O que é um programa de mentoria e como procurar profissionais para serem seus mentores?

A cada ano, as mais diversas companhias e profissionais autônomos têm apostado em programas de mentoria como ferramenta de disseminação de conhecimento. Você já ouviu falar em “mentoring” antes?

Caso a resposta seja “não”, neste post iremos abordar o que é um programa de mentoria, seus benefícios e como encontrar um mentor para te apoiar. Confira!

Um resumo do que iremos abordar nesse post: 

  • Afinal, o que é um programa de mentoria? 
  • Etapas de um programa de mentoria
  • Benefícios de um programa de mentoria 
  • Coaching x Mentoring x Cursos: qual a mentoria? 
  • Como escolher o profissional que será seu mentor? 

Afinal, o que é um programa de mentoria?

Mentoring é um termo em inglês que significa “mentoria” ou “tutoria”. É utilizado como ferramenta de desenvolvimento na jornada profissional de uma pessoa, com acompanhamento de um profissional experiente chamado mentor ou conselheiro.

O mentor geralmente possui grande repertório profissional, o que possibilita que apoie o aprendizado e tomada de decisões de um profissional menos experiente. Desse modo, o mentor compartilha seus conhecimentos com o mentorado, possibilitando desenvolvimento na carreira e nos objetivos pessoais.

Entretanto, participar de um programa de mentoria não significa que o processo será formal e rígido. Basta que os dois elos do mentoring estejam próximos e aproveitem o vínculo criado para troca de experiências, aumentando assim as chances do mentado de conseguir um emprego de forma mais rápida.

Por exemplo, durante o período de conclusão de curso, um aluno pode ser mentorado por um professor em relação a potenciais áreas de estágio ou pesquisa. A mentoria pode até mesmo ser desenvolvida de forma digital, pelo contato entre as redes sociais como Linkedin e Facebook.

Esse tipo de programa vem ganhando força e engajamento nos setores de Recursos Humanos das empresas, sendo aplicados em cada vez mais segmentos de negócios. Benefício para todos os envolvidos, a prática gera resultados como maior capacitação do time com menos custos de treinamento, além do aumento de produtividade.

Segundo uma pesquisa feita pela empresa Deloitte em 2019, cerca de 83% das empresas que apostaram nesse modelo de programa conseguiram aumentar a retenção de seus colaboradores e a receita. Analisando esse dado, compreende-se porque as empresas vêm buscando cada vez mais esse tipo de programa como ação de desenvolvimento interno.

Etapas de um programa de mentoria

Para criação de um programa de mentoria eficiente, é sugerida uma série de etapas. Os passos são:

  1. Preparar a equipe suporte que prestará apoio às pessoas envolvidas no programa;
  2. Capacitação dos mentores para que repassem a experiência adquirida;
  3. Fornecimento de recursos necessários para que transmitam tais conhecimentos;
  4. Preparação dos mentorados;
  5. Avaliação geral do programa, com posterior análise de resultados.

Benefícios de um programa de mentoria

Vale ressaltar que dentro do processo de mentoring, todos os envolvidos se beneficiam através da troca de ideias e vivências. O mentorado tem a oportunidade de identificar novos caminhos de carreira e refletir sobre sua jornada profissional, enquanto o mentor conhece uma nova história e ponto de vista, de uma geração muitas vezes, muito diferente da sua. Além disso, os mentores são imediatamente valorizados em sua experiência, obtendo motivação e satisfação pessoal ao contribuírem com a evolução de outros profissionais.

Dentre os principais benefícios do programa para a organização e seus profissionais – e até mesmo para profissionais autônomos que buscam a mentoria de outras formas – temos:

  • Capacitação de profissionais para sucessão de cargos (não necessariamente de liderança);
  • Capacitação de profissionais para futuros cargos de liderança;
  • Redução de custos com treinamento;
  • Troca de experiências e ideias, que podem gerar insights para a companhia ou profissional.

Coaching x Mentoring x Cursos: qual a diferença?

Apesar de muitas pessoas confundirem, os conceitos de coaching e mentoring são bem diferentes.

Enquanto o coach busca desenvolver competências e habilidades específicas para alcançar determinado objetivo, a mentoria se baseia em aconselhamento e troca de informações. Assim, no coaching é esperado que a pessoa orientada já compreenda seus caminhos de carreira e traga as soluções para determinada inquietação.

Outra diferença entre ambos é que o coach normalmente não precisa ter formação no tema a ser trabalho no coaching, enquanto o mentor é um profissional reconhecido por sua experiência técnica e profissional.

Já quando estamos falando de cursos, também devemos levar em consideração diversos aspectos, que serão determinantes para o sucesso do aprendizado. Se alguém está em busca de crescer em uma empresa na internet, fazer um curso reconhecido, como o formula negocio online, pode ser uma boa opção. Já para quem está apenas querendo iniciar no mercado, independentemente da área que for, talvez uma mentoria faça mais sentido nesse caso.

Como escolher o profissional que será meu mentor?

Agora que já compreendeu a importância do programa de mentoria dentro e fora de uma organização, como você pode escolher seu próprio mentor?

Vale ressaltar que, apesar de o ideal ser o mentorado escolher seu mentor, muitos programas de mentoria definem as duplas de troca de acordo com informações e semelhanças entre os envolvidos. 

Para as situações pessoais ou corporativas onde é possível escolher a quem ocorrer em determinadas situações, existem algumas dicas para garantir a efetividade da troca.

A experiência e bagagem profissional da pessoa escolhida deve ser levada em consideração no momento de decisão. Será que essa pessoa realmente saberá apoiá-lo em suas inquietações e caminhos? É uma pessoa modelo para a empresa ou ambiente em que se encontra?

Normalmente o profissional ideal também é aquele que o mentorado confia e possui algum tipo de vínculo, seja um membro da mesma equipe, líder de algum projeto do qual participou ou até mesmo um professor com quem trabalhou durante a faculdade.

Por fim, é esperado também que a mentoria seja realizada de forma proativa entre mentor e mentorado, garantindo que ambos tenham tempo suficiente para realizar as trocas necessárias.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE