Você sabia que escolher a localização de seu negócio é o primeiro passo para ter bons resultados nas vendas? Talvez tenha um serviço que ofereça um catalisador para tinta, e ainda acredita que mantê-lo dentro de um shopping seja vantajoso.
Observar certas características podem definir onde deve investir seu dinheiro. Neste texto falaremos sobre isso e o porquê é tão importante.
O que é geomarketing?
Geomarketing é o conceito estratégico que ajuda a selecionar locais propícios para o seu tipo de negócio. Funciona como uma luminária de emergência, mostrando o caminho seguro a trilhar.
Com as táticas impostas pelas ferramentas do Geomarketing, fica mais fácil entender o mapeamento que o empresário precisa realizar, antes de abrir sua empresa.
Isso não é somente para o ambiente físico, mas também para o virtual. Saber onde deve atuar é imprescindível. Escolher o local vem de algumas observações que um bom mapeamento pode gerar.
Com isso, o empresário pode entender o fluxo de mercado e o número de vendas nesse setor. Também pode avaliar a concorrência, verificando se há muitos de sua área atuando nesse local.
No âmbito virtual, as questões são basicamente as mesmas. Mapear o público alvo de seu segmento, anunciando somente onde seu serviço é necessário. Não há como oferecer conectores elétricos em um local onde o forte são bibliotecas.
Como escolher?
Após aplicar as táticas de geomarketing, o empresário precisa ter algumas questões em mente:
- O local é acessível?
- Posso alcançar uma grande parcela do público que almejo?
- O local favorece a venda por impulso?
- Mesmo sem querer comprar, os clientes se sentem atraídos pelo meu produto?
- Quantos pedestres estão no local diariamente?
- Existe uma segurança implícita no local?
- A área em específico, agrega outros comércios?
- Existe espaço para estacionamento?
Essas são algumas perguntas que devem ser levadas em conta, antes de escolher o local.
Porque é importante?
Vamos supor que ignore as perguntas acima e prefira um local mais em conta para comprar ou alugar. Possivelmente terá clientela, dependendo do serviço que oferece.
Mas especialistas da área apostam sempre na análise acima para que, mesmo pagando mais, tenha mais retorno.
Pense: o cliente se sente atraído pelo ambiente na região que está acostumado. Assim como no mercado digital, os clientes são exigentes e precisam de uma conexão e comodidade.
A escolha está diretamente ligada aos 4 P’s de marketing: ponto, preço, propaganda e produto. Analisando os pontos, vemos que, sem esse estudo, o resultado pode ser desastroso.
Outras dicas são:
- Escolher pontos com o mesmo nível da rua;
- Escolher bem o produto que quer trabalhar;
- Preferir por um local que algum período faça sombra;
- Ilumine bem o local;
- Compare diferentes locais onde seu público Alvo costuma ser ativo;
- Confira se há serviços especializados na região;
- Evite lojas em frente à ponto de ônibus;
- Tente não optar por andares muito altos, em caso de escritórios.
Seguindo as dicas acima, estará pronto para escolher o melhor local para seu comércio.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.