Home Office: Como prevenir o LER 

A chegada da pandemia fez com que muitas empresas viessem a flexibilizar suas formas produtividades e um dos principais elementos foi a adoção do trabalho home office para alguns setores.

Em suma, o trabalho home office visa trazer uma série de benefícios para a empresa e para o colaborador, como por exemplo:

  • Eliminação da necessidade do transporte público;
  • Aumento de segurança para o colaborador;
  • Diminuição dos níveis de stress diário;
  • Aumento do tempo para atividades humanas;
  • Entre outros.

No entanto, o home office também agravou alguns problemas, como o aumento das doenças ocupacionais. Uma das principais é o LER, do qual resolvemos falar mais sobre o que é e como prevenir.

Gostou da pauta? Precisa saber mais sobre as doenças ocupacionais do home office e como prevenir? Então siga conosco e boa leitura.

O que é LER?

LER significa “Lesões Por Esforço Repetitivo” e está de certa forma interligado com o DORT – Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. 

Como a própria definição já diz, essas são lesões ocasionadas pelo esforço repetitivo de determinado movimento e não necessariamente um movimento que seja pesado.

O operador de vendas de uma empresa que fabrica Martelete demolidor, por exemplo, pode ser diagnosticado com LER pelo fato de digitar por longas jornadas, aumentando a tensão nas articulações dos dedos.

Em suma, lesões ocasionadas por esforços repetitivos não estão necessariamente ligadas ao home office, mas fazem parte do quadro de doenças ocupacionais, devido à falta de cuidados ergonômicos.

A diferença nesse caso, é que quando o funcionário está trabalhando em home office, ele está longe da supervisão da empresa sobre a postura e também sobre o esforço repetitivo para realizar determinada tarefa.

Realize treinamentos para cuidados ergonômicos

A empresa pode investir em treinamentos focados para apresentar ao funcionário os cuidados ergonômicos que ele precisa adotar ao trabalhar em home office. 

Se você tem uma empresa que fabrica equipamentos de Sinalização de segurança, por exemplo, saiba que existem vídeos na web que podem ser utilizados de forma gratuita, ou a empresa pode procurar também um profissional para falar com os funcionários.

Como esse colaborador já está trabalhando em home office, talvez a melhor maneira seja por videoconferência, ou então, agendar um dia para que os funcionários irem até a sede da empresa receber o treinamento.

Forneça infraestrutura ao colaborador

Lembre-se que ao colocar um colaborador em home office, ele vai trabalhar com uma estrutura material menor do que de uma empresa. 

Algumas das estruturas desse funcionário podem ser o agente responsável pelo LER (Lesões Por Esforço Repetitivo).

Por isso, se você tem uma empresa especializada em Outsourcing de impressão, por exemplo, e está colocando alguns funcionários para trabalhar home office, verifique se este tem uma cadeira e mesa adequada, tal como fones de ouvido, microfone e demais equipamentos que flexibilize e otimize as formas de produção.

Crie um cronograma entre produção e descanso

Parte fundamental para preservar a saúde do colaborador que atua em home office, é que a empresa determine os horários de descanso.

Forneça um horário de descanso pela manhã e outro pela tarde, intercalando com os horários de pausa almoço e banheiro.

Lembre-se que por mais que o funcionário esteja em casa, ele precisa seguir um padrão de horas trabalhadas que acompanhe o que é previsto pela CLT (Consolidação das leis do trabalho).

Chega ao fim nosso artigo que fala sobre o que é e como prevenir o LER dentro do sistema home office de trabalho. Se gostou da pauta compartilhe e nos siga para mais dicas de gestão comercial.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE