Persuadir é fazer com que alguém mude de opinião sobre algo, aceite, ou decida algo através de uma ideia. Este processo de persuasão é regado de motivos que justifiquem um lado do diálogo, favorecendo os seus pontos até que o outro acate o que está sendo explicado.
Você notou que o processo é quase o mesmo de vendas? A persuasão tem uma ligação direta com as vendas e, como se estivessem conectadas por fios e cabos elétricos, uma não funciona sem a outra. Por isso, a utilização de um texto persuasivo de vendas é tão importante.
Um texto persuasivo de vendas, também conhecido como copywriting, é um texto que tem o intuito de vender serviços ou produtos como por exemplo sapato de segurança através de comandos e gatilhos mentais aplicados na escrita. Essa maneira de comunicação é muito frequente no dia-a-dia, principalmente neste momento em que as redes sociais estão tão presentes na rotina das pessoas.
O copywriting tem algumas características que são distribuídas intencionalmente ao longo de sua construção, que funciona como um quadro de distribuição, podendo controlar ações de acordo com o ‘botão’ acionado. Confira algumas características destes textos:
Verbos no imperativo
“Compre”, “faça” e “venda” são alguns exemplos dos verbos no modo imperativo. Está fora de conjugação faz com que o leitor ou ouvinte entenda que ele precisa fazer algo e parta para a ação. O texto é utilizado em muitos locais, mas principalmente em sites.
A Netflix utiliza verbos no imperativo para valorizar a experiência oferecida pelo streaming. Em seu site, é possível encontrar frases que exaltam suas qualidades com verbos conjugados no modo imperativo como “Assista onde quiser, cancele quando quiser”. Desta forma, o leitor sente-se livre para escolher assinar, mas também cancelar.
A utilização efetiva dos verbos neste modo faz com que o processo de venda seja mais certeiro e isso depende do bom uso destas palavras, assim como para obter um bom corte em máquinas, bons discos de corte são indispensáveis.
Gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são uma parte muito importante do texto persuasivo de vendas, pois é através deles que a sua empresa de Martelete demolidor consegue fazer com que o leitor tome algumas decisões e parta para a ação.
Com o storytelling, que consiste em contar uma história com personagens para envolver o leitor, você pode gerar o gatilho mental da empatia, assim você mostra ao leitor que entende a dor dele e que ela pode ser resolvida com os seus produtos.
Além disso, o gatilho mental da especificidade é utilizado para estabelecer autoridade no ramo, indicando há quanto tempo está no mercado, assim como qual é o nível de sua produção e a quantidade de pessoas atendidas. Tudo isso mostra que uma marca de motor para portão eletrônico sabe o que está fazendo e por isso é a empresa ideal para ser contratada.
Saber como escrever um texto persuasivo para vendas é um passo fundamental para melhorar a abordagem de uma marca, pois um texto persuasivo para vendas tem a função não só de convencer o leitor, mas envolvê-lo até transformá-lo em cliente.
Por isso, utilizar o storytelling, gatilhos mentais e uma boa adaptação da linguagem ao seu cliente ideal é prioridade na construção textual. Para saber mais sobre esse assunto, nos acompanhe por aqui! Até o próximo post.