O que é o Marketing Organizacional?

O marketing organizacional é uma ferramenta fundamental para criar uma equipe mais preparada e desenvolver projetos mais consistentes, com foco em bons resultados para a empresa.

Saber aplicar o marketing organizacional pode trazer uma série de benefícios a médio e longo prazo, como por exemplo:

  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição do estresse;
  • Diminuição do turnover;
  • Aumento de comprometimento;
  • Diminuição de gostos;
  • Aumento de rendimentos.

Após fazermos um levantamento nos mecanismos de busca da web, encontramos poucas fontes com informação relevante sobre o marketing organizacional e como ele pode ser determinante para os resultados da sua empresa.

Por isso resolvemos produzir esse artigo para falar mais sobre a ferramenta ao nosso leitor, e sobretudo, informar seus principais benefícios. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!

Mas afinal, o que é marketing organizacional?

O marketing organizacional tem como principal característica o ‘olhar para dentro’. Em outras palavras, para uma empresa de calibração, por exemplo, diferente de outras estratégias de marketing, essa visa estudar as estruturas organizacionais da empresa, visando executar alterações ou treinamentos de colaboradores, para com isso alcançar os melhores resultados. 

Podemos adiantar que o marketing organizacional tem como principal objetivo manter os colaboradores motivados, elevar o bom relacionamento entre as equipes, diminuir o turnover e consequentemente tratar funcionários como ‘clientes internos’, promovendo bem-estar, alinhando-os com os interesses corporativos, sobretudo no que diz respeito à produção e o foco em bons resultados.

O marketing organizacional e o aumento da produtividade

O marketing organizacional busca formas de detectar problemas, corrigi-los e com isso melhorar o relacionamento da empresa com o funcionário.

Para uma empresa especializada em fabricar câmaras de refrigeração, por exemplo, o marketing organizacional pode, a médio e longo prazo, contribuir para um aumento de produtividade. 

Isso porque, como já apontamos aqui, funcionários motivados demoram mais para sair da empresa, diminuindo o turnover e melhorando o entrosamento organizacional. É um fato que empresas com níveis satisfatórios de entrosamento alcançam melhores resultados. Mas isso só acontece com técnicas de marketing organizacional, como por exemplo:

  • Equipamentos modernos para mão de obra;
  • bonificação por metas alcançadas;
  • Construir bom relacionamento com funcionários;
  • Promover eventos para melhorar o entrosamento;
  • Entre outros.

Marketing organizacional e a cultura empresarial

Uma empresa especializada em projeto de Incêndio, por exemplo, e que costuma praticar o marketing organizacional, vai criando também, uma cultura corporativa entre os colaboradores, que pode se tornar, a médio e longo prazo, uma marca registrada da empresa.

Isso é um elemento importante, pois hoje em dia, muitos consumidores costumam buscar informações internas da empresa, antes de fazer a compra. Esses consumidores mais exigentes, dão preferência para as empresas que tenham bom relacionamento com funcionários, baixo índice de demissão, e que proporcionam um bom atendimento ao cliente-consumidor. 

Consequentemente essa cultura organizacional, acabará servindo de alicerce para outras estratégias de marketing, alavancando com isso, um conceito que quando bem trabalhado, pode ser muito benéfico para a corporação.

Esse foi nosso artigo que teve como pauta, explicar o que é marketing organizacional e como ele pode ser benéfico para empresas de todos os segmentos.

Se gostou do nosso conteúdo compartilhe para mais pessoas e nos siga para receber mais conteúdos de marketing e gestão corporativa.  

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM