Planejamento de marketing para o seu e-commerce

Ao iniciar um negócio digital, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como começar a alavancar as vendas, afinal, há várias estratégias que foram desenvolvidas com o decorrer dos anos. Contudo, podemos considerar que a planejamento de marketing para o sucesso de um e-commerce está relacionada diretamente a sua estrategia.. 

Atualmente, podemos observar a grande ascensão da internet e que, comparado aos seus anos iniciais, passou a ser mais acessível para as pessoas. 

Nesse contexto, as empresas aproveitaram para utilizar o mundo digital como uma ferramenta para impulsionar as vendas. 

Hoje em dia, não é difícil encontrar pessoas que fazem a maioria das suas compras pela internet, e um dos grandes motivos para isso é que, geralmente, os preços são mais atrativos e não é necessário se locomover até a loja que trabalha com o produto. 

A diversidade de opções também é um fator que faz com que as pessoas esqueçam dos costumes de ir até uma loja e adquirir o produto. 

Em outros casos, é possível observar como as pessoas estão adquirindo cada vez mais o costume de contratar serviços pela internet, ou seja, um dono de negócio hoje pode ter uma impressão em grandes formatos feitos sob medida, para promover alguma ação promocional, por exemplo. 

Um e-commerce para os dias atuais, é praticamente obrigatório para as pessoas que querem criar um empreendimento. Como exemplo, podemos usar algumas marcas ou empresas que, após ter o seu negócio físico, se consolidaram no mercado de trabalho após criar a sua loja virtual. 

Em comparação às atividades que eram feitas no trabalho presencial, o virtual também demanda presença de, ao menos, um gestor responsável para administrar as vendas realizadas. 

Além disso, é preciso ter um bom atendimento, entender e se relacionar com o público e, principalmente, desenvolver estratégias para ter um alcance maior. 

Até então, você pode se perguntar qual a fórmula certa para ter um e-commerce de sucesso, e a resposta ironicamente pode ser resumida em apenas duas palavras: marketing digital. 

Ou seja, qualquer empresa pode aplicar o marketing, desde uma organização focada em manutenções em esteira para movimentação de cargas até mesmo um restaurante. 

Por sua vez, o marketing digital é um conjunto de estratégias que trará soluções de acordo com o ramo do negócio e, da maneira que for elaborada, conseguirá trazer diferentes resultados. 

É através dos resultados que o gestor saberá as ações certas a serem tomadas em meio ao planejamento, portanto, é preciso por um cone de sinalização caso um indicador da empresa esteja com números negativos. 

Como esperado, o marketing digital traz consigo muitos desafios que, na maioria das vezes, conseguem ser resolvidos por meio das estratégias. 

Logo, você conseguirá ter uma base das melhores táticas e canais para a sua loja virtual e assim, atingir o alcance necessário para conseguir novos clientes.

É preciso, obviamente, ter todo um planejamento para que o marketing digital possa funcionar no seu negócio. 

Caso contrário, uma empresa de uniformes personalizados para eventos, por exemplo, não saberá que há um grande público a ser alcançado com o marketing. 

Defina as metas da sua loja virtual

O primeiro passo a ser dado ao iniciar os planejamentos de marketing para o seu e-commerce é definir quais serão as principais metas a serem alcançadas. 

Para isso, é preciso estabelecer e documentar os objetivos para facilitar a organização das ideias. Isso irá facilitar também no momento de tomar as ações necessárias para alcançar os objetivos. 

Identificar o público-alvo

Ao estabelecer as principais metas a serem alcançadas com o seu negócio digital, é preciso realizar uma pesquisa sobre a personalidade do público que é atraído pelo produto que é vendido. 

Após traçar as principais características do público-alvo, ficará ainda mais fácil criar campanhas promocionais. 

Análise a concorrência

Saber como a concorrência trabalha é uma parte do processo, isso porque é necessário ser diferente para que o público passe a preferir os seus produtos. 

Por isso, estude as principais características dos concorrentes, e com base nelas, procure implementá-las em seu negócio, caso seja viável, ou busque aprimorar as atividades operacionais. 

Atente-se também à estrutura em que a concorrência trabalha, há inúmeras características que podem ser desenvolvidas ou inspiradas pelo concorrente. 

