo comprados.
As reduções de custos nem sempre são uma necessidade, às vezes é uma estratégia de fazer o seu negócio crescer.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.