Como funcionam as criptomoedas?

Conheça as principais características das criptomoedas e saiba como usá-las.

O mercado financeiro está passando por uma mudança profunda nos últimos anos. E um dos grandes símbolos dessa mudança são as criptomoedas. Com o avanço da tecnologia, agora é possível obter moedas 100% digitais, frutos de um sistema descentralizado para receber e fazer pagamentos.

Para quem ainda não está por dentro do mercado de criptoativos, é importante ter uma noção de quais são as melhores corretoras de criptomoedas. Esse tipo de investimento pode ser uma forma de diversificar a carteira de ativos e potencializar a rentabilidade a curto prazo.

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são moedas digitais que têm como principal característica serem controladas por um sistema descentralizado. Dessa forma, elas não são reguladas por governos ou órgãos internacionais, mas pelos próprios investidores.

Para isso, as criptomoedas se utilizam de um sistema chamado blockchain. Esse sistema consegue registrar todas as transações financeiras de forma pública. Qualquer transação com criptomoedas é registrada no blockchain e pode ser acessada por qualquer pessoa.

Confira abaixo as principais características das criptomoedas.

100% digitais

Não há uma versão física de criptomoedas: elas só existem no mundo digital. Dessa forma, as transações só podem ser feitas no ambiente digital.

Descentralização

As criptomoedas são descentralizadas, ou seja, quem controla e registra as transações das moedas digitais são os próprios usuários do sistema. Dessa forma, nenhuma criptomoeda está ligada ao governo de algum país ou algum órgão financeiro internacional.

Sem finalidade específica

Não há nenhuma restrição para o uso das criptomoedas. Dessa forma, ao comprar criptomoedas, o investidor pode fazer o que quiser. É possível vender, deixar rendendo ou trocar por outras moedas como dólar, euro ou real. Também é possível realizar pagamentos com criptomoedas em estabelecimentos que as aceitem. Há total liberdade para o uso.

Segurança

As transações de criptomoedas são protegidas pela criptografia do sistema blockchain. Dessa maneira, o nível de segurança para as transações com criptomoedas é altíssimo, já que todo registro é público e deve ser aprovado pelos usuários da plataforma.

Anonimato

Os usuários não precisam compartilhar nenhum tipo de dado pessoal para realizar transações com criptomoedas, o que garante seu anonimato.

Volatilidade

Os valores das criptomoedas oscilam diariamente no mercado financeiro. Isso faz com que a volatilidade desses ativos seja alta. Em um curto espaço de tempo, moedas que valem poucos centavos podem valer milhões. A desvalorização e valorização das criptomoedas é algo que depende de vários fatores externos, o que explica essa alta volatilidade.

Como funcionam as criptomoedas?

As criptomoedas são moedas digitais que podem ser compradas, trocadas e guardadas na internet. Para operar criptomoedas, o investidor precisa ter conta em exchanges, corretoras especializadas em criptomoedas. Para entender como são feitas as transações de criptomoedas, precisamos explicar o que é blockchain e mineração. Confira abaixo.

O que é blockchain?

O blockchain é um sistema que funciona como um bloco de informações. Podemos dizer que é como um livro de contabilidade digital, que armazena dados das transações de criptomoedas.

O que é mineração de criptomoedas?

No blockchain, todos os usuários precisam autenticar a transação para que ela seja concluída. Porém, as informações registradas no bloco são registradas por conta de um sistema complexo: a mineração.

A mineração é um sistema que funciona com a junção de computadores de vários usuários, chamados mineradores, que emprestam suas redes ao sistema e recebem pagamento em criptomoedas pelo serviço. As transações de criptomoedas são possíveis por meio da mineração das moedas feitas no sistema blockchain.

Dessa maneira, qualquer transação de criptomoedas deve ser negociada pela exchange ou por fundos de investimentos e ETFs e, sendo aprovada pelos mineradores, o processo é concluído. Com isso, o investidor pode comprar ou vender criptomoedas.

Locais que aceitam o pagamento com criptomoedas também o fazem por meio de corretoras de investimentos que intermediam as transações para aprovar a transação no blockchain.

Agora você já sabe como as criptomoedas funcionam. Esse é um mercado muito interessante para investimentos, ideal para quem pensa em unir rentabilidade e diversificação de ativos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM