NFTs: O que são e para que servem?

Entenda o “NFTs” chegando a custar mais de 90 milhões de dólares, os tokens fizeram sucesso em 2021 e continuam sendo noticiados.


O mercado financeiro está em constante evolução e, agora, os holofotes estão direcionados para a criptografia. Seja Bitcoin ou outros criptoativos, o setor se mostra aquecido e com possibilidade de grandes lucros.


Entre os diversos nomes que surgiram, um que acaba se destacando são os NFTs, que movimentam valores exorbitantes, mas que deixam muitas pessoas com dúvidas sobre o que se trata – você saberia identificar o que eles são?


São apenas imagens?


Por muitas vezes, os NFTs são confundidos apenas por arquivos de imagem e muitos questionam qual o sentido de comprar algo que pode ser copiado.


Mesmo que os tokens possam ser encaminhados através de uma imagem e as notícias acabem focando nisso, o arquivo JPEG é um comprovante da posse do arquivo, mas não propriamente o bem em si.

Um NFT poderia ser visto como um certificado digital – e quem o possuii tem direito a determinados benefícios.


Para facilitar o entendimento, podemos pensar no documento de um veículo: o dono possui um papel que comprova sua posse, mas o real sentido é mostrar que ele é possuidor do carro e não apenas do documento.


Podem ser copiados?


Você comprar algo que outra pessoa consegue de forma gratuita não parece tão vantajoso e isso é outra dúvida que acaba surgindo quando falamos de NFTs.


Os NFTs podem ser divididos em tokens fungíveis e não-fungíveis, mas em ambos os casos não podem ser facilmente copiáveis.


Tokens Fungíveis:


São arquivos em larga escala que podem ser facilmente comercializados e utilizados como moedas de troca. Um exemplo claro é o Bitcoin: ninguém consegue copiar uma criptomoeda, mas mais de uma pessoa pode possuir, já que não existe apenas um arquivo.


Tokens Não-Fungíveis:


São como as obras de artes digitais, que podem ser comparadas com grandes obras físicas. Nesse caso, apenas uma pessoa terá a original, que também conta com criptografia e não existiria outra igual. Podem haver arquivos semelhantes, mas nunca iguais, logo qualquer cópia seria considerada falsa.


Quais os benefícios de possuir um NFT?


No caso de arquivos fungíveis, podemos pensar no próprio valor de mercado do token. Utilizando novamente o Bitcoin de exemplo, quem possui esse bem conta com uma grande quantia monetária em mãos, que consegue vender a qualquer momento.


Quando falamos dos não-fungíveis, existem alguns caminhos que podem variar conforme a definição dada pelo próprio criador e o mercado vem dando um caminho interessante para esses arquivos, como o caso de uitas grandes empresas estão vendendo seus NFTs para os clientes.

Só que com a intenção de oferecer diversos benefícios, que seriam exclusivos apenas para quem possui esses tokens. Nesse caso, podemos considerar como um cartão de acesso a diversos benefícios.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE