in

Como utilizar um planner mensal pode te ajudar a ter controle das finanças do seu negócio

Planner Mensal: Finanças para seu negócio

Muitas pessoas resolvem estabelecer metas, bem como identificar erros cometidos, como forma de se organizar e manter uma vida regrada e organizada. É nesse momento que há uma reflexão sobre as finanças e, por isso, muitos adotam o uso de um planner

Essa espécie de agenda pode ajudar aqueles que não tem muita organização e querem ter mais controle sobre os seus gastos, por isso, ter um lugar onde se pode concentrar todas as informações pode fazer a diferença no controle financeiro. 

Sendo assim, com este artigo você vai entender o que é e como funciona um planner, bem como de que forma ele pode ajudar no controle de finanças, evitando que novas dívidas surjam e que a família passe por alguns apertos.

Entenda o que é um planner

Apesar de muitos acharem que ele é uma agenda, isso não é verdade. Até porque, esse caderno não é encarregado de cuidar de compromissos e tarefas do dia a dia, e é por isso que ele tem, inclusive, um formato diferente. 

Um planner ajuda o indivíduo a conseguir chegar na suas metas e se planejar de forma adequada para isso. Sendo assim, nele existe espaço para que uma pessoa se prepare e planeje os seus passos, de curto a longo prazo.

Ele pode ser usado para várias coisas, tanto finanças quanto coisas pessoais. Qualquer objetivo que você deseja atingir pode ser incluído neste caderno. Assim, se você deseja colocar uma sinalização de segurança no seu imóvel, você pode inserir isso no planner. 

Além disso, essa é uma caderneta personalizável, isso quer dizer que o que será colocado lá pode ser alterado de acordo com cada dono. Isso porque, como estamos falando de metas, elas não são iguais para todos. 

Portanto, alguns modelos permitem, por exemplo, que o seu dono deixe o espaço com uma estética que seja mais compatível com o seu gosto. Isso pode ser com a utilização de tópicos, adesivos, desenhos, etc.

Veja como um planner vai te ajudar

Pode parecer que esse caderno não vai te ajudar em nada, mas ele te auxiliará e muito no seu planejamento. Dizem que o segredo para conquistar os objetivos é ter organização e foco, sendo assim um planner vai te ajudar nisso. 

Além disso, com ele você terá:

  • Planejamento; 
  • Controle;
  • Informações em um só lugar;
  • Estabelecimento de metas. 

Nesse sentido, a principal função é o planejamento, você consegue com esses registros visualizar o momento e compreender melhor a sua atual situação, inclusive, isso pode contribuir nas próximas decisões.

Além disso, para os que usam o planner para finanças, é possível ter uma noção de como está o controle financeiro, assim, o indivíduo pode perceber em quais momentos ele está gastando mais do que está ganhando. 

Logo, não interessa para qual finalidade ele esteja sendo usado, em qualquer uma é possível contar com o esquema de gestão, isso ocorre pelo fato, em geral, de que são feitos registros, por isso o indivíduo consegue controlar todas as suas ações. 

E isso pode ser o diferencial para o sucesso do planejamento, inclusive, para cada etapa concluída podem ser adicionadas algumas etiquetas coloridas, assim, o caderno se torna algo visual também, o que pode ser um fator de motivação. 

Além disso, no planner são colocadas todas as informações, então não é necessário ter mil planilhas espalhadas pelo computador ou diferentes cadernos para anotar as coisas, tudo fica centralizado em um só local. 

Portanto, isso ajuda os bagunceiros ou, até mesmo, os indivíduos mais esquecidos, pois eles não precisam lidar com diversos arquivos. Desse modo, fica mais fácil pensar em pegar só um caderno, por exemplo. 

Por fim, ele ajuda nas metas, afinal, com essa caderneta existe a possibilidade de registrar todas as metas, desde aquelas que são para o decorrer da vida, até as mais simples, como um aluguel de notebook.

Entenda todos os detalhes de como usar um planner

Existem muitas maneiras de usar esse caderno de registros, por isso ao escolher qual você mais se identifica, veja formas de usar este produto e o que você precisa fazer para utilizá-lo de forma ideal:

Escolha as metas

Para que tudo dê certo, é preciso que logo no início você selecione as suas prioridades, sendo assim reflita sobre as suas preferências do momento e comece a pensar no seu planejamento. 

Pense só, o planner também pode ser usado para atividades comerciais, digamos que você tenha um comércio e deseja instalar um sistema de controle de acesso para os seus colaboradores. 

