Nicho de mercado: saiba o que é e qual é o seu

Ter um nicho de mercado é essencial nos dias de hoje, até porque vivemos em um mundo e em um mercado repleto de novidades e de empresas que nascem todos os dias, por isso é muito importante saber onde a sua se encaixa.

Quando uma pessoa decide abrir uma empresa, é importante que ela entenda tudo o que é preciso para tal ação, pois abrir um negócio vai além de apenas começar a oferecer um serviço ou vender um produto.

O mercado é vasto e dentro dele existem diversos tipos de empresas e todos os dias novas estão surgindo, por isso saber onde sua empresa irá atuar é essencial para que ela crie uma audiência fiel por lá.

Todo e qualquer serviço ou produto do mercado precisa de um espaço onde se encaixa, como se fosse uma caixa que denomina de qual área aquela marca é, sobre o que ela fala e o que ela vende.

Por exemplo, podemos entender que um serviço de instalação de ar condicionado industrial se encaixa dentro de um serviço da área de construção e reformas, pois trabalha com algo relacionado a isso no oferecimento de seu serviço.

Existem muitos mitos em cima do conceito de nicho, alguns acreditam que defini-lo faz toda a diferença no negócio e outros acreditam que não passa de algo que serve apenas para separar marcas e empresas de lugares no mercado.

Entretanto, vivemos em um mundo onde as coisas são devidamente separadas de acordo com suas características para gerar mais organização durante o trabalho ou durante um processo de procura por ela.

Imaginemos que uma pessoa que deseja contratar uma agência de eventos faz uma procura na internet sobre isso. Se não contássemos com um nicho definido, seria quase impossível encontrar o resultado desejado.

Isso porque o nicho funciona como uma espécie de gerenciador de segmentos de mercado, assim como o serviço realizado por uma empresa de gerenciamento de obras de pequeno porte que acompanha todo o processo do início ao fim.

Sendo assim, hoje iremos entender mais sobre o conceito de nicho de mercado para o que ele serve, a importância de defini-lo, algumas dicas para que você consiga definir o seu e quais os que estão em alta no ano de 2022.

Entenda o que é nicho de mercado e a sua importância 

O termo nicho de mercado surgiu a partir de um móvel para casa também chamado de nicho. Ele se assemelha a uma espécie de prateleira no formato retangular, como se fosse uma caixa onde a pessoa instala onde preferir e use para decorar um ambiente.

Os nichos de decoração são muito usados para quem ama deixar um espaço bonito e bem organizado. A função dos nichos de decoração é justamente separar em suas caixas o que a pessoa deseja, colocando em cada quadrado o que quiser.

Quando falamos sobre nicho de mercado, o objetivo desse conceito não é tão diferente, ele também foca na separação de áreas do mercado, fazendo com uma empresa de construção de casas, por exemplo, tenha o seu espaço de atuação no mercado.

O conceito de nicho de mercado pode ser entendido como segmentação, que nada mais é do que o ato de separar e definir uma área específica para a empresa, visando seus melhores resultados dentro do mercado.

Isso porque, como mencionamos, o mercado é gigante, sendo assim uma empresa precisa ter o seu nicho definido para que ela saiba se posicionar de forma eficiente e conquistar os clientes que realmente se interessam por aquilo que ela oferece.

Definir o nicho de uma empresa é extremamente importante para os seus resultados, pois esse nicho permite que a marca saiba em qual lugar está e o que seu produto ou serviço oferece de diferente para os clientes.

Por exemplo, uma empresa de paisagismo de jardim pode se encaixar no nicho de decoração, fazendo com que os clientes que procurarem por algo relacionado a esse assunto conheçam o seu negócio.

Sendo assim, entendemos que a definição de nicho de mercado não gira em torno apenas de uma ideia que foca na separação das marcas, mas na melhor organização delas justamente para que ela obtenha melhores resultados, como:

  • Melhor segmentação de público;
  • Construção de autoridade;
  • Audiência fiel;
  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Referência no segmento;
  • Estratégias personalizadas.

Definir o seu nicho de mercado contribui diretamente para a produção de seus resultados, sendo essencial para toda e qualquer marca que entende a importância disso e trabalha para conhecer mais sobre o seu próprio negócio.

