Dicas de e-commerce digital para empreendedores

A tecnologia tem sido de grande ajuda para a humanidade no decorrer dos últimos anos, tanto para o ser individual quanto para as empresas. Hoje, iremos abordar algumas dicas para melhorar suas estratégias de e-commerce e formas de aplicá-las.

Antigamente, a visão que tínhamos de empresa eram as grandes fábricas com suas grandes chaminés ou, no mínimo, grandes galpões que possuíam diversas máquinas ou aparelhos para produzir algo ou oferecer os mais variados tipos de serviços.

Hoje em dia, é senso comum que ainda existem essas grandes indústrias, mas é totalmente possível vender através da internet, bem como a sua empresa ser um pequeno quartinho onde você guarda os produtos solicitados pelos seus clientes.

Muitos investem em oferecer o melhor sistema de entrega, outros preferem vender camisas e canecas personalizadas. Independentemente do seu foco, saiba que hoje em dia é muito mais fácil empreender, talvez lhe falta apenas o incentivo correto.

Atualmente, todo mundo enfrenta uma situação bastante delicada e difícil, pois a pandemia, quarentena e todas as questões relacionadas a Covid-19 têm dificultado e muito o progresso e as vidas de milhões de pessoas.

Mesmo dentro desse quadro nada animador, o e-commerce conseguiu se manter estabilizado e crescer ainda mais do que antes, visto a quantidade de pessoas que começaram a empreender como alternativa de renda extra.

Sejam empresas de serviços terceirizados ou outra qualquer, é um fato que cerca de 30% delas migrou para o e-commerce para se adequar às medidas de quarentena, sendo que em vários outros ramos houve uma expansão de 40% anual durante a pandemia.

Essas estatísticas demonstram o quanto o comércio cresceu e continua se mantendo relevante mesmo perante toda essa crise. Esse pode ser o incentivo que te faltava para começar a empreender agora mesmo. Sem mais delongas, confira as orientações.

e-commerce digital para empreendedores
Dicas para e-commerce digital para empreendedores

Não tenha medo de tentar algo novo

É extremamente comum alguém que nunca trabalhou com e-commerce ter medo de dar o primeiro passo ou, caso já trabalhe, de implementar novas estratégias com medo da recepção do público. Embora seja normal e até saudável, tudo em excesso não é bom.

Ao decidir investir no e-commerce e aumentar o alcance de sua marca, seja oferecendo serviços de sistema de controle financeiro e estoque ou vendendo cursos profissionalizantes, pense em alguns benefícios que você pode usufruir:

  • O meio digital está conectado a tudo;
  • Maior facilidade ao utilizar a tecnologia;
  • Acesso rápido a diversas informações;
  • Aumentar sua relevância em várias frentes.

Somente essas poucas informações já são suficientes para te incentivar a entrar nesse meio digital, porém existem outras oportunidades e formas de você crescer como empreendedor através do e-commerce.

Claro, cada um depende da forma que você abordar o problema e a estratégia que aplicará para que ele se resolva. Pensando assim, não tenho medo de pesquisar sobre essas estratégias em livros, cursos ou até mesmo perguntar para pessoas mais experientes.

Dicas para empreendedores

Seja para ter um melhor crédito empresarial ou simplesmente para alavancar a sua marca, iremos disponibilizar algumas dicas e orientações que servem tanto para novos empreendedores quanto para alguns mais experientes.

É importante destacar também que nenhuma delas é absoluta e tem que ser seguida ao pé da letra, portanto, verifique se se encaixa no seu cotidiano e, caso seja necessário, adapte da forma que achar mais interessante para o seu estilo de negócio.

01 – Crie um organograma e se planeje

Esse talvez seja o ponto onde novos e antigos empreendedores mais se perdem: o primeiro por não ter experiência no planejamento e gestão do seu e-commerce, e o segundo por muitas vezes achar que não precisa anotar ou organizar porquê tem tudo na cabeça.

Acordar, ler os relatórios diurnos, verificar o sistema de controle de acesso dos demais funcionários, fazer uma reunião com a equipe e distribuir demandas. Esse é um simples exemplo de cronograma diário que você tem que ter para que o e-commerce tenha fluidez.

Planeje sua semana, defina horários para as tarefas e estipule prazos para a equipe e para você mesmo. Peça relatórios sobre como andam os projetos no meio e no fim do expediente, para que você possa ajudar e intervir caso necessário.

Tenha também reuniões pontuais com seus clientes e fornecedores, alinhando as expectativas e mostrando sempre relevância e evolução no trabalho. Isso aumenta as expectativas e confiança da equipe e da empresa como um todo.