Essa pode ser a sua meta, então, sabendo que é caro e que você precisa se estruturar para conseguir realizar a melhoria, esse pode ser um item inserido no seu caderno. Dessa forma, você passa para as próximas etapas com a finalidade de concluir essa instalação.  

Faça listas

Esse é um recurso que pode auxiliar na organização, se você tem muitas prioridades ou precisa concluir várias etapas para finalizar os seus procedimentos, isso pode ajudar. Além de ser útil na organização das atividades semanais. 

Você pode fazer as listas por semana, mês ou como preferir, um ponto positivo da técnica é que isso é uma coisa bastante visual, então, assim que você abrir a página você vai visualizar e se atentar para as suas demandas. 

Enumerar os gastos e fazer anotações de consumo é uma alternativa para quem deseja fazer uma administração adequada do seu orçamento. 

As listas também podem ser usadas para registrar os gastos, assim você pode anotar as suas compras, por exemplo, uma aquisição de alguns rótulos personalizados para a sua empresa. 

Seja detalhista

Para que as suas finanças fiquem em dia, é preciso que você especifique tudo, por isso não esqueça nada e inclua todos os seus gastos, até mesmo aqueles com valores irrisórios, isso faz toda a diferença no momento do planejamento. 

Isso deve ser feito, principalmente, se você tem um perfil muito descontrolado com o dinheiro, ou seja, se você for consumista ou muito desorganizado. Lembre-se, para que se tenha sucesso nas contas do seu negócio, você precisa de controle. 

Por isso, anote todos os gastos da empresa, desde os com funcionários até as contas para quitar. É isso que uma empresa de compensação ambiental, ou qualquer outra, deve fazer para que o orçamento seja bem gerenciado. 

Faça planilhas 

Se você gosta de coisas visuais, essa é uma solução, use planilhas para registrar os gastos de entrada e de saída. Gerenciar as finanças de um negócio pode ser bem complicado, por isso ter esse tipo de recurso pode ajudar. 

Para os que preferem usar a internet, existem as opções de aplicativos e também planilhas no excel. Assim, dá para fazer configurações que mostram, por exemplo, a soma dos gastos de forma automática. 

Existem também outras funções que possibilitam que os cálculos sejam realizados de jeito automático, sem precisar recorrer a uma calculadora, o que facilita a administração do dia a dia.

Nesse sentido, uma empresa de gestão de entregas, por exemplo, pode adotar esse recurso no seu setor financeiro. 

Como fazer o seu planner

Existem muitos modos de fazer um planner, você pode optar que ele seja de papel ou no formato digital, o importante é que você tenha um espaço para fazer as anotações. No caso do digital, o ideal é fazer uma planilha em algum programa como o excel. 

No de papel, é necessário que tenha uma página para os controles de gastos do mês, onde se possa anotar todo o orçamento do negócio mensal, assim, a cada mês se faz uma análise que permite que o dono identifique a saúde do negócio. 

Dessa forma, é possível se certificar e se precaver de momentos que sejam prejudiciais para o negócio. Assim, o dono de uma outsourcing de impressão, por exemplo, pode ver se estiver perto da falência e conseguir evitar que isso ocorra. 

Além disso, para o caso do uso de crédito, também é preciso uma página para esse gasto, assim, é possível ter uma noção do valor da fatura. Para os estabelecimentos que realizam investimentos, deve-se também ter uma página própria para esse item. 

Assim, as aplicações são anotadas e as pessoas podem analisar quais realmente dão lucro e valem a pena, bem como quais elas não devem mais fazer. Por fim, deve haver uma página geral, onde se coloca todas as retiradas e entradas. 

Conclusão

Um planner pode ajudar muito um dono de estabelecimento a não se perder em suas finanças. Ademais, com o uso desse item, é possível ter uma noção de todo o setor financeiro, de modo que possíveis prejuízos e dívidas desnecessárias sejam identificadas. 

Para aqueles que desejam que tudo fique organizado, essa é uma opção que ajuda, podendo ser personalizada conforme as necessidades e prioridades do local. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Written by Cantinho do Empreendedor

Conteúdo dedicado ao empreendedor. Aqui você vai aprender tudo sobre planejamento, marketing digital para ajudar quem está começando a empreender.

3 Comments

Leave a Reply

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estratégia abrindo o próprio negócio

Estratégias para quem está abrindo o próprio negócio

Como Montar uma Loja Virtual

Qual o custo para montar uma Loja Virtual?