Dicas para definir o seu nicho de mercado

Definir o seu nicho de mercado é um grande passo, para isso é preciso muito cuidado e atenção para que você se atente a tudo o que contribui para essa decisão. E para te ajudar, selecionamos algumas dicas simples, mas que farão toda a diferença, confira:

Pesquise sobre o mercado

Para que uma empresa de instalação elétrica industrial se tornasse a melhor dentro de seu nicho, antes de qualquer coisa ela precisou entender bem sobre o mercado como um todo e também sobre o nicho que estava entrando.

Sendo assim, esse é o primeiro passo. Pesquise bem sobre como está o mercado como um todo e como anda o nicho que deseja entrar, pois isso irá te ajudar a entender quais os desafios e benefícios dele.

Com isso você conseguirá definir e entrar em um nicho que já conhece e entende como funciona, o que auxilia na tomada de decisões lá na frente e na construção de estratégias dentro deste segmento.

Identifique um problema

Toda marca disponível no mercado existe para resolver o problema de seus potenciais clientes. Sendo assim, é importante que você identifique qual o problema das pessoas que procuram algo naquele nicho e como a sua marca pode ser a solução dele.

Por exemplo, uma fábrica de placas de sinalização pode ser a solução para o problema de potenciais clientes, podendo também ser uma organização, como uma prefeitura, a melhor ordenar o trânsito de uma cidade.

É importante entender quais problemas existem dentro do nicho que deseja entrar e como o seu produto ou serviço pode ser adaptado a fim de resolver esse problema e entregar o melhor para esses clientes.

Analise a concorrência

Todo e qualquer nicho possui seus devidos concorrentes, que nem sempre serão os seus inimigos diretos. Muitos estão ali até mesmo para aprender com você e até mesmo fazer algo diferente que possa te trazer alguma inspiração.

Por isso, analisar a sua concorrência dentro do nicho é importante para que você saiba quais estratégias eles usam e como funcionam os processo de vendas e relacionamento com o cliente, justamente para que você já tenha uma maior ideia sobre o que fazer.

Seja um fabricante de sacolas personalizadas ou até mesmo uma marca de roupas, analisar a concorrência te trará uma nova visão sobre o nicho e te ajudará a traçar estratégias diferentes para obter resultados também diferentes.

Teste suas estratégias

Por fim, mas longe de ser menos importante, testar suas estratégias também é essencial para que você realmente entenda com a sua própria experiência mais sobre o nicho que está adentrando.

Esse passo é muito importante para que você já comece a construir uma relação com o nicho e com os seus potenciais clientes, colocando em prática tudo o que você planejou por tanto tempo.

Dicas simples como essas já fazem toda a diferença na definição de um nicho de mercado para o seu negócio, independentemente de quando ele foi criado ou do tipo de produto/serviço que ele oferece.

Nichos de mercado tendências em 2022

Na internet, assim como se encontra uma impressora para alugar em poucos segundos, é possível encontrar diversos tipos de nichos de mercado que estão se tornando tendências neste ano e prometem fazer ainda mais sucesso no futuro.

Por isso, selecionamos alguns dos diversos que estão sendo as apostas dos especialistas e que já estão entregando ótimos resultados para os empreendedores que neles resolvem apostar. Confira abaixo quais são:

Lazer

O nicho de lazer trabalha desde dicas de lugares para visitar até mesmo vlogs de viagens, tudo para que o público se sinta mais informado sobre espaços e lugares bacanas que pode visitar sozinho ou com alguém especial para ter um momento de descanso e alegria.

Bem-estar

O nicho de bem-estar foca na saúde física ou mental do público. Muitos psicólogos e personal trainers estão dentro dele para dar dicas de como o público pode cuidar mais da sua saúde e, em paralelo, oferecem seus serviços para cuidado da saúde, seja física ou mental.

Desenvolvimento pessoal

Já o nicho de desenvolvimento pessoal foca no apoio ao crescimento da pessoa dentro de sua vida pessoal, ajudando ela a se conhecer melhor e a saber como lidar em problemas que podem surgir dentro da família, nas relações amorosas ou até mesmo entre amigos.

Esses são apenas alguns dos diversos nichos de mercado que estão sendo oficializados como tendência pelos estilistas no assunto e que prometem gerar cada vez mais resultados para quem decidir apostar neles.

Considerações finais

Sendo assim, entendemos que a definição de nicho de mercado surgiu para ajudar as empresas a terem mais controle sobre seus produtos, serviços e potenciais clientes, ajudando na qualificação de seus processos e resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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