WhatsApp comercial – Por que as empresas estão integrando o WhatsApp Business à área de atendimento ao cliente?

Se existe algo que todo mundo deve concordar é o poder que o WhatsApp tem na vida das pessoas. É inegável a popularidade desse aplicativo de mensagens instantâneas que possui mais de 2 bilhões de usuários em todo mundo — sendo 120 milhões só de brasileiros. Sendo assim, você já reparou por que as empresas estão integrando o WhatsApp comercial à área de atendimento ao cliente?

Não é difícil responder a essa pergunta, afinal, praticamente todas as pessoas têm o aplicativo instalado em seus celulares. Tudo porque o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais simples, rápida e prática que existe na atualidade. Sem contar que muitas operadoras disponibilizam a seus clientes o WhatsApp ilimitado, facilitando ainda mais a troca de mensagens, o envio de vídeos, fotos e até mesmo chamadas de voz e vídeo sem cobrar nada por isso.

Diante disso, o próprio aplicativo lançou, em 2018, o WhatsApp Business, voltado para as pequenas, médias e grandes empresas. Com o WhatsApp comercial, é possível melhorar o atendimento ao cliente e trabalhar com estratégias de marketing digital dentro da ferramenta.

Portanto, neste artigo nós iremos abordar como integrar um WhatsApp comercial à sua empresa e as principais vantagens que muitas marcas perceberam utilizando a ferramenta.

Se você também quer conquistar e fidelizar clientes, a oportunidade é agora! Vamos lá?

Como gerenciar um WhatsApp comercial para sua empresa

Antes de tudo, existe uma grande diferença entre o WhatsApp desenvolvido para uso pessoal e o WhatsApp Business. Por isso, ainda é um grande erro as empresas utilizarem o aplicativo no seu formato padrão para se comunicar com seus clientes.

A princípio, as funcionalidades podem ser as mesmas já que é possível enviar fotos, vídeos, áudio e arquivos nas duas versões. Entretanto, no WhatsApp para empresas estão disponíveis alguns recursos adicionais que são uma mão na roda para facilitar as vendas e o atendimento ao cliente.

Ao integrar um WhatsApp comercial à sua empresa, você terá as seguintes vantagens:

Perfil comercial

A criação do perfil comercial é uma ótima maneira de causar uma boa impressão ao cliente e passar confiança. Nessa opção você pode incluir informações importantes da sua empresa como o nome, telefone, e-mail, descrição da atividade, categoria da atuação comercial, horário de atendimento e links.

Aliás, a inclusão de links é muito vantajosa, pois é possível colocar o endereço do seu site, blog, e-commerce ou, até mesmo, uma landing page como estratégia de conversão de leads.

Catálogo de produtos e serviços

Ao criar um WhatsApp comercial você pode inserir catálogos de produtos e serviços. Ele será exibido no perfil comercial da sua empresa e poderá ser detalhado com a inclusão de título, preços, descrição, link e código do produto.

Além de facilitar a identificação e exibição dos produtos, os clientes podem enviar perguntas diretamente na sua conta e compartilhar o catálogo com amigos. E tem mais um detalhe: você pode incluir até 500 produtos ou serviços.

Mensagens automáticas

Nada pior para uma empresa que deixar o seu cliente falando sozinho, sem qualquer atendimento rápido e personalizado. Sem dúvida, isso compromete a imagem da marca e o desenvolvimento do relacionamento com o cliente, que é imprescindível para as empresas venderem mais.

Mas é claro que há soluções para que isso não ocorra e uma delas é gerenciar um WhatsApp comercial. A versão para empresas permite a criação de mensagens automáticas e personalizadas para agilizar a interação com o cliente.

Logo, você pode criar:

  • Mensagem de ausência para informar os horários de atendimento,
  • Mensagem de saudação,
  • Respostas rápidas que podem ser salvas e utilizadas para as conversas mais recorrentes com os contatos (exemplo: dúvidas frequentes ou mensagem de agradecimento).

Criação de etiquetas

Outro benefício ao gerenciar o WhatsApp comercial é a possibilidade de classificar os clientes e as conversas por meio de etiquetas com diferentes cores. Por exemplo, você pode marcar um contato como “Novo lead”, “Pedidos em andamento”, “Pago”, “Pedidos finalizados” etc. Ou seja, há inúmeras possibilidades com o uso das etiquetas.  

Além de organizar as etapas do funil de compras do cliente, fica mais fácil e rápido encontrar as mensagens que se perderiam facilmente se você utilizasse o WhatsApp em sua versão padrão.

Link do WhatsApp Comercial no site e redes sociais

Com o WhatsApp Business você pode incluir também o link da sua conta no seu site institucional, blog, e-commerce ou redes sociais. Dessa maneira, quando o cliente entra em um desses canais e clica no link, ele é direcionado imediatamente para iniciar uma conversa com a sua empresa. 

Vale destacar que você pode compartilhar tanto o link como o QR Code do perfil comercial.

Como criar um WhatsApp comercial

Como você viu no tópico anterior, há muitos benefícios ao integrar e gerenciar um WhatsApp comercial para a sua empresa. É justamente por esse motivo que as empresas estão utilizando cada vez mais a ferramenta para melhorar a área de atendimento ao cliente e alavancar as suas vendas.

Agora, vamos explicar como criar a sua conta sem complicações:

  1. Faça o download do WhatsApp Business na Google Play ou na App Store.
  2. Abra o app e clique em concordar com os termos de uso.
  3. Insira seu número comercial e verifique se ele está correto.
  4. Pronto! Você já pode utilizar a versão comercial do app.
  5. OBS: você pode migrar o número atual cadastrado na versão padrão do WhatsApp para a conta business. Para isso, faça antes um backup das suas mensagens e arquivos, baixe o WhatsApp Business, insira o telefone da empresa, aceite a transferência, clique em continuar e insira o código de verificação recebido.  

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