Qual a importância de empreender online o seu negócio

A pandemia do coronavírus arrebatou em cheio os comércios pelo mundo e a economia como um todo. A normalidade deu lugar a um mundo em que todos precisavam se adaptar. E isso tem muito a ver com começar a empreender online o seu negócio. 

Durante os períodos de grande restrição de circulação de pessoas, como manter abertas as lojas do seu empreendimento se não tem movimento ou se, até por lei, foi proibido? Muito difícil. Mas o mundo achou uma solução viável, que está cada vez mais perto de nós. 

É nada mais nada menos do que começar a se digitalizar e a ter uma presença virtual mais forte. Quem se anteviu à crise e já tinha um pé no digital, soube bem aproveitar o momento para crescer e, de fato, fazer a tão falada transformação digital. 

E para quem não conseguiu se adaptar? Muitos negócios fecharam, mas muitos ainda resistiram com várias estratégias, porém não estão a todo vapor. Então, qual é a real importância de empreender online o seu negócio? Confira neste texto essa resposta! 

Empreender Online
Empreendedores, foram 1,49 milhão de novas formalizações entre março e dezembro de 2020. Somado às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse setor representa 99% dos negócios e 30% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) do país.

De que forma a pandemia fez nascer mais negócios digitais?

Em um período pandêmico, marcado por medidas para as pessoas ficarem mais em casa para não propagar o vírus da covid-19, como ficaram os empreendimentos e negócios? Independentemente do segmento, indo de serviços de abertura de empresa até outros. 

Muitos deles dependiam do movimento nas ruas, dos olhares atentos às promoções, do visual de uma bela vitrine ou mesmo do cheirinho gostoso de comida caseira que chamava os consumidores para a porta do comércio. Tudo isso se foi. Então, o que fazer? 

Os negócios de forma geral, sobretudo os pequenos, acabaram ficando encurralados. Até porque eles não estavam preparados para isso, na verdade, ninguém estava. 

Apesar de o digital já ser realidade no Brasil há algum tempo, os empreendedores ainda não haviam migrado totalmente seus empreendimentos para o mundo virtual. E essa demora pode ter acontecido por vários motivos, tais como:

  • Novos investimentos para um incerto mundo digital na visão deles; 
  • Os negócios fluíam bem no físico, por que arriscar?
  • Clientela fiel por causa do espaço já conhecido;
  • Falta de informação e capacitação para a transformação digital;
  • Entre outros variados pontos.

Seja pelo motivo que fosse, essa relutância em não migrar pelo menos parte do negócio para o universo online, apenas como uma alternativa, fez com que ficasse mais difícil aceitar forçadamente essas novas condições comerciais. 

Muitos quebraram e outros estão penando para se inserir em uma cadeia de produção e sistema quase 100% online. A adaptação não é fácil, porém, é extremamente necessária. E o que antes era só uma tendência, hoje é praticamente uma obrigação para quem é empreendedor.

Dicas para ter sucesso no meio digital

Como muitas coisas que acontecem na vida, fazer parte da transformação requer algum esforço a mais para se manter de pé. 

Mas para facilitar a vida dos empreendedores que querem construir e ter mais relevância no meio digital, separamos algumas dicas. Confira!

1) Encontre um mercado que se adeque a você e seja nichado

Quando você pensa em montar um negócio do zero, o que vem à sua mente? É preciso que seja um mercado no qual você adeque suas principais aptidões profissionais e, se possível, encontre algo de nicho para obter sucesso mais rápido. 

Afinal, vender de tudo e para um público muito amplo pode não dar muito certo, porque o cliente gosta de foco e de ter a confiança que está comprando um produto exclusivo e personalizado, por exemplo, cursos profissionalizantes online

E isso tem muito a ver com qualidade. Se você oferece algo que poucos têm, provavelmente isso atrairá gente suficiente para o crescimento do seu negócio.

2) Segmente os clientes certos e tenha uma lista

Depois de escolher um nicho para vender itens ou serviços, independentemente do ramo escolhido, é hora de tentar separar o joio do trigo, ou seja, segmentar o seu negócio para clientes que, de fato, queiram o seu produto. 

Não adianta tentar vender moletons pesados para alguém que prefere camisetas promocionais, bem como outros tipos de roupa, por exemplo, jeans. Para isso, tente descobrir mais detalhes sobre quem é a pessoa que está interessada em seu produto. 

