3 estratégias para destacar seu comércio local no Google

Aprenda a usar o Google para aumentar a reputação do seu comércio e o número de clientes.

Investir no seu negócio é essencial para ter sucesso, principalmente no começo. Não importa se a sua empresa é física ou totalmente digital, ter um bom posicionamento no Google impulsiona os seus ganhos e melhorar a sua reputação.

Você sabe como pode melhorar a visibilidade do seu negócio com o Google? As técnicas de SEO para PMEs podem ajudar a atrair mais clientes. Isso acontece porque os consumidores usam a internet para pesquisar empresas locais.

Como o SEO Local funciona?

SEO Local refere-se ao conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu estabelecimento nos motores de busca. Esse recorte local permite que mais pessoas conheçam o seu estabelecimento e sua marca.

Quando uma pessoa deseja contratar um serviço ou comprar um produto na cidade, pode usar o Google, já que ele mostra os locais mais próximos que oferecem determinada atividade ou objeto.

Se você deseja encontrar a cafeteria mais próxima de onde está, é só pesquisar por “cafeteria em São Paulo”, por exemplo, para visualizar os principais locais disponíveis, o endereço, os horários de funcionamento, o telefone para contato e até algumas fotos.

3 estratégias de SEO Local para o seu negócio

Agora que você já sabe que é possível melhorar a sua visibilidade no Google, para mais pessoas conhecerem seu negócio, vale entender quais estratégias de otimização você pode usar para sair na frente dos concorrentes.

  1. Escolha as palavras-chave certas para seu negócio

Saber os termos que os seus clientes usam na hora de procurar por serviços ou produtos no Google é o primeiro passo para ter uma boa classificação. É preciso selecionar os mais relevantes para melhorar o seu posicionamento nas páginas de resultado.

Para isso, você pode pesquisar palavras-chave em sites específicos e seguir as próprias sugestões do Google, que permite que você aprenda mais ainda com as buscas dos usuários.

Otimize seu conteúdo para a sua localidade. Coloque os pontos de referência e os acessos pontuais. Você também pode criar uma página “Sobre Nós” e adicionar informações relevantes.

  1. Deixe o perfil da sua empresa completo

O Google Perfil da Empresa é importante para atrair clientes locais. Essa conta pode aumentar a visibilidade on-line do seu estabelecimento, fazendo com que ele apareça para mais pessoas. Para utilizá-lo, siga os passos:

  • Adicione a descrição do negócio usando palavras-chave e área de atuação;
  • Escolha uma categoria para a sua empresa, que mais se aproxima do seu negócio;
  • Preencha todas as informações relevantes para o cliente, como nome, endereço, telefone, foto e outros dados conforme o seu site.
  1. Gerencie os comentários e as avaliações no seu perfil

A avaliação on-line é muito poderosa para você conquistar boas recomendações. Para isso, é preciso garantir que o atendimento e a experiência do cliente foram satisfatórios.

Também é importante monitorar e responder a todos os comentários. Para os comércios locais, as avaliações impactam diretamente a reputação da empresa. Então, incentive seus clientes a deixar recomendações.

Lembre-se de que qualquer pessoa pode ver as respostas aos comentários. Por isso, evite palavras que possam prejudicar seu relacionamento com possíveis clientes. 

Se achar que alguém foi injusto, tente falar com a pessoa em uma plataforma privada para resolver o problema. Se o erro foi seu, peça desculpas e entre em contato para corrigir sua atitude.

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