A internet revolucionou o mercado e agora as empresas precisam investir cada vez mais em soluções multicanais, ou seja, disponibilizar diferentes meios de contato como aplicativos de mensagem, e-mail, chat no site e redes sociais, telefone e assim por diante.
Quando se fala em estratégias de marketing e atendimento ao cliente são muitos setores e pessoas diferentes envolvidas ao longo do planejamento e execução das estratégias. Com isso a linguagem utilizada pode acabar ficando meio confusa e utilizar diferentes tons de voz.
A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) tem como objetivo garantir que a comunicação das campanhas de marketing e que os atendimentos ao cliente tenham a mesma linguagem e maneira de se comunicar.
Se você tem dúvidas sobre os impactos que adotar, ou não, CIM a sua empresa podem causar, continue a leitura pois mostraremos alguns dos benefícios dessa ferramenta que pode ser aplicada por quem atua com instalação de ACM fachada ou presta consultoria de moda.
FORTALECIMENTO DA MARCA
Um cliente não pode acessar o site de sua empresa e encontrar uma linguagem formal, visitar a página nas redes sociais e notar uma linguagem mais descontraída e receber um e-mail marketing que esteja recheado de termos técnicos.
Isso causará grande confusão na mente dessa pessoa sobre qual a verdadeira identidade da sua empresa. É quase como tentar comprar fios e cabos elétricos e acabar se deparando com uma entidade de múltiplas personalidades.
Estabeleça uma comunicação condizente com a identidade de sua marca, conheça seu público alvo, a forma como ele se comunica e adote essa linguagem e vocabulário para a comunicação do seu negócio.
Isso irá fortalecer a imagem do seu negócio pois em todos os pontos de contato que o consumidor tiver com sua empresa, desde o primeiro anúncio que ele veja até o atendimento pós vendas a comunicação seguirá um mesmo padrão.
EFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO
Ao adotar uma linguagem com a qual seu público se identifica você estará não só gerando maior conexão com ele como também garantindo que a mensagem seja transmitida de maneira adequada.
Colaborando inclusive para que o processo avance, afinal se o cliente fica confuso durante o desenvolvimento de sua compra há maiores probabilidades de que ele desista e simplesmente abandone a ideia.
INTEGRAÇÃO DOS SETORES
Ao adotar o CIM é garantido que diferentes setores da empresa estejam alinhados e usando a mesma linguagem para com os clientes, dessa forma tanto as equipes que atuam desenvolvendo as campanhas de marketing quanto as que fazem o atendimento estarão na mesma página.
Pense na confusão que seria caso ao buscar orientações sobre a obtenção de uma máquina de solda elétrica o cliente recebesse por e-mail uma resposta diferente da que conseguiu por telefone.
Para se certificar que haverá uma comunicação integrada de marketing na sua empresa é preciso investir na comunicação interna bem como em treinamentos e capacitações para a equipe.
É importante estar atento aos detalhes quando se fala em estratégias de marketing e uma comunicação desorganizada pode ser fatal para um negócio, mesmo com altos investimentos no produto e divulgação.
Agora que você compreende a importância da comunicação integrada de marketing chegou a hora de mapear a comunicação na sua empresa e fazer os ajustes necessários para otimizar os resultados e aumentar as vendas.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.