Era digital: quais as profissões do futuro?

Profissões de diferentes setores têm tudo para obter uma posição de destaque na próxima década.

O mercado de trabalho está sempre em constante transformação. A cada dia, surgem novas demandas, que necessitam que os profissionais encontrem novas soluções para atender às expectativas dos consumidores. 

Ao mesmo tempo, a evolução da tecnologia também impacta na disposição de vagas.

Com o mercado de inovação criando novas ferramentas e funcionalidades, a era digital traz uma grande pergunta: quais são as profissões que serão mais requisitadas no futuro? Saiba mais no texto abaixo.

Risco de automação

Primeiro, é preciso entender que, devido ao avanço da tecnologia, há uma probabilidade maior de algumas profissões passarem a ser automatizadas. 

Quando se fala nesse processo, muitos pensam nos operários de fábricas, substituídos por robôs, ou em caixas de supermercado, com a popularização do autoatendimento.

No entanto, um estudo realizado pela ISE Business School apontou que cerca de 60% das ocupações atuais no Brasil podem ser automatizadas nos próximos 20 anos. 

O levantamento apontou que as profissões que têm as maiores chances de isso ocorrer são de digitadores, agentes de seguros, assistentes de direito, despachantes aduaneiros, secretário jurídico, vendedores por telefone e balconistas de lojas.

Muitas dessas ocupações compartilham o fato de serem trabalhos manuais e repetitivos. 

Com o movimento das empresas de buscar simplificar os negócios constantemente, há a expectativa de que esses intermediários tenham suas tarefas automatizadas e sejam trocados por máquinas.

Por outro lado, a mesma pesquisa mostrou as profissões com menores riscos de automação. 

Elas incluem dentistas, nutricionistas, médicos especialistas e gerais, psicólogos, gerentes de hotéis e dirigentes de serviços de educação. 

No geral, elas correm menos riscos por causa da subjetividade, uma vez que não há um jeito exato e único de fazê-las.

Quais as profissões do futuro?

Em 2021, o Fórum Econômico Mundial apontou quais seriam as profissões que teriam mais destaque na década de 2030 e além. 

Muitas delas refletem a nova realidade do trabalho remoto, além de levar em consideração o avanço da tecnologia de imersão de realidade virtual e a preocupação ambiental. Saiba quais são essas profissões abaixo.

Gerente de design de smart home

Com a pandemia do coronavírus, reforçou-se a necessidade de tornar o lar das pessoas mais aconchegante e também propício para ser um espaço de trabalho.

Isso sem contar que também deve ser um espaço que inclua as tecnologias e acessórios necessários para poder praticar o home office.

Conselheiro fitness

Outro desdobramento do recente isolamento social é o menor número de pessoas praticando exercícios, seja ao ar livre ou em academias.

Isso colabora para o aumento do sedentarismo e aumento do peso. 

Dessa forma, esses profissionais devem unir tecnologias digitais para ajudar as pessoas a se exercitarem.

Arquiteto de ambiente de trabalho

Os escritórios e ambientes de trabalho no geral precisarão ser repensados, tanto por causa da realidade do trabalho home office ou híbrido. 

Esses novos espaços devem pensar no bem-estar dos funcionários e serem mais humanizados, garantindo o futuro do trabalho desses empreendimentos.

Arquiteto de tidewater

Outra profissão da área da arquitetura que estará em alta é a de arquiteto de tidewater. 

Com as mudanças climáticas e a elevação do nível do mar, será preciso pensar em projetos da engenharia civil capazes de encontrar soluções para essas alterações.

Software e TI

Essa será uma área ainda mais vital para empreendimentos de qualquer ramo. Assim, profissões como especialista em cloud e blockchain, cientista de dados, programador multimídia, engenheiro de software e de banco de dados e desenvolvedor de sistemas também serão ocupações valorizadas.

Agricultura

O ramo da agricultura também terá oportunidades, sobretudo para profissões que utilizam a tecnologia. 

Entre elas, estão a de engenheiro de automação agrícola e agrônomo digital, técnico em agronegócio digital, operador de drones e designer de máquinas agrícolas.

Indústria, serviços e produtos

Outro setor que também terá posições de destaque no futuro é o de indústria, serviços e produtos. 

Técnico em eletromecânica e em informática veicular, operador digital, profissional de planejamento logístico, gestor de trendsinnovation, profissional de manufatura aditiva e de eletromobilidade são algumas das mais promissoras.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE