Os desafios do empreendedorismo e como superá-los

Ter o seu próprio negócio e ser seu próprio chefe, é o sonho de muitas pessoas, mas por melhor que possa ser, antes de entrar de cabeça no mundo do empreendedorismo, é preciso entender uma coisa: existem muitos desafios. 

Abrir uma empresa, independente do segmento, seja ele sobre balança tendal ou uma pizzaria, possui inúmeras dificuldades, ainda mais quando falamos de um país como o Brasil, que geralmente, fornece um apoio pequeno a novas empresas. 

Mas calma, não precisa se desesperar, abrir um empreendimento é extremamente viável, mas antes, é preciso tomar cuidado com alguns pontos.

Então, para poder te ajudar, decidimos separar quais são alguns desafios do empreendedorismo e como você pode fazer para superá-los, então continue lendo nosso post para não perder nada. 

Gestão financeira ruim 

O primeiro aspecto que muitos empreendedores encontram como principal dificuldade, é relacionado a gestão financeira, muitas pessoas que abrem sua própria empresa, às vezes não estão preparadas para lidar com todas as cargas tributárias, gerenciamento de investimento, compra de estoque, divulgação do produto, ou qualquer coisa que esteja atrelada ao gerenciamento e alocação de recursos. 

Muitas empresas quebram antes do seu primeiro ano de vida, justamente pela falta de planejamento e de conhecimento dos novos gestores, que não se preparam e não possuem o menor conhecimento sobre como pode ser caro ter uma empresa, e qual o jeito correto de investir seu dinheiro. 

Para que isso não aconteça com você, é preciso estudar e fazer um planejamento prévio, pegue os dados das taxas tributárias e impostos, veja o quanto você vai pagar em cada setor de seu negócio, consulte empréstimos e condições bancárias,e  monte uma estratégia que seja acessível com aquilo que você pode pagar. 

Alta carga tributária e burocracia

Como já citamos acima, a alta carga tributária é um dos maiores problemas de qualquer empreendedor, no Brasil, você paga impostos sobre tudo, faturamento, lucro, despesas e por aí vai. Então é preciso estar muito bem preparado, e ter o conhecimento e fazer os cálculos antes de entrar de cabeça, quanto mais você conhecer, menor será o seu susto e mais tempo terá para se planejar. 

A burocracia é outro ponto que pode atrasar e desanimar muitos empreendedores, o Brasil é um dos países mais burocráticos para quem quer começar um negócio próprio, tanto em termos de prazos longos, quanto em documentação.

Então, se você deseja abrir o seu empreendimento de lençol de borracha, de uma forma mais simples e sem muitas preocupações burocráticas, é recomendado procurar um escritório contábil e profissionais que possam executar essa função enquanto você se preocupa com o mais importante: a parte econômica e o planejamento de atividades da sua empresa. 

Falta de conhecimento do mercado

Muitas pessoas querem empreender em alguns nichos apenas porque seu amigo disse que está fazendo sucesso, ou porque um parente distante ficou rico fazendo isso, mas isso é completamente equivocado, e chega até a ser uma pegadinha para os empreendedores. Você começar um negócio do zero, sem conhecimento, é a receita certa para que sua empresa quebre e você receba prejuízo. 

É fundamental ter conhecimento sobre o mercado e sua área de atuação, se um seguimento deu resultados para outras pessoas, provavelmente eles tinham conhecimento sobre a área. Então, para que você não chegue completamente perdido, é preciso estudar ( e muito). 

Primeiro você precisa saber como é ser um empreendedor, e investir em cursos de empreendimento, depois, você deve conhecer a sua área de atuação, mesmo que, nunca tenha tido contato com ela, estude sobre o mercado, público-alvo, tendências, concorrentes e etc. Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será a sua integração dentro do mercado. 

A inovação tem que ser constante

Por fim, dentro de qualquer negócio, ainda mais aqueles que estão começando agora dentro do mercado, é fundamental inovar. As pessoas estão ficando cada vez mais saturadas com a quantidade de repetições e padronizações que existem, se você seguir essa onda e apresentar um produto, como uma bucha de nylon, sem ter nenhum diferencial, dificilmente você irá conseguir destaque. 

Inovar é difícil, ainda mais com constância, mas é necessário se você quiser ter um empreendimento de sucesso, então fique atento as tendências de mercado, veja o que está dando certo no exterior, traga produtos ou serviços novos, gere valor para a sua empresa, quanto mais você buscar recursos para se destacar, maior será o seu reconhecimento perante ao seu público. 

Empreender não é para todo mundo, é um mercado extremamente difícil ainda mais no Brasil, porém, as recompensas para quem alcança o sucesso são enormes. Por este motivo, nunca desista do seu sonho e siga nossas dicas para entender as dificuldades e como superá-las de maneira mais fácil. 

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM