Controle das vendas de 2022: Aprenda a se organizar!

Cada empresa tem suas peculiaridades e precisa ser vista no caso a caso, mas tem algo que absolutamente todas elas precisam apresentar, como o controle das vendas, pois sem isso o negócio inteiro fica comprometido.

Cada empresa tem suas peculiaridades e precisa ser vista no caso a caso, mas tem algo que absolutamente todas elas precisam apresentar, como o controle das vendas, pois sem isso o negócio inteiro fica comprometido.

De fato, o mais importante é que as vendas não parem de acontecer, pois quanto mais os consultores e o marketing trouxerem compradores, mais sólido e sustentável o negócio vai se tornar, ganhando a maturidade necessária para se manter e crescer.

Contudo, também é fundamental que haja uma organização dos resultados, na linha do monitoramento constante e da otimização. 

Como uma empresa que vende brindes personalizados, obviamente ela precisará de um controle enorme.

Afinal, os brindes costumam ser produtos de valor agregado mais acessível, o que por sua vez promove um volume muito grande de vendas em termos de quantidade, ou seja, sair empilhando vendas poderia se tornar algo bastante desastroso.

Observando ainda um outro detalhe no exemplo dado, que é o fato de que se trata de brindes personalizados. 

Sendo assim, cada cliente vai manifestar uma vontade e isso deverá customizar a produção, o que exige ainda mais controle e gestão de dados.

Na prática, trabalhar com customização é algo bastante positivo, pois se trata de uma estratégia totalmente alinhada com as expectativas das novas gerações. 

Mas, é preciso tomar muito cuidado, pois quando o cliente pede algo assim precisa ser atendido.

Entretanto, também é importante deixar claro que o controle de vendas não deve ser feito apenas nesses casos, pois mesmo que a empresa vendesse apenas brindes promocionais, com um nível zero de customização, o controle seria fundamental.

Do mesmo modo, também não se trata de limitar o recurso aos casos em que se fala de produtos com valor agregado menor, por conta das vendas serem numerosas. 

Mesmo empresas que lidam com produtos caros e vendas enxutas, também carecem disso.

Portanto, o controle de vendas é algo absolutamente essencial por sua própria natureza intrínseca, e não em função desta ou daquela acidentalidade. Por isso, decidimos falar aqui sobre o controle das vendas de 2022.

Sendo que o modo de como se organizar para isso exige alguns cuidados preliminares. 

Como o fato de que antes de dar dicas e conselhos práticos é preciso trazer conceitos, informações e toda uma base teórica sem a qual a prática ficaria bastante frouxa.

Por isso, daremos exemplos concretos, de empresas e segmentos reais. Inclusive, um aspecto bastante positivo deste assunto é o fato de que hoje ele pode ajudar em qualquer tipo de negócio, seja de serviços ou de quem faz balcão de venda.

Deste modo, se o interesse mais urgente e genuíno do leitor é compreender a fundo como organizar um controle de vendas para 2022, e como isso pode aumentar seus resultados e até sua lucratividade, então basta seguir até a última linha deste artigo.

O que é o controle de vendas?

Um ponto fundamental aqui é tratar do controle de vendas em seus múltiplos sentidos, que podem ir desde um controle amador feito em uma agenda, até o sentido de ferramenta automatizada e criação de documentos estratégicos.

Além disso, é igualmente importante deixar claro que o controle de vendas não se trata apenas de monitoramento ou coleta de dados, mas também de medidas que podem influenciar diretamente no fluxo de vendas, na receita e no lucro da empresa.

Com isso já fica claro que muita gente se deixa levar pelo sentido genérico do termo, e com isso acaba perdendo grandes oportunidades estratégicas. 

Por isso, explicamos lá no começo que é fundamental conceituar e teorizar um pouco o tema.

De fato, isso não ocorre apenas em relação às vendas da empresa, mas também em relação ao marketing, que aliás tem tudo a ver com o assunto e também precisa ser repensado se você quiser que o controle de vendas funcione de maneira ampla e eficiente.

Por exemplo, uma fábrica de confecção de roupas femininas não pode pensar em melhorar suas vendas se não trabalhar bem a imagem da marca com o seu público, que é feminino e geralmente mais exigente que o masculino, ao menos quando o assunto é roupa.

Até porque, em grande medida, o esforço do time de vendas tem como base de trabalho a captação de leads operada pelo marketing. 

No sentido de que cabe a ele atrair leads e contatos quentes para os vendedores poderem convertê-los.