Copiar algo que é funcional de outra empresa é comum no mundo dos negócios, mas além disso, é preciso se comprometer com a estrutura do seu negócio. 

Atente-se aos pequenos detalhes, como a compra de uma esteira de movimentação de materiais , e as tecnologias necessárias para se diferenciar dos concorrentes. 

Desenvolva a composição do seu marketing

Quando o tema é marketing, é impossível não falar sobre um dos seus conceitos clássicos da área, que é os 4 Ps do marketing, que são compostos respectivamente por quatro elementos que precisam ser abordados na sua marca: 

  • Praça;
  • Produto; 
  • Preço;
  • Promoção. 

A praça refere-se aos canais de distribuição que serão usados para vender os seus produtos, no caso, você optou pela internet para criar a sua loja virtual. Nessa parte, é possível aproveitar para integrar o seu negócio à alguma plataforma dedicada a vendas. 

Em seguida, temos o foco centralizado no desenvolvimento do produto para que o mesmo tenha o máximo de qualidade, ou seja, se o seu produto for um controle de acesso de veículos por tag, ele deve ser desenvolvido para ser o melhor do mercado.  

Deve-se ser considerado a realização de um estudo de mercado para analisar a demanda pelas mercadorias no ramo em que o seu negócio atua. 

De acordo com os dados levantados pela pesquisa de mercado, alguns pontos serão percebidos e, consequentemente, o gestor responsável perceberá que algumas características da loja virtual podem ser melhoradas ou aprimoradas, para se diferenciar da concorrência. 

Contudo, é importante que o seu negócio também esteja em conformidade com o governo, ou seja, questões como declaração de bens ganho de capital não devem ser esquecidas. 

Além disso, não se esqueça de desenvolver alguns pontos fundamentais do seu e-commerce, que é a visão e a missão da sua empresa. 

Dependendo do porte da companhia, é importante repassar as características da organização para os funcionários e também promover confraternizações com canetas de brindes personalizadas e outros benefícios para aumentar o engajamento com os colaboradores. 

Já o preço, é uma fase crucial que está ligada diretamente ao volume de vendas do seu negócio. É preciso ter uma noção realista do preço que está sendo praticado, e além disso, estudar uma estratégia de precificação para conseguir clientes. 

O valor também inclui a margem de lucro que terá ao vender um determinado produto.  

Por fim, temos a promoção que envolve os principais benefícios propostos para o público-alvo, que farão com que eles escolham a sua mercadoria. 

Nesse momento, é preciso se atentar ao tipo de comunicação que será adotada para persuadir os clientes. 

Nesse planejamento que está sendo desenvolvido, vale a pena combinar algumas técnicas de vendas para melhorar os resultados, entre elas:

  • Cross-selling: oferecer produtos relacionados a demanda do cliente;
  • Up-selling: zerar os produtos que saem menos;
  • Scarcity: estimular uma compra rápida;
  • Stakeholders: focar no público próximo a sua marca.

Os stakeholders, por sua vez, merecem um destaque maior pelo fato de ser um público que já foi impactado com as campanhas do seu negócio, portanto, se atente em não deixá-los de lado, crie ações eventualmente para favorecê-los em determinados períodos. 

Defina o seu posicionamento

Após definir quais as características do público que consome os seus produtos, você pode começar a estruturar o seu posicionamento. 

Estude o seu papel no mercado geral, e considere o que você achar melhor para o seu negócio digital. 

Para te ajudar nesse processo, você pode fazer algumas perguntas para ter um direcionamento melhor, como:

  • Quem é o seu público?
  • O que o seu produto oferece?
  • Quais características fortes seu negócio tem?
  • O que é sua loja virtual?

Crie orçamentos e tenha um cronograma

Após definir os melhores canais de distribuição do seu produto, é indispensável estabelecer orçamentos e um cronograma estratégico para fazer as projeções dos recursos necessários para cada ação. 

Considerando esse planejamento, é preciso analisar as condições financeiras para saber qual será o passo ideal do seu negócio digital. É importante saber quais serão os custos para criar as campanhas, para evitar que a empresa entre em dívidas desnecessárias. 

Acompanhe os seus resultados

Manter um acompanhamento sobre os resultados que estão sendo construídos após aplicar os planejamentos de marketing no negócio é de suma importância, para que, se caso não houver o resultado esperado, um mapeamento seja feito para identificar os principais erros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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