3) Comercialize seus produtos e serviços através de uma plataforma

O próximo passo é escolher um lugar para vender seus produtos. O que se costuma criar é, primeiramente, um site institucional onde você apresenta sua empresa e o que você faz.

A partir disso, crie suas redes sociais, tanto para ser um outro canal de vendas como um espaço para divulgar sua marca e atrair nova clientela. 

Se você tem algum tipo de serviço de abertura de empresa, por exemplo, como já falamos anteriormente, sem ter um produto físico propriamente dito, a dica é organizar um blog endereçando as principais questões que as pessoas procuram relacionadas ao tema.

Sim, exatamente, a criação de conteúdo é muito importante! Dessa forma, você cria autoridade em cada um desses assuntos estratégicos e se coloca como a solução de eventuais problemas. 

4) Faça uma lista para e-mail marketing

Fazer uma lista dos seus clientes, com informações relevantes de cada um, é provavelmente uma das coisas mais importantes. 

Se você não tem uma lista, como você fará novas vendas ou impactará quem já comprou e confiou no seu trabalho?

Lembre-se que é sempre mais fácil e mais barato vender para clientes existentes do que para novos, pois eles já adquiriram a confiança de comprar com você. Então, aproveite isso e crie um bom relacionamento para garantir compras recorrentes. 

5) Saiba transmitir confiança para os clientes

Assim como falamos no último item, se você já tem clientes é porque de alguma forma você conseguiu transmitir essa confiança para eles. 

Mas faça isso de forma mais ampla. Não espere gostarem de você, convença as pessoas de que seu produto e seu negócio são idôneos, têm preços competitivos e são totalmente seguros. 

Quando as pessoas lidam com dinheiro, geralmente elas têm medo do que não conhecem e, como há muitos golpes por aí, não se sentem seguras a ponto de comprar sem algum tipo de convencimento ou comprovação. 

6) Mostre por qual motivo você é especial

Quando você tem um negócio online que faz revisão de impostos, por exemplo, é mais difícil mostrar a cara da sua marca. 

Então, pensando nisso, essa ação pode ser feita pelo seu site, por vídeos, pelo design que você aposta e pela forma que você lida com os clientes. 

Mas nem sempre isso está tão claro no meio virtual. Então, tente ao máximo transmitir para as pessoas o quão especial é o seu negócio para elas e o quanto agregará de valor. 

7) Promova anúncios para o seu negócio

É praticamente impossível ter um negócio online e não ter uma estratégia de promoção de anúncios para a sua marca. O recomendável, seja você uma pequena, média ou grande empresa, é ter alguma verba separada para isso, não importa se é pouco. 

O que importa é fazer anúncios, por meio de banner promocional ou qualquer outra ferramenta que esteja disponível, bem como ir otimizando e aumentando as campanhas conforme o seu negócio vai crescendo. 

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Caso você não tenha nenhum orçamento para isso, tente fazer parcerias com sites de conteúdos mais renomados e que podem colocar seu site em destaque, levando um bom tráfego sem nenhum tipo de gasto. 

8) Observe seus dados para melhorar sempre

Depois de fazer suas primeiras vendas, provavelmente você estará muito feliz por colocar de pé o seu negócio online que contempla empresas de etiquetas adesivas, por exemplo. Mas não acaba aí. 

Você precisa agora continuar com uma boa perspectiva de crescimento, mas sempre tentando otimizar ao máximo os seus processos. 

O que isso significa? Significa que você precisa analisar tudo o que você tem e qual foi o seu desempenho por meio de uma detalhada e revisada pesquisa sobre engajamento, além do número de pedidos e de vendas. 

Tente ver com maiores detalhes no que é preciso melhorar e, principalmente, em termos de marketing e divulgação. 

Para conseguir novos leads, você precisa sair da zona de conforto e explorar vários métodos de marketing. Veja quais anúncios foram melhores, quais conteúdos as pessoas se engajaram mais, tanto no seu blog do site quanto nas redes sociais.

Isso é fundamental. Pare um pouco, respire e olhe de cima o seu negócio, principalmente para perceber o que é preciso otimizar. 

Quando você tem um negócio, é quase impossível chegar a um modelo ideal. Na verdade, é uma construção que vai se sustentando cada vez mais e melhorando suas bases. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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