Dito isto, podemos afirmar que um bom controle de vendas inclui os seguintes tópicos fundamentais:

  • Criação de um processo;
  • Definição do funil de vendas;
  • Previsibilidade de resultados;
  • Treinamento das equipes;
  • Gestão financeira alinhada;
  • Implementação tecnológica;
  • Uso de programas e softwares;
  • Melhoria da cultura corporativa;
  • Uso de Indicadores-Chave;
  • Automatização de processos.

Enfim, são diversas frentes que precisam ser levadas em conta ao mesmo tempo, e justamente por isso os sócios e os líderes responsáveis precisam desenvolver um documento que sirva como mapa e manual do que fazer.

Também é por isso que falamos aqui sobre o controle de vendas de 2022, isto é, como uma estratégia que já define as metas e objetivos do ano todo, com uma antecedência bem grande.

É justamente essa capacidade de pensar no médio e longo prazo que dá previsibilidade e domínio para a empresa, revolucionando seus resultados quando comparamos com um negócio amador que não tem esse mesmo controle estratégico.

Os benefícios e vantagens

Até aqui já ficou claro como é possível falar de inúmeros benefícios de implementar um controle de vendas legítimo e alinhado. Mas, é possível ir além e aprofundar essas vantagens, como faremos agora.

A começar pelo fato de que as equipes ficam muito mais alinhadas. Como a ponte que precisa ser criada entre o marketing e o comercial, para que o envio de leads não demore muito, o que poderia ocasionar a perda de clientes em potencial.

Até porque, se você tem uma empresa de arquitetura, pense bem, enquanto conversa e conta com você é bem provável que o lead esteja fazendo isso também com a concorrência.

Não há nada de errado nisso, pois é um direito dele procurar o melhor custo-benefício do mercado. 

Sendo assim, uma empresa desorganizada internamente tende a perder para o concorrente mais alinhado, portanto, todo cuidado é pouco.

Outra vantagem incrível é a do aumento de resultados que isso traz, gerando mais vendas e maior receita e lucros. 

Inclusive, esses clientes também terão uma taxa de fidelização maior, gerando um círculo virtuoso que só traz vantagens.

O poder do funil de vendas

Uma dica de ouro para que o controle de vendas de 2022 funcione e realmente ajude sua empresa a se organizar é implementar um funil de vendas eficiente.

Basicamente, se a empresa trabalha com reforma de lojas comerciais, é preciso entender que o cliente não salta do nível de quem desconhece sua marca para o de consumidor fiel.

Pelo contrário, quanto mais você entender os estágios que ele percorre, maior será sua margem de negociação e de aceleração do processo.

Assim, divida o funil em topo, meio e fundo, e depois divida esses estágios em outros níveis, criando estratégias para cada um deles. 

Por exemplo, no topo do funil está a captação de leads, que pode incluir um blog, redes sociais, landing page e tantas outras frentes.

Valorize a tecnologia existente

Outro passo fundamental para quem precisa de dicas práticas para se organizar é investir em automação de processos, utilizando toda tecnologia que o mercado oferece hoje.

O maior exemplo é o dos CRMs (Customer Relationship Management), que fazem a Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Com um software desses, uma empresa de fachada de loja feminina pode criar um banco de dados que detalha o histórico de cada lead, tornando as vendas mais fáceis para os times internos, e mais eficientes perante o comprador.

Afinal, em vez de tornar o atendimento mais mecânico, o que a tecnologia faz é acelerar e customizar a comunicação, tornando-se positiva para os dois lados.

Aplique KPIs e monitoramento

Por fim, um ponto imprescindível de qualquer controle de vendas é o monitoramento, que consiste em captar dados e depois saber trabalhá-los estrategicamente.

A própria automatização descrita acima ajuda nisso, pois o CRM de um negócio da área de camisarias masculinas já serve como base de coleta de dados.

Depois é preciso aplicar os famosos KPIs, que são os Key Performance Indicators, isto é, os Indicadores-Chave de Desempenho.

São eles que vão mostrar para onde olhar, como apurar os dados e como projetar isso em metas e objetivos futuros. Isso amarra todas as pontas do controle de vendas, indo da teoria à prática e garantindo uma eficiência bem maior.

Conclusão

Portanto, se em 2022 a sua empresa busca organização, otimização de resultados e assertividade comercial, ela precisa implementar um controle de vendas para se organizar.

Com as informações e dicas trazidas acima, vai ficar ainda mais fácil e mais seguro fazer isso de modo a conseguir atingir os melhores resultados.

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