Como definir o Brand equity da sua marca?

Em um mercado cada vez mais competitivo, apostar na marca é, sem dúvida, fundamental. Além disso, ao investir na visibilidade da marca, consequentemente, aumenta-se o valor do produto. 

Isso porque o consumidor em geral, no momento da compra, prefere marcas reconhecidas no mercado. E isso vale tanto para produtos voltados para o cliente final quanto os direcionados a empresas, como outsourcing de impressão, por exemplo.

Por essa razão, investir em brand equity é vital para qualquer tipo de negócio. Mas, afinal,  o que é brand equity e como aplicá-lo? Entenda isso nos próximos tópicos. Continue a leitura.

Brand equity: o que é e suas principais vantagens

Brand equity é nada mais que o valor que a marca representa junto ao seu consumidor. Em outras palavras, são as percepções que o cliente tem da marca que fazem ele optar por investir no produto, serviço ou equipamento, como, por exemplo, um quadro de distribuição, em vez de um de outro fabricante, mesmo que ele seja mais barato.

Portanto, o valor da marca é um grande impulsionador de vendas, que faz com que as empresas obtenham mais lucros.

Além de vendas, o brand equity traz outras vantagens para os negócios, como: aumento da competitividade frente à concorrência, mais facilidade em negociações, mais economia em ações promocionais, mais visibilidade,  elevação da fidelidade, entre outras, que a tornam indispensável para o desenvolvimento do negócio.

Para obter o brand equity é necessário investir em esforços de marketing digital. A seguir, veja dicas práticas e eficientes para ter uma marca de alto valor.

6 estratégias para fortalecer a marca

  1. Entenda com profundidade o público-alvo: seja a empresa voltada ao público B2C ou dedicada ao B2B, como uma indústria de fios e cabos elétricos, por exemplo, o ponto de partida para construir uma marca forte é conhecer bem o público-alvo, pois é o conhecimento sobre ele que norteará as ações de marketing.
  1. Invista em uma boa identidade visual: a identidade engloba tanto o logotipo quanto a elaboração de slogan e embalagens de produtos, caso a empresa atue com a venda de produtos. Quando se tem uma identidade visual forte, potencializa a lembrança da marca.
  1. Identifique os valores do cliente e relacione com a marca: para criar e aprofundar o vínculo emocional do consumidor com a marca, uma das estratégias é relacionar os valores do público-alvo com a mensagem e conceito da marca.
  1. Seja inovador: uma das características de grandes marcas é a inovação. Portanto, invista na criação de produtos e serviços inovadores e diferenciados.
  1. Defina os canais: para ser lembrado é preciso aparecer. E nada melhor para isso, que apostar nas redes sociais, blogs e sites. No entanto, é essencial definir quais canais a marca estará presente, que deverão ser os que atraem o público-alvo, afinal, é para ele que os esforços são empregados.
  1. Tenha frequência de publicação: ao definir os canais, é necessário construir um calendário de postagens com conteúdos estratégicos para ter regularidade de postagens e manter o público interessado e interagindo com a marca.

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