Business Intelligence: O que é? Qual sua importância?

O termo business intelligence é uma metodologia que tem muita popularidade no setor comercial e industrial, pois faz parte dos processos de marketing e de relacionamento entre empresas, clientes, parceiros e produção.

Em suma, o gestor de uma empresa de calibração, por exemplo, ao trabalhar dentro dos conceitos científicos do business intelligence, pode ter uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Melhor suporte na gestão do mercado;
  • Análise de desempenho corporativo aprimorado;
  • Melhor tomadas de decisões;
  • Otimizar recursos produtivos;
  • Avaliação a produtividade e rentabilidade;
  • Entre outros.

Mas afinal, o que é o business intelligence e qual a sua a sua importância para as empresas? Sabendo que trata-se de um termo que precisa ser melhor esclarecido, nossa equipe de marketing resolveu fazer um levantamento para apresentar os principais conceitos desse segmento. 

O que é business intelligence?

O business intelligence, também conhecido pela abreviação (BI), é uma metodologia adotada por gestores que visam executar mineração de dados e análise aprofundada dos processos produtivos de uma empresa, para detectar eventuais problemas e encontrar as melhores soluções a curto e médio prazo.

O business intelligence faz uso de uma série de ferramentas tecnológicas como o ERP(Sistema integrado de gestão empresarial), CRM(Customer Relationship Management), KPI(Key Performance Indicator) buscando estudar o comportamento do consumidor e sobretudo os efeitos que as tomadas de decisões da empresa, estão proporcionando nos resultados corporativos em geral.

Em suma, o gestor de uma empresa de displays em acrílico que faz uso do BI, por exemplo, administra melhor as operações de negócios, assim como terá uma visão atual mais centrada e conseguindo inclusive adotar possíveis previsões sobre o segmento do qual a empresa está operando.

Qual a importância do business intelligence?

Como você pode analisar no tópico anterior, o business intelligence é uma ferramenta que ajuda o gestor na tomada de decisões. Essas tomadas de decisões serão pautadas por: processos corporativos, análise de ações sobre atividades online, mineração e levantamento de dados, gerenciamento de desempenho dos negócios, benchmarking e análises prescritivas.

Daí advém o significado das palavras “business intelligence”, pois toda a decisão será pautada no que diz respeito à materialidade de onde ela opera.  Com isso, decisões são otimizadas e consequentemente têm menos chances de erro, diminuindo custos operacionais, aumentando índices dos acertos, otimizando a lucratividade e rentabilidade e consequentemente, ajudando a empresa a desenvolver melhor suas atividades no mercado.

Suponhamos que seus funcionários estejam fabricando compressor de ar pistão em um determinado ritmo, e através do business intelligence, você detecta que existe um gargalo no processo de produção, que por algum motivo ainda não detectado, está atrasando a produção.

Em outras palavras, o mesmo pode se dar para ações de marketing da empresa e eventuais parcerias com terceiros. A ideia central do business intelligence é proporcionar um alicerce seguro para uma gestão inteligente, e com isso flexibilizar as operações da gestão empresarial.

O que achou do texto de hoje? Sabia da importância do Business Intelligence? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM