Quando a cultura empresarial não está bem definida, existem grandes possibilidades de que os colaboradores estejam descontentes e que haja muita discordância em relação aos temas mais fundamentais do dia a dia.
Portanto, assim como as Cantoneiras de ferro precisam estar bem instaladas para ter longevidade, seu empreendimento necessita desse fator para alçar voos maiores. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.
O que é Cultura Empresarial?
O termo se refere a missão, visão e valores que determinam como os funcionários e a administração de uma empresa interagem, executam e lidam com o histórico de transações comerciais, respeitabilidade e etc, ou seja, são como Cabos elétricos, pois quando há qualidade, duram muito e não dão problemas sérios, ao contrário daqueles modelos mais baratos.
A cultura de uma empresa será refletida em lugares e tendências como uniforme, horário comercial, distribuição do escritório, benefícios dos funcionários, rotatividade dos talentos, decisões de contratação, satisfação do cliente e todos os outros aspectos das operações.
Para começar a defini-la, tente verificar outras empresas
A cultura da empresa vem com o crescimento. A interação dos membros da equipe aumenta e mais decisões exigem colaboração e diálogo. Se a marca está apenas no início, o proprietário ainda tem muita influência sobre a cultura da empresa.
À medida que mais pessoas ingressam, isso continua a se desenvolver, pois cada funcionário traz seu próprio conjunto de experiências e valores. Ao considerar como construir uma cultura empresarial positiva, dê uma olhada nos passos de um local onde você admira ou com a qual tem experiência.
Pegue elementos dessas culturas de trabalho e faça ajustes para que correspondam à visão. Apesar de super importante em determinadas funções, como a feitura de etiquetas, por exemplo, não há necessidade de usar Impressoras térmicas para tirar cópias disso que está implícito e distribuir para os demais.
Peça a opinião dos funcionários
A cultura empresarial deve se mudar ao longo do tempo e, sendo assim, não tem como um gestor expressar a sua vontade e trocar o que já vem sendo feito ao longo dos anos, por algo totalmente diferente. Esses tipos de decisões não melhoram a moral dos funcionários e provavelmente levam à rotatividade dos talentos.
Os funcionários têm opiniões sobre a cultura corporativa. Pergunte a eles o que eles acham, por meio de pesquisas que podem ser anônimas ou não. É mais provável que os trabalhadores sejam honestos sobre o que gostam em seu ambiente de trabalho atual se sentirem que podem se expressar livremente.
Ao analisar os resultados da pesquisa, procure padrões recorrentes nas respostas. Deixe claro que você deseja que todos tenham as ferramentas e o local de trabalho de que precisam para finalizar os projetos com qualidade. Esta declaração tem um impacto positivo em sua equipe, até porque, eles percebem que você se preocupa com eles e não apenas com o resultado final.
A vida pessoal e profissional devem ser separadas, para que o estresse diminua
Estresse é algo que afeta milhões de pessoas pelo mundo. Porém, quando ele se torna muito difícil de lidar, prejudica a vida de um funcionário em âmbito profissional e pessoal. Quando há um cuidado com a sua saúde física e mental você será mais eficaz e produtivo.
Se for um gestor de uma marca de Misturador de argamassa, deve verificar a quantidade de horas que suas equipes trabalham ao longo da semana. Até porque, passar de 80 a 100 horas e fazer com que abram mão do descanso, é equivocado. Portanto, tenha consciência e:
- Incentive todos os funcionários a tirarem férias;
- Ofereça planos de saúde;
- Agende pausas durante o dia de trabalho e, além disso, incentive os funcionários a fazerem uma hora de almoço e com descanso isso gera maior produtividade. Eles podem interagir com os colegas durante um café, caminhar por alguns minutos ou até mesmo tirar um cochilo numa sala de descanso.
A cultura empresarial vai se modificando conforme o tempo, mas não deve sair daquele escopo inicial traçado junto de pessoas de confiança, do setor de recursos humanos e outros.
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