Tipos de cerca: principais modelos para propriedades rurais

Conhecer os mais variados tipos de cerca é o primeiro passo fundamental para proteger adequadamente sua propriedade rural. Por serem estruturas muito procuradas e aplicadas pelos proprietários, não é difícil encontrar diferentes modelos disponíveis para compra. Apesar de serem extremamente utilizadas, muitos proprietários não pesquisam adequadamente sobre os diversos tipos de cerca disponíveis. Para evitar que os malefícios de uma escolha errada afetem sua propriedade, é preciso compreender tudo sobre esse tema com bastante cuidado!

Tipos de cerca

Qual a importância de colocar cerca em uma propriedade rural?

Colocar uma cerca na propriedade rural tem como principal importância marcar a área que pertence ao dono do local. Junto a essa utilidade, esse tipo de estrutura ajuda a proteger o lugar e organizá-lo completamente para o proprietário ter uma administração mais fácil.

Conforme as propriedades rurais foram crescendo no decorrer dos tempos, tornou-se necessário cada vez mais variações nas cercas para suprir as demandas desses locais. Por isso, a variedade das estruturas de cercamento existentes é tamanha, o que ajuda bastante a satisfazer as necessidades de cada propriedade.

A partir disso, percebe-se que o conhecimento sobre os tipos de cerca vai permitir que você demarque com maior facilidade toda a sua propriedade rural, a depender das condições do lugar.

Assim, além de mostrar com clareza qual é a sua área, é possível impedir a entrada de animais selvagens e isolar as plantações que precisam ser cultivadas de forma bastante duradoura.

Logo, se você tem determinada plantação, por exemplo, o uso de uma cerca apropriada evitará a destruição da lavoura por conta de ações dos animais. Assim, o proprietário terá menos perdas e aproveitará melhor as condições para o crescimento do lugar.

Quais são os principais tipos de cerca?

Devido aos vários objetivos diferentes entre as propriedades rurais, existem diversos tipos de cerca para atender as demandas existentes. Portanto, cabe conhecer os principais modelos e escolher aquele que se encaixa com os seus objetivos e com as condições do seu local. Confira:

Arame liso

As cercas feitas com arame são as opções mais utilizadas devido a sua praticidade e facilidade de instalação. O arame liso é composto por uma única peça de arame, sem qualquer tipo de protuberância ou saliência ao longo de seu comprimento.

É frequentemente utilizado em cercas simples, principalmente em áreas rurais. Por não possuir pontas afiadas ou protuberâncias, o arame liso é considerado mais seguro em comparação com o arame farpado, por não causar ferimentos, porém, não é tão interessante ao conter animais de grande porte e pessoas.

O recomendável é garantir a escolha de um arame liso para cerca de alta qualidade para fornecer a melhor estrutura possível e se beneficiar de uma maior durabilidade.

Lembrando que para a composição da cerca, é necessário a instalação de postes de aço ou mourões de madeira juntamente com a bobina de arame, com o tamanho adequado para cercar a propriedade, além de outros materiais essenciais. Para isso, acione profissionais capacitados para fazer a instalação de todos eles da forma mais precisa.

Arame farpado

Já a cerca de arame farpado é uma opção mais indicada a contenção de animais, e também de pessoas, já que pode provocar ferimentos. Isso porque esse arame possui protuberâncias ou farpas espaçadas ao longo de seu comprimento, lembrando ganchos ou espinhos.

É amplamente empregado em propriedades rurais, pastagens e áreas onde é necessário um nível mais elevado de proteção.

Também é necessário a instalação de postes de aço ou mourões de madeira, que unidos a bobina de arame, formam uma cerca de qualidade para sua propriedade. É recomendado contratar profissionais capacitados para sua instalação de forma segura.

Tela soldada

A tela soldada se trata de uma estrutura formada com fios de arame que foram eletrosoldados. Devido à galvanização forte a que eles foram submetidos, esse tipo de cerca oferece bastante proteção às mais diversas propriedades rurais por conta de sua grande resistência à ferrugem e fios que não podem ser cortados facilmente.