02 – Saiba gerenciar os seus canais de comunicação

Seja no serviço de aluguel de notebook ou vendendo canecas personalizadas, os canais de comunicação são a sua maior e melhor ferramenta para divulgar o seu trabalho e fazer com que outras pessoas conheçam você e sua empresa.

Logicamente que os canais de comunicação são importantes, mas no e-commerce ele é mais que fundamental, sendo praticamente a alma do seu negócio, pois sem um bom investimento nesse setor, seu comércio simplesmente desaba.

Leia também:

➝ Empreendedorismo digital: 5 dicas para novos e antigos e-commerces

Provavelmente você já tem o seu domínio bem estabelecido e busca que as pessoas te encontrem e comece a comprar seus produtos. Para isso, faça bom uso das redes sociais, para que assim te encontrem com mais facilidade e possam te conhecer.

O próprio Facebook oferece diversas opções para que você venda seus produtos dentro da plataforma, obviamente pegando uma parcela do lucro, mas ainda sim, impulsionando o seu negócio e, sempre fazendo a sinalização de segurança para o seu cliente, deixando-o mais confiante.

03 – Tenha o seu público-alvo bem definido

Um erro comum de muitos empreendedores é não ter um público-alvo bem definido, ou então, não verificar se os gostos e vontades de seus possíveis leads mudaram com o passar do tempo e se seu produto continua sendo relevante para eles.

O seu público é quem paga pelos itens e que continua promovendo o seu trabalho para pessoas que ainda não te conhecem, fazer a boa gestão deste recurso é uma das funções mais difíceis ao empreender, principalmente no e-commerce.

O cliente está sempre buscando novas experiências, melhor qualidade e melhores formas de negociação, promoções, entre outros. Mesmo que você venda etiquetas para embalagens, é importante sempre entender se o seu público mudou.

Interessante também é a criação de uma persona que seja a personificação de seu cliente ideal, com nome, vontades, personalidade, entre outros. Isso te guiará quando for desenvolver e aprimorar seus produtos, além de um atendimento mais humanizado e único.

04 – Saiba firmar boas parcerias

Tão importante quanto manter o seu e-commerce nas redes sociais e engajar seus seguidores, é encontrar boas parcerias e influenciadores que ajudem a impulsioná-lo de forma positiva e que tenham uma relação amigável, não parasitária.

Encontrar um bom influenciador é uma tarefa difícil, porém é bastante recompensador quando você encontrar o que mais combina com o seu negócio, ele com toda certeza conseguirá alavancar bastante a sua marca, levando-a para um novo público.

Tome cuidado para não utilizar influenciadores que usam muitos anúncios pagos, seja pelas redes sociais ou outra plataforma. Essa grande quantidade de anúncios mensais pode ter o efeito contrário e diminuir o valor de alcance de sua marca.

05 – Crie conteúdo de qualidade para seus seguidores

Ainda relacionado ao tópico anterior, mesmo que não seja o grande foco de sua empresa construir uma imagem, é necessário que você mantenha seus clientes e seguidores informados sobre as novidades e possibilidades de seus produtos e serviços.

Como já dito anteriormente, no e-commerce, as pessoas saberem o que tem feito, como tem feito e o que disponibiliza para que elas consumam é essencial, então, tenha uma estratégia de marketing eficiente para enviar postagens boas sempre que possível.

Para isso, é interessante utilizar os seus canais de comunicação que mais atingem seus seguidores, em outras palavras, as redes sociais. Alimente-os com postagens, vídeos e top 10 das coisas mais relevantes em adquirir os seus produtos.

Utilizar o Facebook para dizer as cinco maiores vantagens em se adquirir um novo aparelho celular, por exemplo, fazendo um bom design, deixando tudo bem chamativo e bonito, é uma forma de manter todos engajados com o seu conteúdo.

Divida os conteúdos para suas respectivas redes sociais e canais de comunicação. O Facebook pode ser interessante para postagens mais rápidas, o Instagram para stories e formas de vídeos rápidos, e o YouTube para vídeos explicativos.

Por fim, tente criar uma harmonia em todas as redes sociais, fazendo com que cada uma esteja com o link de outra, assim as pessoas conhecerão todas elas. E, a partir disso, você mostra seus produtos e seu site, aumentando sua relevância e autoridade.

Conclusão

Espero que tenha ficado um pouco mais simples de entender como funciona o e-commerce digital para os empreendedores e que essas dicas sejam de muita ajuda para você. Comece a utilizá-las e vá aumentando a constância de conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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