Mesmo que esteja nessa espécie de cabine primária chamada microempreendedorismo há pouco tempo, já deve ter entendido que a concorrência é brutal e determinadas ações devem ser iniciadas o quanto antes.
Mas quais são essas dicas e como fazer para inseri-las dentro deste dia a dia tão atribulado? Foi pensando nessa questão que resolvemos criar este guia definitivo. Então, continue com a gente e prepare-se para alçar grandes voos.
Aprenda com seus clientes
À medida que você expande seus negócios, seja no ramo de engenharia, de envasadora de liquidos ou qualquer outro, ouvir o feedback dos clientes é crucial.
Pode ser fácil eliminar comentários negativos, mas a verdade é que críticas positivas e construtivas podem fazer bem para suas estratégias futuras.
Mantenha o foco no seu nicho
Quando você inicia um novo empreendimento, é fácil ficar animado e querer explorar diferentes mercados. Mas, se expandir demais pode perder oportunidades de capturar um público engajado.
Lembre-se de quem está gerindo o painel de comando e quais foram as metas e planejamentos iniciais. Desta forma, os proprietários de microempresas devem focar à medida que crescem sua marca. Siga essas diretrizes:
- Otimize seus produtos e serviços;
- Concentre-se no crescimento orgânico de SEO, pois isso gera confiança;
- Mantenha-se comprometido com o seu nicho, para que você possa se destacar do pacto;
- Investir em marketing digital. As vendas superam tudo.
Ofereça uma experiência que seus clientes jamais esquecerão
Pense em algumas de suas marcas favoritas, o que há nelas que o mantém fiel? Certamente é a experiência do cliente, não é mesmo?
Ela cria um efeito dominó, ou seja, se você fizer isso bem, verá um aumento no reconhecimento positivo da marca, no tráfego e na retenção dos clientes à sua loja.
Use o omnichannel
As estratégias omnichannel estão em alta porque os clientes compram em mais lugares. Seja num e-commerce, na Amazon, no Instagram e etc.
Para garantir que uma criação do reconhecimento de marca, além de oferecer opções mais flexíveis para seus clientes, comece a desenvolver uma estratégia que una tudo isso.
Escolha com sabedoria
Assim como em sua vida pessoal, é importante escolher cada detalhe de sua microempresa com sabedoria. Concentre-se em seus ativos e planos mais valiosos para permanecer firme no caminho para o sucesso.
Se ajuste a tudo aquilo que as empresas que já estão estabelecidas fazem. Como, por exemplo:
- Email Marketing: que tem resultados mais diretos do que em qualquer outra atividade de marketing digital. Se já tiver clientes que gostam de você, basta lembrá-los de voltar de vez em quando;
- SEO: é muito mais fácil quando já tem um site com muitos produtos ou textos. Uma vez que sua empresa tenha autoridade, vá atrás de palavras-chave pontuais e classifique-as rapidamente;
- Periodicidade de atualizações no site: manter as coisas atualizadas, tanto no design quanto no conteúdo, faz com que o ranqueamento nos mecanismos de busca sejam melhores e o ajuda a refinar o funil de vendas.
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