O B2B é um modelo de negócio que se popularizou nos últimos anos. A sigla significa business-to-business, ou em uma tradução literal negócio para negócio. Ou seja, essa metodologia se refere a duas empresas que fazem negócios entre eles, como cliente e fornecedor.
Uma loja varejista de eletrodomésticos, vai comprar de um fornecedor ou atacado um forno elétrico de embutir, por exemplo, dessa forma realizando um B2B, negociação entre duas empresas.
Esse formato de negócio vem crescendo muito também por conta do âmbito digital. Assim como quase todas as grandes empresas, como Amazon, Mercadolivre, Magazine Luiza, Fast Shop, Submarino, Ponto Frio e etc, que mudaram sua maneira de vender através do meio digital, o mercado do B2B também sentiu esse impacto.
O impacto digital no B2B
Em tempos de crise durante a pandemia, as vendas online foram as soluções para as empresas e também para o consumidor. O B2B também teve que entrar nessa onda, alcançando números maiores que o B2C ( Business-to-consumer ou negócio para o consumidor).
O e-commerce neste segmento do B2B é uma arma extremamente poderosa, pois o modo como as empresas realizam suas compras já é diferente do que tínhamos antes. As compras são cada vez mais conduzidas pelo consumidor e pela necessidade de sua demanda.
Ou seja, não existe mais aquela coisa do vendedor jogar o produto, e sim o cliente B2B direcionar o que é necessário para o negócio dele. Se você tem um negócio de energia solar, por exemplo, fica por sua conta saber a demanda e onde é possível comprar placa de energia solar com boa qualidade e custo benefício.
Isso tudo de maneira digital, já que a grande maioria das empresas está adotando essa metodologia. Toda a pesquisa de produtos e fornecedores e também a parte operacional de efetuar o pedido e coletar informações, está sendo executada preferencialmente de maneira digital pela maioria das empresas.
Transformação que isso causa no B2B
Uma das grandes transformações que o meio digital impacta no mercado do B2B são as novas tecnologias que são fornecidas e utilizadas dentro desse ramo, através da indústria 4.0.
Inteligência artificial, big data analytics e internet das coisas, são alguns exemplos de tecnologias que impactam o funcionamento de uma empresa, otimizando e trazendo praticidade para o seu negócio.
Dessa forma, a instalação desses produtos ou a compra através do mercado B2B, além de seu funcionamento dentro das empresas modifica a demanda, e faz com que as negociações sejam feitas de forma diferente das tradicionais.
Outra transformação é a forma que a comunicação e a estratégia de vendas funcionam no mercado B2B. Com o mercado digital e vendas onlines de forma integral, a comunicação entre o fornecedor e o cliente é feita de forma mais assertiva e direta.
Como já citado antes, as compras onlines são uma tendência dentro do B2B, por isso, a abordagem com o público é diferente. A utilização das redes sociais, o contato mais direto, e a busca vinda do cliente são algumas dessas mudanças.
Se uma empresa busca, por exemplo, um serviço de instalação de sinalização de segurança dentro de seu ambiente de trabalho, a segmentação e a conversa com a empresa responsável pelo serviço é feita de maneira mais direta e prática.
Além disso, com o uso das redes sociais e algumas métricas de dados, o mercado B2B também ganha a chance de se desenvolver e destacar quais são seus objetivos e para quem são. Com resultados em tempo real que ajudam ainda a segmentar a negociação para clientes interessados no serviço.
A transformação digital vem mudando o nosso cotidiano de maneira geral e isso não é diferente no B2B. Com clientes tomando mais a iniciativa de busca, novas tecnologias, segmentações mais assertivas e uma comunicação mais direta, esse mercado está passando por uma transformação extremamente assertiva e benéfica para quem utiliza essa estratégia.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.