Score CNPJ: entenda tudo sobre a pontuação de crédito

O score CNPJ é um dos principais fatores da confiabilidade de uma empresa diante do mercado financeiro. Por isso, manter uma boa pontuação é fundamental para preservar a sua imagem financeira e, então, conseguir apoio sempre que for preciso, visto que muitas empresas fecham por imprevistos e por não conseguirem auxílio. Compreender a definição do score em pessoa jurídica e como funciona sua pontuação é fundamental para manter as contas em dia e evitar quaisquer dores de cabeça. Continue a leitura para saber mais!

Score CNPJ
Businessman pushing credit score speedometer from poor to good. Tiny person improving personal credit history with efforts flat vector illustration. Business reputation of customer, loan concept

O que é score de crédito?

Também chamado de pontuação de crédito, o score é uma forma de avaliar o risco financeiro de uma pessoa física ou jurídica. Ou seja, é a probabilidade que calcula as chances de um indivíduo pagar suas contas em dia nos próximos seis meses.

Essa pontuação muda conforme o momento financeiro, então não é uma forma de rotular o consumidor ou a empresa.

O cálculo é executado pelo sistema de birôs de crédito. É utilizada no momento em que são feitas compras a prazo, pedidos de empréstimo e financiamentos para que a empresa credora assuma um risco menor ao fornecer esses serviços.

Entenda como funciona o score do CNPJ

Esse sistema funciona com base nos hábitos financeiros, e através dele é possível deduzir se a empresa é confiável e paga as suas contas em dia.

Com essas informações, as instituições financeiras analisam se é viável conceder serviços financeiros, como empréstimos. Isso define também qual será o prazo de pagamento e até mesmo os juros aplicados, entre outras condições.

Quando a instituição financeira assume um risco maior ao realizar um empréstimo, ela cobra mais juros pelo perigo de inadimplência. Em contrapartida, quanto menor o risco, menor serão os juros aplicados em cima do valor emprestado, por exemplo. Com uma boa pontuação, as taxas aplicadas tendem a ser mais vantajosas para a empresa durante a negociação.

A consulta é disponibilizada por birôs de crédito como o Serasa, Quod, SPC Brasil, entre outros. O indicador de pontuação vai de 0 a 1000, e é dividido em faixas que indicam a probabilidade de inadimplência, sendo as pontuações próximas a 0 com alta chance de inadimplência, e próximas a 1000 apresentando baixo risco de não pagar as contas.

Muitos fatores podem interferir na pontuação. O pagamento pontual de contas, histórico de dívidas, dados cadastrais atualizados, e até mesmo o relacionamento com instituições financeiras, são exemplos desses fatores.

Vale destacar ainda que o score é um dos principais parâmetros a serem levados em consideração pelas instituições financeiras, mas não o único.

Outros parâmetros como a renda e a relação com o banco em questão também são importantes, o que justifica o fato de que algumas vezes o empréstimo no banco X é recusado, mas é aprovado no banco Y.

Como fazer para consultar o score do CNPJ?

Pode ser consultado em qualquer um dos birôs de crédito citados e isso é mais fácil do que você pensa. No Serasa, por exemplo, basta acessar o site e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a plataforma ou aplicativo e encontre a opção “Descubra qual é o Score de Crédito da sua empresa” ;
  2. Preencha os dados da sua empresa;
  3. Valide o código enviado;
  4. Ao carregar a página, você já pode verificar sua pontuação.

Ah, se restarem dúvidas, leia também nosso conteúdo completo sobre consultas do Score CNPJ. Por lá, você aprende tudo o que precisa para dominar o assunto!

Dicas para conseguir aumentar o score do CNPJ

Se você verificou que os pontos de sua empresa estão baixos, é hora de implementar um plano de ações para aumentá-lo e garantir melhores oportunidades de crédito quando necessário, afinal, a negociação com instituições financeiras pode ser de grande utilidade em muitos momentos.

Confira abaixo dicas para aumentá-lo:

  1. Mantenha o pagamento de suas contas em dia: isso é fundamental para mostrar ao mercado que você é um bom pagador. Além disso, essa atitude evita juros, taxas, multas e queda da pontuação.
  2. Regularize dívidas atrasadas e negativadas: esse é um principais dos motivos do score cair. Por isso, procure resolver quanto antes.
  3. Cuidado com o excesso de solicitações de crédito: é normal fazer simulações de empréstimos em diferentes instituições, comparando as melhores taxas e condições, mas isso pode trazer sinais de que está desesperado por crédito. Com isso, seus pontos podem sofrer queda.

score CNPJ é um dado muito importante para empreendedores. Agora que você já sabe a importância do score da sua empresa e como consultar esse indicador, é hora de colocar em prática as nossas dicas para aumentar a sua pontuação e garantir uma boa imagem no mercado financeiro. Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE