Quem não gosta de jogos? Sejam eles jogos de videogame, de tabuleiro, de cartas ou até mesmo aqueles mais lúdicos, esse é um hobbie de muitas pessoas e tem se tornado cada vez mais presente nos últimos anos, principalmente os chamados games.
Jogar videogame tem se tornado uma prioridade para muitas pessoas, que encaram essa tarefa até mais do que um simples hobbie, pegar um controle e ficar horas e horas jogando em frente a televisão sem dúvidas é um dos maiores prazeres para muitos usuários, que jogam desde pequenos e ainda mantém esse hábito em sua rotina, são como aquelas fitas do bonfim que você ganhou há anos atrás mas continuam com você.
E é claro que junto com esse crescimento do mercado de games, novas oportunidades vão surgindo de maneira cada vez mais constante, esse fascínio por jogos tem despertado novas opções entre elas, um vem chamando a atenção do mercado: a chamada gamificação, esse é um conceito que vem sendo muito aplicado principalmente dentro dos treinamentos corporativos.
Você já ouviu falar sobre ela? Ainda não? Bom, então fique tranquilo porque no texto de hoje iremos falar tudo sobre a gamificação, bora conhecer um pouco mais sobre essa nova tendência que vem mexendo com o mundo dos treinamentos corporativos? Então vamos lá!
O que é gamificação?
Gamificação ou vindo do inglês gamification, é um termo que condiz com uma metodologia de ensino que utiliza de recursos lúdicos e também jogos, sejam eles digitais ou analógicos, para tornar o aprendizado muito mais divertido, próximo, atrativo e enriquecedor.
Em suma, a gamificação é um conceito até que antigo, sendo criado na década de 70, porém com o desenvolvimento dos games e os jogos fazendo cada vez mais parte da rotina das pessoas, essa estratégia ganhou força e hoje se consolidou como uma das principais, principalmente quando falamos sobre treinamentos corporativos.
Como vimos acima, a gamificação utiliza os games e estratégias mais lúdicas para moldar o conhecimento ou aprendizado, indo na contramão do que muitos imaginam, servindo como um inversor de frequência, os jogos não servem apenas para o entretenimento, podendo ser usados no desenvolvimento humano, como é o caso da gamificação.
Como ela se encaixa nos treinamentos corporativos?
Todos nós sabemos que o ambiente de trabalho é um local fundamental dentro da nossa rotina, o problema é que muitas vezes, ele pode ser complicado para muitos, causando um alto nível de estresse e gerando problemas para os colaboradores, por natureza, esse espaço costuma ser mais sobrecarregado, então é sempre importante tentar controlá-lo com atividades que refresquem um pouco o ambiente.
A gamificação aparece justamente com esse sentido, com os treinamentos corporativos se tornando uma tendência cada vez mais comum, é preciso fazer com que o clima seja mais leve e que você consiga prender a atenção dos colaboradores e transmitir a mensagem correta até eles.
Nem todos estão empolgados com o treinamento e ter recursos diferentes pode fazer total diferença na aprovação, para se ter uma noção do seu impacto no ambiente profissional, de acordo com estudos da Review 42, cerca de 95% das pessoas gostam de utilizar elementos de jogos durante o trabalho enquanto 72% relatou que a gamificação os incentivou a trabalhar mais.
Se os dados ainda não te convenceram fique tranquilo, abaixo separamos os principais benefícios de adotar a gamificação nos treinamentos corporativos, confira!
Contextualização lúdica vinculada a empresa
Realizar um treinamento nunca é uma tarefa fácil, muitos colaboradores estão saturados ou simplesmente não conseguem absorver determinadas informações, o que deixa tudo ainda mais complicado, muitos não entendem o motivo daquilo ou até mesmo o conteúdo apresentado, o que torna o ambiente de trabalho ruim e extremamente confuso.
Para limpar esse cenário como se estivesse usando uma lavadora de piso, a gamificação chega em formato de uma contextualização mais lúdica vinculada a sua empresa, através dela, você consegue mostrar o que você quer e fazer com que o funcionário aprenda com a prática.
O excesso de teorias e a ausência de práticas é algo extremamente negativo dentro dos treinamentos, e a gamificação consegue combater isso de maneira simples e eficiente, a vivência dos jogos auxilia o colaborador a colocar em prática, aquilo que ele está aprendendo, atuando de uma forma muito mais ativa.
Engajar os colaboradores
O engajamento dos colaboradores faz total diferença em qualquer empresa, e essa é uma missão que a gamificação consegue executar com um certo primor, não existe estratégia atual que engaje tão bem quanto o uso dos jogos nos treinamentos corporativos.
Com ela, você consegue engajar tanto a nova geração como a Z e os millenials e ainda funciona bem com os mais velhos, para se ter uma noção do seu impacto, as empresas que utilizam a gamificação tendem a ter 90% mais de engajamento do que as que não usam.
Isso porque os games são muito mais interativos, acabam aflorando alguns sentimentos positivos e benéficos para o seu negócio, e as pessoas se mantêm muito mais integradas e dispostas sempre querendo mais.
Torna o onboarding mais divertido
O termo onboarding se refere aquelas pessoas novas que estão sendo contratadas recentemente pela sua empresa, essas que devem ser maioria nos seus treinamentos corporativos, o problema é que muitos acabam desistindo antes mesmo de serem efetivados ou após um curto período de tempo.
De acordo com o Ceridian, cerca de 33% dos recém-contratados começam a buscar um novo emprego antes dos 6 meses, e o maior motivo é justamente vinculado aos treinamentos corporativos, sendo assim, esse período de adaptação é um desafio para as empresas, e evitar o turnover é uma missão quase impossível.
Mas no meio disso tudo, a gamificação pode te auxiliar demais nesse fator, ela torna o onboarding muito mais divertido e faz com que os novatos se sintam integrados com mais velocidade e entendam melhor suas funcionalidades, servindo como motivação e fazendo com que eles se sintam mais satisfeitos e empenhados a ficar na empresa.
Melhora o comportamento dos colaboradores e o clima interno
Por fim, a gamificação interfere diretamente no comportamento dos colaboradores e afeta de maneira incisiva o clima interno, isso porque, ela ajuda a motivar e divertir os funcionários, melhorar suas habilidades e ter novos incentivos durante os jogos.
Tudo isso, faz com que eles se sintam mais confiantes, motivados e satisfeitos dentro da empresa, o que torna o clima muito mais leve e saudável para todos.
Assim como a instalação de diversos banheiros químicos, podemos ver que a gamificação apresenta apenas qualidades dentro dos treinamentos corporativos, então se você ainda não a utiliza, estude mais sobre ela, conheça ela melhor, e invista nessa estratégia que é uma das mais eficientes do mercado.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!