Quando iniciamos um empreendimento é provável que uma série de dificuldades nos cerquem até que consigamos alavancar um novo produto ou serviço no mercado.
Para darmos passos mais concretos em busca dos objetivos principais da empresa, é indispensável que tenhamos em mãos uma leitura amplificada sobre o mercado em que estamos trabalhando.
A matriz swot atrelada a pesquisa de mercado, visam trazer uma série de benefícios nesse campo ao empreendedor, como por exemplo:
- Melhorar o planejamento estratégico;
- Identificar as forças e fraquezas da empresa;
- Segmentar o público-alvo;
- Definir a persona da empresa;
- Identificar as ameaças no segmento;
- Encontrar oportunidades de mercado;
- e outros.
Além disso, essas leituras, quando bem interpretadas, flexibilizam ações de marketing digital, aumentando o reconhecimento e consequentemente o índice de vendas.
Foi pensando em explicar melhor sobre os efeitos positivos na criação de uma matriz swot, marketing digital e pesquisa de mercado no empreendedorismo que resolvemos produzir esse artigo.
Gostou do tema? É um empreendedor e precisa buscar maneiras de se projetar no mercado? Então venha conosco e confira.
Matriz swot e o planejamento estratégico
Se você tem uma empresa especializada em projeto de instalações elétricas, por exemplo, saiba que é importante traçar um planejamento para que consiga aumentar o índice de vendas e também a projeção da sua marca dentro desse segmento.
A matriz swot (conhecida também como matriz FOFA), leva essa alcunha pois visa apresentar ao empreendedor forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da empresa dentro do segmento.
Através de softwares de gestão empresarial e pesquisa de mercado aprofundada, é possível alcançar alguns dados relevantes que vão expor as características positivas e negativas da empresa, ajudar a fazer uma comparação com a concorrência e detectar com mais facilidade a necessidade atual do seu público-alvo.
A pesquisa de mercado e a Persona da empresa
A pesquisa de mercado é uma das ferramentas que auxiliam nesse processo de análise da matriz swot, além de projetar o perfil do público-alvo da empresa, que também é conhecido como Persona no marketing empresarial.
Se você tem uma empresa especializada em fabricar mancal de rolamento, por exemplo, seu cliente tem certamente uma determinada classe social, costuma frequentar determinadas feiras e eventos da indústria, trabalha em certo ramo de atividade varejista, etc…
Enfim, são coletas de dados que vão municiar a criação de um planejamento estratégico e ações de marketing digital para que sua empresa consiga atrair cada vez mais esse público-alvo e desbanque a concorrência.
O marketing digital e a expansão na web
O marketing digital vai trabalhar com todas as essas informações coletadas pela matriz swot e pesquisa de mercado para melhor alcançar o público-alvo dentro do ambiente online.
Se você tem uma empresa que fabrica máquinas de solda elétrica, por exemplo, deverá produzir conteúdo relevante para alcançar a sua Persona. Utilizar as redes sociais para alcançar grupos de interesse e com isso aumentar gradativamente o nível de credibilidade e compartilhamento da marca.
O marketing digital é a ferramenta mais usada atualmente para alcançar novos clientes. Quando essa ferramenta é administrada junto com as outras ferramentas de marketing que mencionamos neste artigo, haverá de trazer uma série de benefícios.
Caso tenha gostado desse artigo, compartilhe para ajudar mais empreendedores a desenvolver suas ações no mercado e nos siga para mais dicas de marketing empresarial.