Devido ao alto grau de segurança, esse é um dos tipos de cerca mais recomendados para as propriedades que possuem altos objetivos comerciais.

Também vale comentar que há a possibilidade de utilizar fios revestidos com PVC para regiões que costumam oxidar com mais facilidade os materiais, garantindo assim um maior tempo de duração.

Tela de alambrado

A tela de alambrado é bem popular para os mais diversos tipos de terrenos devido a sua composição com arame galvanizado e fios extremamente resistentes. Por conta de sua aplicação ser possível em diferentes tipos de locais e o custo agradar os mais diversos consumidores, ela se tornou uma opção muito buscada no mercado.

Também é interessante notar que a tela de alambrado proporciona, além da segurança, a possibilidade de designs bem bonitos devido à quantidade de malhas disponíveis. Com esse produto, você conseguirá proteger sua propriedade e manter a estética do local bem adequada.

Tela hexagonal

O uso de uma tela hexagonal é muito interessante para quem deseja garantir bastante segurança com um bom custo-benefício. Esse modelo se trata de uma proteção flexível com arame de aço galvanizado em formato de hexágonos.

Acontece que a manutenção desse tipo de cerca é menor em comparação a outros tipos e, portanto, costuma ser vista para a proteção de criações de pequenos animais, hortas e outras aplicações. Por fim, a instalação desse tipo é feita em terrenos que não são tão irregulares para garantir melhor uso.

Cerca elétrica

O uso de cerca elétrica se tornou bastante comum por ser bem econômico e de simples instalação. Para as propriedades rurais em específico, as cercas elétricas demonstram um papel bem importante de proteger tanto a passagem de pessoas, como de animais, em determinado local. 

Entretanto, devido à necessidade de uso dos componentes elétricos, é preciso contar com empresas capazes de fornecer materiais de confiança para colher as vantagens com a estrutura. Esteja atento principalmente à forma de monitoramento que o negócio contratado fará para ter certeza de uma boa escolha.

Cerca de madeira

A cerca de madeira também é mais uma opção por conta de sua beleza e capacidade de proteger os lugares. O uso mais comum delas é para a composição de currais, cercar áreas domésticas e evitar a saída de alguns animais, como os cavalos.

O cuidado necessário para este tipo de cerca é ter cuidado com a madeira escolhida. Ao escolher uma de qualidade, é possível ter maior proteção contra pragas e maior durabilidade, o que evitará futuros prejuízos pela troca do material, por exemplo.

Cerca viva

Por fim, a cerca viva é o modelo composto por plantas posicionadas de maneira bem próxima, formando assim uma barreira natural e densa. Os arbustos ou árvores de pequeno porte são as opções mais escolhidas para a composição desse modelo de cerca.

Esse é um dos tipos de cerca mais recomendados para os que desejam ter uma boa combinação de estética com segurança para a propriedade rural. Mediante o cuidado constante, escolha das plantas mais adequadas para aquele solo e preparação dele, é possível compor uma cerca viva bem forte e duradoura.

Dicas para escolher o melhor tipo de cerca para sua propriedade

A escolha de qualquer um dos tipos de cerca para a sua propriedade vai depender da avaliação de alguns fatores que serão capazes de verificar a eficiência dela em seus objetivos. São eles:

  • Tamanho e tipo do patrimônio a ser cercado;
  • Condições da topografia e do solo;
  • Condições de drenagem;
  • Capacidade de investimento;
  • Segurança;
  • Qualidade;
  • Necessidades (fins estéticos, contenção de animais, etc).

Também é válido notar que a escolha correta da cerca garantirá maior durabilidade à estrutura. Consequentemente não será preciso fazer reparos com tanta frequência, evitando assim os gastos em excesso.

Logo, é perceptível saber que escolher os tipos de cerca se trata de uma etapa decisiva para garantia de segurança e melhor aproveitamento do potencial daquela propriedade rural. Decidiu qual será a melhor opção para sua propriedade? Comente aqui para a gente!

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM