Como a tecnologia e comportamento do consumidor mudam como as empresas abordam novos clientes?

Neste artigo, iremos mostrar como a tecnologia e comportamento do consumidor mudam como as empresas abordam novos clientes. Saiba mais!

Com o avanço da tecnologia e o aumento da conectividade, as empresas precisam se adaptar a um novo comportamento do consumidor. Hoje em dia, todos nós somos mais informados e podemos saber os prós e contras de cada produto. 

E, independentemente se deseja adquirir um sistema de alarme de incêndio ou busca por uma viagem de férias, saiba que os gestores precisarão fazer um processo de prospecção de leads, ou seja, mostrar o caminho para o final do funil de vendas. 

Então, para terem esse destaque em meio a tanta concorrência, é preciso mudar a abordagem e utilizar a tecnologia a seu favor. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

Uso de redes sociais

As redes sociais se tornaram uma das principais ferramentas de prospecção de novos clientes, seja no Tik Tok, Instagram, Facebook e etc. Com o grande número de usuários e a possibilidade de segmentação, os gestores notaram que criar campanhas de marketing são mais eficazes e personalizáveis. 

Além disso, é possível utilizá-las para identificar leads, criar relacionamentos com clientes potenciais e aumentar a visibilidade da marca. Comparativamente, se moldará ao estilo daquele grupo, assim como uma câmara fria para açougue faz para o armazenamento do alimento para não estragar, por exemplo.

Automação de marketing

A automação de marketing é outra tecnologia que tem se mostrado cada vez mais importante. Ela permite automatizar diversas atividades, como envio de e-mails, gestão de redes sociais, entre outras. 

Aqui, é possível aumentar a eficácia da estratégia de prospecção e reduzir os custos com mão de obra. E qual gestor ou empresa não deseja isso, principalmente num período onde a economia oscila dia a dia?

Uso de chatbots

Se um usuário perguntar sobre os melhores modelos de máquina extrusora, ele não deseja esperar muito tempo para ser respondido, certo? Então, os chatbots chegaram e têm ganhado cada vez mais destaque na prospecção de novos clientes. 

Eles permitem criar conversas automatizadas, o que agiliza o atendimento e aumenta a eficácia de retenção. E não para por aí, pois podem ser programados para responder às perguntas mais frequentes, melhorando toda a experiência.

Personalização da abordagem

Com o aumento da quantidade de informações disponíveis na internet, os consumidores esperam que as empresas ofereçam uma abordagem mais personalizada. E sem alguns softwares, isso é impossível, principalmente se tiver alta demanda.

Para se destacar em meio a tanta informação, gere algo relevante para cada cliente potencial. Isso se dá através de tecnologias como a segmentação de público-alvo e a automação de marketing.

Análise de dados

Outra tecnologia primordial nos dias de hoje, tudo porque permite medir e avaliar diversos aspectos da estratégia de prospecção, como o desempenho do site, o comportamento dos usuários, entre outros. 

Com a análise de dados, a empresa irá não só identificar pontos de melhoria na estratégia de prospecção, como aumentar a eficácia da abordagem de vendas. Isso é tão fundamental quanto o serviço de uma manutenção de compressores para piscinas ou compressores indústrias.

Aplicativos que ajudam numa melhor abordagem das empresas para novos clientes

Com a evolução da tecnologia, hoje em dia existem diversos aplicativos que podem ajudar as empresas nessa abordagem mais efetiva. Com elas, poderá entender melhor seus potenciais clientes e oferecer soluções mais personalizadas e relevantes. 

Certamente precisará gastar um pouco para adquirir os pacotes ou mesmo a assinatura de alguns desses que mostraremos abaixo. Contudo, há os que são totalmente gratuitos e servem como um pontapé inicial.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite que as empresas analisem o tráfego em seus sites e identifiquem padrões de comportamento dos usuários. Você entenderá melhor seus potenciais clientes e identificará as páginas que mais chamam a atenção.

Quer mais? Também verá o tempo médio de permanência no site e outros dados relevantes. Com essas informações, é possível adaptar a abordagem de novos clientes, oferecendo soluções mais alinhadas com as necessidades dos usuários.

Salesforce

Plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que oferece diversas ferramentas para a finalidade que estamos comentando. Entre as principais funcionalidades estão a análise de dados do perfil dos clientes, o acompanhamento de vendas em tempo real e o gerenciamento de campanhas de marketing. 

Com o Salesforce, as empresas podem ter uma visão mais completa do lead que, futuramente, se transformará em comprador. Tal detalhe o colocará à frente da maior parte de sua concorrência.

HubSpot

Entre as principais funcionalidades estão a análise de dados do comportamento do usuário em um site, o gerenciamento de leads e a criação de campanhas de e-mail marketing. Personalize a abordagem de novos clientes, ofereça soluções mais relevantes e aumente as chances de conversão.

Com todos esses detalhes colocados em pauta, é hora de agir. E não podemos deixar para amanhã, algo que tem a possibilidade de levá-lo para rumos maiores e gerar uma lucratividade que jamais imaginou.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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